Como ser mais confiante

A falta de confiança afeta mulheres nos mais diversos âmbitos: nos relacionamentos, na sexualidade, entre amizades e até mesmo no mundo do trabalho. Diante de padrões estéticos tão fortes, a autoestima e a confiança vinculam-se fortemente à imagem. E fazem com que mulheres das mais diferentes idades passem por distúrbios alimentares e transtornos psicológicos. Quer aprender como ser mais confiante? Confira as nossas dicas e melhore a sua relação com você mesma!

É possível desenvolver confiança?

Sim! Como a vlogueira Jout Jout afirma, o amor próprio e a autoestima são valores construídos no dia a dia, constantemente.

É comum pensar que somente as pessoas que correspondem a um padrão estético têm confiança suficiente para fazer o que desejam. Contudo, até mesmo as pessoas tidas como “beldades” enfrentam conflitos consigo mesmas.

A relação entre as pessoas e as ideias que elas fazem de si mesmas é muito subjetiva. Mesmo que uma pessoa seja bem-sucedida no mercado de trabalho e corresponda a ideais de beleza, pode se sentir mal por causa de falhas que, para outras pessoas, seriam insignificantes. Por isso, é muito importante que você tenha um olhar mais gentil sobre essa questão. Respeitando as dificuldades de cada uma.

Uma relação mais amigável com você mesma passa por relações mais gentis com as pessoas que a cercam. E é claro, por muito autoconhecimento. Entenda!

Fique tranquila que nos próximos tópicos vamos te ajudar com dicas que vão fazer toda diferença no seu processo de autoconfiança.

Como ser mais confiante no dia a dia

Conviva com pessoas que façam bem para você

Quando estamos acompanhados de pessoas que somente pensam na aparência e estão sempre elaborando comentários maldosos. Sobre outras pessoas, automaticamente passamos a nos ater a esses aspectos. É comum vermos casos de distúrbios alimentares e transtornos emocionais em ambientes onde a imagem torna-se um produto por si só.

Lembre-se que estar bem com a sua aparência é importante. Mas isso não é o único fator responsável pela qualidade de vida ou por tornar uma pessoa interessante. Afinal, de que adianta uma pessoa ser bonita se ela não é bondosa e inteligente? Vai dizer que nunca ouviu o caso de uma amiga que conheceu um cara lindíssimo no Tinder e teve um encontro decepcionante?

Rodeie-se de pessoas que você admira e que você gostaria de ser. Suas perspectivas ficam melhores e suas trocas muito mais ricas e assim aprendendo como ser mais confiante!

E é claro, não compre uma roupa, lingerie, ou qualquer outro acessório pensando no que as pessoas vão pensar. Monte um look com o seu estilo, por mais cafona que as pessoas o julgue.

Seja mais confiante!

Muitas vezes nos comparamos com outras pessoas e até mesmo nos diminuímos por não termos conquistado o carro do ano, o emprego com o salário mais alto do mercado, a família dos sonhos e  outros pensamentos que acabam afetando a nossa saúde mental. No entanto, nem tudo o  que achamos perfeito para nossa vida significa a felicidade para o próximo. E até para nós mesmos. Quem aí já ouviu aquela famosa frase: A grama do vizinho é sempre verde que a nossa!

Essa afirmativa faz muito sentido quando a trouxemos para a realidade. E não se engane muitas pessoas aparentam ser e até mesmo ter o que não são e tem. Foque em você, nas suas metas e objetivos, esqueça outros. Sabemos que esta não é uma tarefa muito fácil, mas separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a sua autoestima lá em cima mesmo  em períodos de crise. Enfim, confira os próximos tópicos!

Dicas para alavancar a sua autoestima

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e se esforçar para colocar essas dicas em prática dando aquele up na sua autoestima. Vem com a gente:

Se elogie –  Muitas vezes não nos elogiamos pelas conquistas do dia a dia. E sim, este é um passo muito importante para começarmos esse processo de ” auto amor”. Pode ser uma conquista básica do dia a dia, como acordar mais cedo para caminhar, mas ela precisou da sua dedicação e força de vontade. Por isso, você merece um elogio. Uma dica para manter esses elogios “vivos” em seu cérebro, é anotar cada um em postites e colar em um lugar que  esteja sempre ao alcance dos seus olhos;

Tenha um objetivo – Os objetivos são fundamentais para manterem nossos sonhos vivos, assim como a vontade de lutar pelo o que queremos. Trace metas e se mantenha motivada para alcançar tudo o que você sempre sonhou. Afinal, você é inteligente, capaz e tem tudo o que é necessário para chegar ao sucesso. Jamais pense em desistir;

 

Como ser mais confiante no dia a dia

Continue com nossas dicas para quebrar mais paradigmas

Insegurança – Não permita que a insegurança tome conta de você e te paralise com medo do que pode vir pela frente. Os obstáculos são normais e fundamentais para aprendermos. Afinal, o que é a vida se não um constante aprendizado? Por isso, se você errar, sinta-se privilegiada por poder aprender mais;

Seja você – Cada um de nós temos uma essência, uma identidade.  Diante das imposições e padrões da sociedade, muitas vezes deixamos o nosso eu apagadinho para se enquadrar em padrões e grupos que só vão nos descaracterizando, fazendo a vida perder o sentido. Por isso, se vista todos os dias de você mesma e encare o mundo vestida de você mesma com muito orgulho;

Não generalize suas experiências – Cada um de nós temos uma história e cometemos erros que são muito importantes para aprendermos. Por isso, não tenha medo de tentar de novo e errar, faz parte e está tudo bem. Assim como é importante não generalizar nossas experiências, é fundamental não ter medo de errar por conta de tentativas que não deram certo de outras pessoas. Se espelhe em sucessos e aprenda com os erros.

Viva o agora

A ansiedade e o medo do que está por vir é um dos sentimentos mais comuns de quem tem a autoestima baixa.  Principalmente durante a  pandemia doenças relacionadas a saúde mental vem sofrendo um grande aumento. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os casos de depressão aumentaram 90% , assim como o relato de pessoas com sintomas relacionados a ansiedade dobrou.  Sabemos que este é um momento complicado, mas precisamos viver um dia de cada vez. Pense no agora e o viva intensamente a cada minuto.

Valorize as múltiplas funções de seu corpo

Um corpo é muito mais do que algo a ser apreciado. Ele é um recurso e tanto para que você enfrente as tarefas da sua rotina. Receba e dê amor, se mova pelos seus sonhos e atravesse fases difíceis.

Lembre-se do quanto o seu corpo já a ajudou a chegar até onde você está e do que ele ainda é capaz. Por isso, é muito importante cuidar dele com carinho. Alimentando-o bem, descansando adequadamente e fazendo com que ele se mova por aí. Preparamos para você uma lista de alguns alimentos que ajudam a combater a ansiedade e vão deixar seu dia a dia ainda mais prazeroso e tranquilo:

  • Ovos;
  • Chá de camomila;
  • Castanha do Pará;
  • Chá verde;
  • Frutas cítricas (laranja, morango, tangerina e outras)

Esses são apenas alguns dos elementos que nos ajudam a controlar a ansiedade. O mais indicado é procurar um nutricionista para te auxiliar a montar a dieta perfeita. Afinal, o seu corpo merece um cuidado especial, para te ajudar a enfrentar o cotidiano com ainda mais vigor.

 

Como ser mais confiante no dia a dia

Encontre uma atividade física que lhe faça bem

Você não precisa ser a musa do crossfit para saber como ser mais confiante com o seu corpo.

Exercícios físicos não valem somente para perder calorias e tonificar músculos: eles mantêm a sua saúde em dia e ajudam na liberação de endorfinas. A disposição física e mental melhora, bem como a resistência de seu sistema imunológico e a concentração. Dores crônicas são reduzidas e seu intestino passa a ter um funcionamento melhor. Em casos de ansiedade e depressão, eles também amparam na diminuição do estresse e da tensão corporal.

Para cuidar deste corpo que move você em direção aos seus sonhos, explore diferentes modalidades até encontrar uma que você goste. Isso faz toda a diferença na sua motivação e nos resultados obtidos. Uma bela roupa de academia também ajuda!

Seja mais gentil

Jout Jout afirma que “ficamos com medo das pessoas nos olharem porque temos medo que elas nos olhem da maneira como olhamos para elas”. Ter uma perspectiva mais gentil com relação às pessoas, portanto, é uma ferramenta e tanto para se olhar com mais respeito e, de quebra, fazer ainda mais amizades!

Essa gentileza não se restringe às outras pessoas. Você precisa entender que a autoestima é um valor oscilante. Há dias em que você não estará tão bem assim. Por isso é importante que você encontre formas de não se afundar em pensamentos nocivos nesses momentos. Nessas situações, vale sair e desabafar com as amigas. Assim como reparar uma maratona de filmes e séries ou caminhar um pouco sob o sol!

Posts que você não pode deixar de conferir

Veja pessoas parecidas com você

Para o bem ou para o mal, vivemos na era das redes sociais. Infelizmente, o Instagram já foi apontado como uma rede social danosa para a saúde mental. Por isso, é importante, cada vez mais, pensar nessas plataformas como ferramentas para melhorar a sua relação com a comunidade que a rodeia. O que passa também pelo bem-estar em relação a você mesma.

Por causa da falta de representatividade, muitas mulheres não se vêem em revistas, filmes e TV. Assim, fica difícil criar uma relação saudável com o que você entende sobre a sua imagem! A empresária Ana Paula Xongani afirma que se cercar de imagens de pessoas parecidas com você ajuda a construir um laço afetivo com o que você é. E felizmente, os recursos para isso estão mais acessíveis.

Tanto no “Insta” quanto no Pinterest, por exemplo, é possível criar murais inspiradores. Um bom recurso para você ver mais pessoas parecidas com você e observar a beleza delas. Você também não tem qualquer obrigação em seguir pessoas que postam conteúdos potencialmente danosos para você. Construa um feed gostoso de ver e ler, capaz de informar e deixar seu dia mais interessante!

Invista em autoconhecimento

Como ser mais confiante e como vai gostar e ter uma relação saudável com uma pessoa que não conhece? A baixa autoestima muitas vezes é relacionada à falta de intimidade entre as pessoas e elas mesmas. Portanto, invista em terapias. Assim como em práticas e atividades que a ajudem a desenvolver conhecimentos sobre você mesma. Você vai ver que essas práticas podem ajudá-la até mesmo na hora H, para dizer o que gosta e o que não gosta. Bem como para ouvir outras pessoas e ajudá-las quando for preciso.

Teste coisas novas

Parte do autoconhecimento passa por testar coisas novas. Algumas cores, por exemplo, são capazes de valorizar a cor de sua pele e de seus cabelos.

Infelizmente, é comum ver mulheres se sentindo mal com seus corpos porque ainda não encontraram modelos de roupas que a fazem se sentir bem. Cada corpo tem necessidades próprias. O bojo que provoca dores em seus seios pode ser substituído por outro modelo de sutiã. Sinta-se livre para experimentar novas tendências, cores, sapatos e lingeries!

Quanto mais você investe em autoconhecimento, mais percebe que não faz sentido se comparar a outras pessoas. Tornar-se mais confiante depende de uma predisposição para valorizar os próprios acertos e enfrentar suas próprias dificuldades.

Agora que você já sabe como ser mais confiante, que tal compartilhar este post nas redes sociais, marcar as suas amigas e combinar aquela reunião on-line para ouvir umas às outras?

Trocar experiências e desabafar com pessoas que confiamos é muito importante para nos ajudar nesse processo de como ser mais confiante no dia a dia. Enfim, não deixe de contar para a gente aqui nos comentários como está o seu processo de autoconfiança. Afinal, preparamos este post com muito carinho para te ajudar  a vencer cada etapa da sua vida!

Escreva um comentário

Share This