Autoestima Feminina pode ser definida como a avaliação que fazemos sobre nós mesmas, podendo ser positiva ou negativa em níveis distintos. O problema é quando se atinge o grau de baixa autoestima, que é caracterizada quando uma pessoa não gosta de si, não enxerga as suas capacidades e têm comportamentos autodestrutivos.

Isso acontece devido à grande pressão e verdadeiro bombardeamento com “padrões” que devem ser seguidos a todo o tempo, como o corpo perfeito, o emprego dos sonhos, o sucesso aos vinte e poucos anos…

Pensando nisso, elaboramos este post com muito carinho com dicas e várias informações importantes que vão te ajudar a elevar seu amor-próprio, viver mais feliz e em paz consigo mesma!

E não se esqueça, você é forte, capaz e nunca está sozinha.

CONFIE EM VOCÊ E PEÇA AJUDA SEMPRE QUE PRECISAR!

Autoestima feminina: dicas para elevar a sua

O que é baixa autoestima

Além de entender sobre a autoestima também é importante falar sobre a baixa autoestima e seus sintomas. As pessoas que sofrem com este sentimento tem medo de errar, não se sentem capazes de fazer e enfrentar novos desafios, perdendo oportunidades que poderiam ser uma grande chance de crescimento profissional e pessoal. A baixa autoestima também está relacionada com a falta de autoconhecimento. Quando não conhecemos o nosso próprio eu, deixamos de reconhecer e entender nossas próprias capacidades e  qualidades. Por isso o processo de autoconhecimento é tão importante para se livrar da baixa autoestima. Conheço a si mesma você vai encontrar a mulher incrível que está aí dentro de você, que só precisa de confiança para florescer.

Preparamos para você uma lista com os principais sintomas da baixa autoestima:

  • Timidez em excesso;
  • Perfeccionismo;
  • Sensação de incapacidade;
  • Crises de ciúme não só com namorados, mas também amizades e familiares;
  • Medo da rejeição;
  • Preferir ficar sozinha;
  • Dificuldade para lidar com críticas;
  • Comparação exacerbada com outras pessoas;
  • Não reconhecer suas conquistas;
  • Busca por elogios;
  • Procrastinação e preguiça;
  • Diálogos mentais negativos;
  • Desmarcar compromissos por insegurança;
  • Desistir de metas e objetivos antes mesmo de começar a tentar;
  • Medo do futuro;
  • Só enxergar qualidades e a “vida dos sonhos” das outras pessoas;
  • Não se acharem bonitas.

Se você identificou alguns ou todos desses sintomas em você, procure um médico especialista para te ajudar.  Esta percepção de que precisamos de ajuda é muito importante para termos um tratamento adequado e que vai nos ajudar a ter uma mente e corpo em equilíbrio.  Também fique sempre atenta a quem está a sua volta. Um pedido de ajuda pode ser muito difícil para quem convive com distúrbios psicológicos relacionados a depressão, transtorno bipolar e outros.

Hormônios

Nós mulheres passamos por várias fases (TPM, menstruação, gravidez…) que deixam nossos hormônios em polvorosa, interferindo em nosso humor, pensamos e relações. Logo, fica claro a relação que os hormônios têm em nossa autoestima. Por isso, é sempre importante ter um acompanhamento de um médico especializado para controlar seus níveis de hormônio e garantir que eles não estão passando por um processo de desequilíbrio, que é muito comum principalmente em nós mulheres. Afinal, nosso corpo está passando por constantes mudanças.

Preparamos uma lista com algumas dessas mudanças para você ficar sempre em alerta quando passar por elas:

  • TPM – A TPM é bastante famosa entre nós e já sabemos o quanto ela tem influência em nosso corpo. Quem nunca chorou do nada ou ficou irritada sem ter motivos e depois lembrou que a menstruação já estava para vir? Se não todo mundo a grande maioria. Mas de fato, o que é a TPM? Esta sigla significa tensão pré menstrual, ou seja, o período que antecede a menstruação. Dentre os sintomas, temos irritabilidade, fadiga e até mesmo inchaço podendo variar de mulher para mulher;
  • Gravidez – Quando engravidamos, a produção de alguns hormônios começa a ser feita em quantidade diferente, como é o caso do estrogênio e da progesterona. Estes hormônios ajudam o nosso corpo com as mudanças necessárias durante e após a gravidez . Por isso muitas mulheres tem depressão pós parte quando os bebês nascem, já que acontece uma grande queda hormonal;
  • Menopausa – No período da menopausa o corpo também passa por grandes mudanças, principalmente hormonais. Os sintomas podem ser bastante severos:

– Queda de cabelos;

– Diminuição da libido;

– Cansaço frequente;

– Dificuldade para dormir;

– Menstruação irregular.

Não deixe de se consultar regularmente com o seu médico, principalmente com o aparecimentos destes sintomas.

 

Autoestima feminina: dicas para elevar a sua

Conseguimos ser felizes a todo momento?

Principalmente quando estamos com a autoestima baixa, temos o pensamento incessante de comparação. Começamos a perceber a vida das outras pessoas e imaginar o quanto elas são felizes e não conseguimos imaginar toda essa felicidade em nossa vida. No entanto, todos nós temos dificuldades e nem sempre a deixamos transparecer. Tente evitar essas comparações e focar em quem você é, trabalhando no seu processo de autoconhecimento.

Infelizmente vivemos em uma sociedade competitiva com preconceitos, sempre criando estereótipos e rótulos  para quem se veste de tal forma, ou tem o carro do ano…Por isso, precisamos ao máximo ter a certeza de quem somos e do quanto podemos ser felizes e conquistar nossos sonhos independente de condição financeira, relacionamento, sexo ou personalidade.

Preparamos para você algumas dicas que vão te ajudar a diminuir a necessidade de se comparar com outras pessoas:

  • Redes Sociais – As redes sociais são um palco para grandes apresentações de vidas perfeitas, com pessoas que vivem sempre com a autoestima elevada. No entanto, a verdade não é sempre exposta por todo mundo. Não se apegue a esses perfis, as pessoas postam exatamente o que elas querem que você veja. Se você sentir necessidade, se afaste por um tempo das redes sociais;
  • Olhe para dentro de você – Comece a fazer uma auto análise e perceba o quanto você evoluiu, mesmo que sejam pequenas conquistas, elas são suas e merecem ser comemoradas. E se você encontrar alguma falha, não fique chateada, FAZ PARTE! Use esse erro para aprender e se motivar com as próximas etapas que virão. Imagina se a vida fosse só sucesso? Viveríamos sempre na zona de conforto, sem grandes empolgações;

Não para por aí!

Ainda temos uma dica muito importante para você por em prática.

Confira:

  • Faça dos grandes sucessos a sua inspiração – As vezes quando nos deparamos com o sucesso alheio sentimos aquela pontada inevitável de inveja. No entanto, podemos transformar este sentimento em inspiração. Faça uma pesquisa com pessoas que fizeram sucesso na mesma área que você deseja e comece a se inspirar analisando como elas chegaram até onde você deseja chegar. Não esqueça de notar que elas também passaram por dificuldades e se reergueram. Conta para a gente aqui nos comentários qual o seu maior sonho.
  • Autocuidado

    O autocuidado é um hábito muito importante para termos em nossa vida. Afinal, antes de amarmos e cuidarmos do próximo, precisamos fazer isso por nós mesmos. Separamos alguns tipos de autocuidado para você começar a por em prática:

      • Emocional – Cuide dos seus sentimentos e saiba que pensamentos bons e ruins sempre surgem em nossa mente. O importante é sentir e entender. Se sentir necessidade, ou perceber que não consegue ligar com este sentimento sozinha, procure a ajuda de um psicólogo;
      • Social – O convívio social é sempre importante para estabelecermos amizades que também são muito necessárias para trazer ainda mais felicidade para o nosso dia a dia. Dar amizade e oferecer conforto também é um ato de amor a você mesma, nos fazendo se sentir importantes para outras pessoas;
      • Espiritual – O autocuidado espiritual não tem a ver com frequentar a missa todo domingo ou seguir uma religião. Este tipo de autocuidado tem relação com o seu propósito e entendimento sobre quem você é, encontrando uma paz e principalmente conforto com o sentido da vida.

    Confira alguns exemplos:

  • Meditação: O hábito de meditar nos ajuda a reduzir pensamentos negativos, aliviar o estresse e                             inúmeros outros benefícios que ajudam a manter o equilíbrio entre corpo e mente;
  • Diário de Conquistas: Crie o hábito de anotar em um caderno todas as suas conquistas, pequenas                         ou grandes. Sempre que se sentir para baixo leia este diário e perceba o quão você é capaz de                                 conquistar todos os seus sonhos. Aproveite para soltar a imaginação e decorar o seu diário da                                  forma que preferir;
  • Descubra suas causas: Cada um de nós se identifica com alguma causa social, seja ajudar os                       animais, visitar asilos…Descubra a que faz sentido para você e trilhe seu objetivo. Cuidar de quem         amamos também é um ato de amor próprio.

Autoestima feminina: dicas para elevar a sua

Evite Fazer Comparações

O ato de nos comparar com outras pessoas pode ser considerado um comportamento autodestrutivo que afeta negativamente nossa autoconfiança. Nos âmbitos pessoais e profissionais é muito comum a competição e comparação entre as mulheres. Contudo, trata-se de uma falácia, pois todos os seres humanos são diferentes, com características, modo de pensar e agir distintos.

As redes sociais, quando não usadas adequadamente, se transformam em uma vitrine de comparações. Exemplos disso são: “Fulana está na praia em plena segunda e eu estou trabalhando”, isso pode gerar o sentimento de que “não sou tão bem-sucedida quanto fulana”. “Maria tem a vida e o relacionamento perfeito!”, no entanto, você não vê as dificuldades da vida real pelas fotos.

Esses e outros tipos de comparações somente trazem ciúmes, raiva, inveja e diminuição das suas conquistas. Então, a nossa outra dica é se policiar para não medir sua vida com a de ninguém. Respeite o seu próprio tempo.

 Esqueça o Perfeccionismo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Relatório Global de Autoconfiança Feminina Dove (Dove Global Beauty and Confidence Report), os dados sobre a autoestima das mulheres são alarmantes: 9 em cada 10 mulheres deixam de ir a compromissos, encontros e programas com os amigos por não se sentirem bem com a própria aparência, ou param de comer por não gostarem dos seus corpos, colocando assim, a saúde em risco.

Esses dados indicam que a busca pela perfeição é uma das principais causas da baixa autoestima. Por muitas vezes, o perfeccionismo é tido como uma qualidade de pessoas persistentes em entregar os melhores resultados possíveis. No entanto, é preciso combater essa percepção urgentemente.

A busca pela perfeição é um verdadeiro sabotador das características positivas que temos, já que é capaz de esconder os nossos talentos. Sendo assim, a nossa primeira dica é: abra mão de tentar ser perfeita em tudo! Errar é necessário para o nosso processo de aprendizagem e aprimoramento das nossas capacidades.

  Descubra a sua essênciaDescubra a sua essência

Outro fator importante que influencia é o conhecer a si mesma e descobrir a sua própria essência. Sendo assim, em vez de perder tempo se comparando, dedique um tempo para conhecer quem você é de verdade.

Pense e determine quais são os seus reais valores, seus sonhos de vida, seus desejos pessoais, dons, talentos e capacidades. Todos nós somos bons em algo, o exercício deve ser descobrir em quê.

Busque focar em suas características positivas e verá como essa atitude a fará sentir-se melhor consigo. Já em relação aos aspectos que não gosta, tente aprimorá-los na medida do possível, mas de modo algum os torne uma verdade absoluta.

Seja autoconfiante

“É preciso ter autoconfiança”. Essa parece ser só mais uma afirmação clichê de livros de autoajuda, né? Contudo, não há verdade mais categórica. Quando não confiamos em nós mesmas, criamos algumas barreiras emocionais que prejudicam o relacionamento com outras pessoas, a fluidez de um bom papo numa roda entre amigos e, até mesmo a criação de relações duradouras.

Ter autoconfiança é conhecer a si profundamente e, a partir disso, começar a lidar melhor com o seu eu. Aqui vão algumas dicas valiosas para começar a desenvolver a sua autoconfiança:

  • aprenda a dizer não;
  • cuide de si mesma;
  • entenda que não é possível agradar a todos;
  • não deixe que o medo te impeça de fazer algo;
  • não se diminua para agradar alguém;

É importante ressaltar que a autoestima e a autoconfiança são valores que atribuímos ao nosso eu, mas que não tem ligação com o nosso estado físico e monetário. Afinal, se fossem essas as razões para uma baixa nesses sentimentos, as celebridades com “corpos perfeitos” e empresárias bem-sucedidas financeiramente não teriam problemas.

 Não seja imediatista

Autoestima feminina: dicas para elevar a sua

Não queira mudar a sua vida de um dia para o outro. Alterações no comportamento ou qualquer outro tipo de mudança requer um tempo de transformação e adaptação.

Decidiu entrar na academia para melhorar a sua forma física? Ótimo! Mas não espere resultados consideráveis em somente uma semana de treinos. Quer trabalhar a sua autoconfiança? Maravilha! No entanto, esteja ciente de que não é do dia para a noite que será a pessoa mais segura do mundo.

O imediatismo é um caminho certeiro para a frustração. Quando você não percebe resultados em pouco tempo, ou até mesmo de um dia para o outro, é comum sentir que não é capaz ou desenvolver preguiça só de pensar no esforço que fará e no período de adaptação. Então, a nossa dica aqui é: dê tempo ao tempo, se policie constantemente para criar hábitos e jamais espere grandes mudanças num curto período.

Não há uma fórmula pronta e rápida para garantir a autoestima. Portanto, aplique essas dicas diariamente, administrando seus pensamentos e atitudes e verá como você se tornará uma mulher mais segura de si.

.

Gostou do post?

E não se esqueça de acessar nossa loja virtual Click Sophia, que está cheia de novidades te esperando por lá… Principalmente em nossa categoria de Lançamentos!

Certamente tem de tudo para te fazer se apaixonar…

Se ficou alguma dúvida, basta entrar em contato por um de nossos canais de atendimento:

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (22)  99268-9505
Telefone: (22) 2542-9413 ou (22) 2542-4651

E para saber nossas últimas novidades em primeira mão, fique de olho em nossas redes sociais:

Por fim, se não quer ficar por fora do que acontece na Click Sophia, siga nossas redes sociais: @click_sophia no Twitter, @lojaclicksophia no TikTok e @clicksophia no Instagram.

.

.

.

Tudo em apenas um CLICK!

Até mais!!!

4 Comentários

  1. Pingback: Presente de dia das mães: 5 dicas infalíveis para não errar

  2. Pingback: Guia prático de moda fitness: aprenda a montar looks incríveis!

Escreva um comentário

Share This