Como Abrir uma Microempresa?

Está trabalhando como revendedora há algum tempo? Então, o próximo passo é buscar a formalização do seu negócio. Neste artigo, descubra como abrir uma microempresa e entenda as principais diferenças entre Microempreendedor Individual e Empreendedor ou Empresário Individual. Além disso, conheça quais são os principais benefícios de fazer parte do time de empresárias. Boa leitura!

Qual é a diferença entre MEI e EI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. Como o próprio nome diz, é uma pessoa que trabalha por conta própria, uma espécie de empresa individual. É a categoria mais indicada para quem está começando a empreender. No entanto, existem alguns pré-requisitos para poder se enquadrar como MEI. Por exemplo, o faturamento anual não deve ultrapassar R$ 81 mil, não é possível ser sócio de qualquer outra empresa e é permitido ter até um funcionário.

Quando o negócio começar a prosperar e o faturamento extrapolar o teto do MEI, é hora é migrar para o EI, ou seja, Empresário ou Empreendedor Individual. Nessa categoria, o faturamento pode chegar a R$ 360 mil ao ano e seu negócio já será considerado uma microempresa. Você deve estar se perguntando: mas o que eu ganho com a formalização? É exatamente sobre isso que vamos discutir agora!

Por que abrir uma microempresa?

Normalmente, após um certo tempo na informalidade, o trabalhador começa a sentir a necessidade de buscar a formalização. É um processo fundamental para que o seu negócio possa prosperar e crescer.

A obtenção de um CNPJ ou então a abertura de uma pequena empresa são os primeiros passos para dar vida ao seu negócio. Quer um exemplo simples? Com um CPF, ou seja, enquanto pessoa física, não é possível ter acesso a diversas vantagens na hora de comprar produtos, como descontos, formas e prazos de pagamento.

Conheça a seguir os principais benefícios da pessoa jurídica.

Emissão de nota fiscal

Imagine perder uma boa venda por não poder emitir o documento! Seria trágico, não é mesmo? Quem tem um CNJP pode vender para outras empresas — inclusive para instituições públicas. Ou seja, é a possibilidade de expandir o seu negócio e vender mais.

Compras no atacado

Em quais estabelecimentos você costuma comprar os produtos para revenda? Quem tem uma pequena empresa tem a grande vantagem de poder comprar direto da fábrica, ou seja, no atacado. Isso significa que os preços serão mais baixos, tornando o seu negócio competitivo e o posicionando à frente da concorrência.

Além dos preços mais acessíveis, também é possível fazer compras parceladas e até mesmo com prazos mais estendidos. Sem falar da possibilidade de importar produtos de fora do país. Que tal?

Aquisição de empréstimos e créditos

Tanto o micro quanto o empreendedor individual têm a facilidade de adquirir crédito com taxas diferenciadas em instituições bancárias. Isso garante uma segurança maior em um momento de crise ou quando for a hora de investir no crescimento do negócio.

Cobertura previdenciária

Ao se formalizar, você passa a ter direito a se aposentar por idade ou invalidez, assim como a outros benefícios, como auxílio-doença e maternidade. Já a sua família terá direito a pensão em caso de morte e auxílio-reclusão.

Taxas e tributos diferenciados

Além de ficar isento dos impostos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), o pequeno empreendedor ainda pagará menos por tributos estaduais e municipais. Ou seja, o valor mensal de taxas certamente não comprometerá o seu faturamento.

Menos burocracia

Praticamente não há burocracia ou custos para fazer a formalização do negócio. Todo o processo pode ser feito por meio da internet e ainda há a possibilidade de receber um alvará provisório para iniciar imediatamente.

Contratação de um funcionário

Além de todos os benefícios citados acima, o microempreendedor individual ainda tem a vantagem de poder contratar até um empregado. O funcionário, é claro, deve ter a carteira assinada e receber, pelo menos, o piso da categoria.

Como abrir uma microempresa?

Agora que você já entendeu todos os benefícios de ser um microempreendedor, é hora de dar início ao cadastro. O passo a passo de como abrir uma microempresa é fácil e rápido. Todo o processo pode ser feito por meio do Portal do Empreendedor, de forma gratuita. Acompanhe!

  • Acesse o Portal e clique em “Formalize-se”;
  • em seguida, informe seu CPF, sua data de nascimento e o número do recibo da sua última declaração de imposto de renda;
  • na etapa seguinte, você completará um formulário com seus dados pessoais. É também nesse momento que será criado o nome fantasia da sua empresa;
  • em seguida, é hora de ler sobre o Simples Nacional, a modalidade em que se enquadrará o seu negócio. Não se esqueça de marcar as opções;
  • antes de finalizar, será necessário informar um código que você receberá pelo celular.

Depois de formalizado, não deixe de imprimir os novos documentos:

  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual: ele apresenta o seu CNPJ, o registro na Junta Comercial e o alvará provisório de funcionamento. É a comprovação de que você é um MEI.
  • Carnê de pagamento mensal (DAS): é o boleto para pagamento mensal do MEI. É possível optar pelo débito automático ou pelo pagamento online.
  • Relatório Mensal de Receitas Brutas: é importante para auxiliá-la no momento de fazer a Declaração Anual Simplificada (DASN).

E tem mais…

Para emissão da Nota Fiscal, será necessário procurar a Secretaria da Fazenda ou do Município (dependendo da sua atividade) e solicitar a Autorização de Impressão de Nota Fiscal — a AIDF. Depois é só fazer a confecção dos talões em uma gráfica. Vale lembrar que o MEI não tem a obrigação de emitir nota fiscal quando o cliente final for pessoa física e nem nota fiscal eletrônica.

Caso você encontre qualquer dificuldade durante o processo, no próprio Portal do Empreendedor há uma relação de empresas que podem auxiliá-la na formalização de forma gratuita. Um exemplo é o Sebrae!

Agora que você já sabe como abrir uma microempresa, coloque todo esse conhecimento em prática. Com a formalização, o seu negócio poderá crescer ainda mais! Se você ainda tem alguma dúvida ou alguma outra dica bacana que pode contribuir com este artigo, deixe seu comentário! Ajude outras mulheres a fazerem parte do time de novas microempreendedoras!

.

Gostou do post?

E não se esqueça de acessar nossa loja virtual Click Sophia, que está cheia de novidades te esperando por lá… Principalmente em nossa categoria de Lançamentos!

Certamente tem de tudo para te fazer se apaixonar…

Se ficou alguma dúvida, basta entrar em contato por um de nossos canais de atendimento:

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (22)  99268-9505
Telefone: (22) 2542-9413 ou (22) 2542-4651

E para saber nossas últimas novidades em primeira mão, fique de olho em nossas redes sociais:

Por fim, se não quer ficar por fora do que acontece na Click Sophia, siga nossas redes sociais: @click_sophia no Twitter, @lojaclicksophia no TikTok e @clicksophia no Instagram.

.

.

.

Tudo em apenas um CLICK!

Até mais!!!

Escreva um comentário

Share This