Marketing Pessoal

Você pretende trabalhar por conta própria, mas ainda não sabe o que é marketing pessoal? Pois saiba que esse é um pré-requisito básico para alcançar o sucesso na carreira de vendedora autônoma.

À primeira vista, pode até parecer um termo complicado, mas você vai ver que na prática é bem simples. Para ajudá-la a se tornar uma profissional de destaque, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos começar?

Afinal, o que é marketing pessoal?

Marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de estratégias usado para promover ou “vender” a sua imagem.

Por exemplo, para que seus clientes se sintam seguros e acreditem na sua palavra, você precisa passar uma imagem confiável, certo? Pois, então, marketing pessoal é a estratégia que você usará para transmitir credibilidade e segurança a ele. Isso pode ser feito simplesmente pelo tom de voz ou pelo conhecimento aprofundado sobre o produto que está vendendo.

O marketing pessoal é extremamente poderoso. Ele é o responsável pela forma como as pessoas olham para você. Por meio dele, é possível aumentar as vendas ou até mesmo, acredite, levar o seu negócio à falência. Portanto, para ser uma expert na “arte de se vender”, é indispensável saber quais são as principais estratégias para construir uma boa imagem profissional.

Como aplicar o marketing pessoal na prática?

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal, está na hora de colocá-lo em prática. A seguir, listamos diversas estratégias que a ajudarão a melhorar sua imagem diante dos seus clientes e, consequentemente, vender mais. Confira!

Invista na sua aparência

Sua imagem é seu cartão de visitas. Preste atenção às suas roupas. É importante estar sempre bem-vestida. Mas isso não quer dizer que você precise usar camisa e calça social. Escolha um meio termo. Porém, as peças devem estar sempre limpas e bem passadas.

Evite modelos muito curtos, apertados ou chamativos. Lembre-se de que você vai entrar na casa das pessoas, portanto, é indispensável mostrar respeito.

Se quiser passar ainda mais credibilidade, aposte em um visual mais sério, com cores mais sóbrias como o preto. Já as cores mais vivas e estampas dão um ar de descontração. Unhas bonitas, cabelos alinhados e uma maquiagem leve também devem fazer parte da sua rotina.

Estude sobre o produto

Depois de cuidar do visual, é hora de estudar sobre o seu produto. Uma boa revendedora de lingeries, por exemplo, deve estar sempre bem atualizada sobre os tipos de tecidos, modelos e tendências da moda. Reserve um tempo do seu dia exclusivamente para se atualizar, ler e pesquisar. Esteja pronta para responder às dúvidas que possam surgir.

Se quiser ir além, seja mais do que uma vendedora. Torne-se uma referência no assunto, seja uma consultora de estilo para suas clientes. Mostre a elas que você realmente entende do assunto. Quer uma dica? Que tal começar estudando sobre os modelos ideais para cada tipo de corpo?

Esteja onde seus clientes estão

Suas clientes estão sempre nas redes sociais? Então, você também precisa estar. Crie um perfil profissional, divulgue seus produtos e faça promoções. Mantenha-o sempre atualizado, use esse canal de comunicação para se aproximar das pessoas e atrair mais clientes.

Além disso, aproveite para conhecer as características do seu público-alvo. Descubra o estilo e as preferências de cada um.

Invista na sua marca

Crie um logotipo e faça etiquetas personalizadas com a sua marca para os produtos. Pense em embalagens criativas e bonitas para presente. Tenha sempre cartões de visitas à mão e não deixe de entregá-los ao final de cada bate-papo.

Outra boa sugestão é aproveitar as datas comemorativas para criar kits promocionais. Periodicamente, também pode ser interessante organizar sorteios. Faça com que sua marca seja lembrada pelas pessoas.

Tenha bom senso

Ninguém gosta de um vendedor chato. Falar demais, ligar muitas vezes e em horários inadequados e ser insistente pode facilmente espantar as suas clientes. Para que ninguém comece a evitá-la, é importante ter bom senso.

Algumas pessoas dão mais intimidade do que as outras e adoram contar sobre suas vidas pessoais, mas isso não quer dizer que você deva tratar todas da mesma forma. Por isso, esteja sempre atenta ao perfil de cada cliente. Essa é uma excelente dica para não cometer excessos.

Construa uma postura profissional

Como você se comportaria se representasse uma grande empresa? Pois é, exatamente assim, esse comportamento profissional é que você deve apresentar para suas clientes. Quando disser que irá entrar em contato, faça. Cumpra com a sua palavra e não seja invasiva. É importante que suas clientes possam confiar na sua palavra e no seu produto.

Mantenha a pontualidade

Quando marcar um horário para visitar uma cliente, chegue com pontualidade. Se acontecer um imprevisto, não deixe de ligar avisando e pergunte se ela poderá recebê-la mais tarde ou em outro momento. Lembre-se, é melhor você esperar do que fazer a cliente ficar esperando.

Seja alto-astral

Passar uma imagem de profissional séria e comprometida não quer dizer que você deva estar de cara fechada. Pelo contrário, alegria atrai as pessoas. Afinal, quem não gosta de estar perto de alguém alto astral? Energia positiva é contagiante. Por mais difícil que esteja sendo o seu dia, coloque um sorriso no rosto e atenda às suas clientes com boa vontade e simpatia.

Ouça as suas clientes

Saber ouvir é um artifício inteligente para a carreira de vendedora. Esteja sempre atenta aos detalhes. Suas clientes podem dar informações valiosas durante uma conversa informal. Cores preferidas, hábitos ou partes do corpo que incomodam são pistas de quais produtos terão mais chances de serem aceitos e vendidos.

Viu só? Marketing pessoal não é tão complicado como parece. No entanto, para que essas estratégias surtam efeito nas suas vendas, elas devem ser colocadas em prática diariamente. Errar faz parte de qualquer aprendizado. O mais importante é manter foco e buscar soluções para os problemas que surgirem. Dessa forma, os resultados inevitavelmente surgirão.

Agora que você já entende de marketing pessoal, que tal focar em algumas estratégias para conseguir ainda mais clientes? Boa leitura!

 

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