Autoestima

Não é segredo para ninguém o quanto a autoestima feminina é importante para o nosso bem estar. Sendo responsável por alterar o humor e  até mesmo influenciar o nosso futuro. Afinal, ela tem a ver com confiança, e quando estamos com essa palavrinha mágica longe do nosso dia a dia, tudo muda!

Quem aí já desistiu de alguma proposta de emprego que poderia mudar a sua carreira por medo de não dar conta por exemplo? O nome disso é autoestima baixa, que tem como consequência a falta de confiança. E não só na sua vida profissional a autoestima faz diferença, mas também no seu relacionamento. Seja com amigos, namorado ou familiares. E o pior, a autoestima baixa pode ser responsável por desencadear uma série de doenças. Como depressão, insônia e várias outras que nos deixam vulneráveis a acontecimentos até mesmo do dia a dia.

Antes de continuarmos esta postagem, é importante entendermos o real significado de autoestima. A autoestima é o que você acha sobre você mesma. Ou seja, é a opinião que cada um tem sobre si, seja positiva ou negativa. Esta imagem pode ser construída através de acontecimentos que fizeram parte da sua vida, assim como crenças, emoções, comportamentos  e outros detalhes que fizeram e fazem parte da sua vida. A partir de tudo isso, você começa a atribuir valores a você mesma, se avaliando e construindo a sua autoimagem.

Esta imagem que você construiu aí na sua cabeça sem nem mesmo perceber, é o que define o seu equilíbrio emocional. Afinal, quando a nossa autoestima está baixa o desequilíbrio emocional reina na nossa vida, gerando ansiedade, insônia, depressão e outros distúrbios. Por isso, a importância de se conhecer e entender quem é você.

Continue com a gente para descobrir os segredos da autoestima elevada!

Autoestima e a relação com procedimentos estéticos

Relação entre saúde mental e cirurgia plástica

Muitas pessoas relacionam a cirurgia plástica como um procedimento invasivo e desnecessário em pessoas perfeitamente saudáveis que estão insatisfeitas com alguma parte do seu corpo. No entanto, se sentir bonita é fundamental para ter a autoestima elevada. O que influencia diretamente em nossa saúde mental, que pode refletir até  mesmo interferir em nossa saúde fisicamente. É claro que é preciso manter um equilíbrio e ser sempre assistida por um profissional qualificado que além de te ajudar fisicamente vai te dar um suporte emocional.

Além disso, não podemos relacionar as cirurgias plásticas apenas a procedimentos estéticos em pessoas saudáveis fisicamente,  elas também são muito importantes para casos como:

  • Queimaduras – A cirurgia plástica para casos de queimadura tem sido muito importante para renovar a autoestima de muitas pessoas que sofreram algum acidente que deixaram sua pele lesionada. Este tipo de procedimento se chama debridamento, sendo realizado em centro cirúrgico. Dentre os procedimentos, um dos mais importantes é o enxerto, que vai ajudar na melhora estética;
  • Reconstrução das mamas – Outro procedimento realizado por cirurgiões plásticos que ajuda muitas mulheres a se sentirem novamente bonitas, é a reconstrução mamária. Esta cirurgia é realizada principalmente em casos de mulheres que tiveram a mama retirada por conta do câncer. Infelizmente o número de mulheres que conseguem fazer este procedimento ainda é baixo, seja por fatores financeiros e até mesmo psicológicos.

Enfim, estes foram só alguns exemplos dos benefícios que a cirurgia plástica é capaz de oferecer, indo muito além de melhorar a aparência, ela transforma vidas, revitalizando seu corpo e mente.

Equilíbrio entre corpo e mente

Como já falamos, a nossa saúde física interfere em nossa saúde mental e vice-versa. Isso porque quando estamos com problemas psicológicos  como a depressão perdemos a vontade de nos cuidar, dificultando até mesmo ajudas externas. Segundo um estudo, a depressão é responsável em aumentar 67%  o risco de morte por doença cardíaca, assim como em 50% o risco de morte relacionada ao câncer. E quando o nosso corpo físico não está bem, acabamos priorizando os cuidados do corpo, esquecendo da mente, que pode piorar e muito a condição clínica que estamos vivendo.

Por isso, precisamos manter um equilíbrio entre corpo e mente, que é um dos segredos para ter uma vida saudável. Para alcançar este equilíbrio, é importante entender que vai ser uma busca, um processo de autoconhecimento que precisa ser levado com bastante leveza e percepção ao que está acontecendo dentro de você. Eu sei que é difícil, por isso você precisar ter calma. Para te ajudar nesta busca pelo equilíbrio, preparamos no próximos parágrafo algumas dicas de hábitos que vão te ajudar a cuidar do corpo e da mente. Continue com a gente!

Tem mais!

Ainda temos muitos hábitos para conversar, que vão fazer total diferença na sua mente e corpo. Continue com a gente:

  • Beba cafés sucos e chás – Você sabia que o café, consumido moderadamente, é capaz de reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2 em até 25%? Isso porque o café assim como chá ver ou preto ajudam o pâncreas a funcionar melhor, levando a redução dos níveis de glicemia.  Lembrando que se você já possui a doença é necessário consultar ao seu médico se você pode tomar café e qual a melhor forma de consumi-lo. Esses líquidos não são só importantes para a prevenção da diabetes. O chá preto por exemplo, é capaz de reduzir as chances de um possível ataque cardíaco;
  • Água – Estima-se que um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia pelo menos. Quanto de água você tem bebido? Ela é muito importante para limpar o nosso corpo de toxinas, além de hidratar e nutrir. Não estou vendo um copo de água aí do seu lado em, é hora de criar esse hábito;
  • Dormir – As vezes temos tantos afazeres e metas que esquecemos de descansar o nosso corpo. E acredite, uma boa noite de sono é mais importante do que você imagina. Listamos alguns dos benefícios de uma boa noite de sono:

– Rejuvenescimento da pele;

– Corpo e mente descansados;

– Raciocínio mais rápido;

-Redução do estresse;

-Humor revitalizado;

– Apetite controlado.

  • Exercícios – Os exercícios além de melhorarem o nosso condicionamento físico ajudando na circulação sanguínea. Fortalecendo o sistema imunológico e muito outros, também é fonte de benefícios importantes para a nossa saúde mental. Como aliviar a ansiedade, melhorar a memória, produzir “hormônios da felicidade” dentre vários outros.

 

Autoestima e a relação com procedimentos estéticos

Consequências da baixa autoestima

Agora que já sabemos o que é autoestima, vamos conversar sobre as consequências que a falta dela pode gerar, ou seja, os frutos da baixa autoestima.  Preparamos para você uma lista com algumas das consequências relacionadas a baixa autoestima:

  • Medo de rejeição – Como já falamos no tópico anterior, a autoestima está relacionada com confiança. Quando não temos confiança em quem somos, estamos sempre apreensivos com a aprovação alheia e com o famoso medo da rejeição;
  • Busca incessante por elogios – Os elogios acabam sendo uma forma de se afirmar e até mesmo uma forma de alívio momentâneo para o turbilhão de dúvidas e pensamentos que pairam na mente de uma pessoa com a autoestima baixa;
  • Falta de confiança – Como já falamos em tópicos anteriores, a falta de confiança é uma das principais consequências da baixa autoestima. Interferindo até mesmo em hábitos simples do dia a dia como a comunicação;
  • Baixa motivação – Pelo constante medo de errar, pessoas com a baixa autoestima preferem não por em prática determinadas funções por medo de errar ou cometer alguma falha;
  • Medo de novas experiências – Novamente pelo medo de se expor ou não se sair bem em determinada tarefa, a pessoa que sofre com baixa autoestima deixa passar novas oportunidades;
  • Acomodação – Com a insegurança de viver novas experiências, a acomodação se torna o caminho mais seguro, ficando estagnado na zona de conforto.

Enfim, são muitas as consequências da baixa autoestima. Se você se identificou com algum desses tópicos, procure um médico especializado para te ajudar. Não se tranque na sua dor, tudo fica mais fácil quando compartilhamos nossos sentimentos com quem pode nos ajudar.

 

Autoestima e a relação com procedimentos estéticos

Procedimentos estéticos

Agora chegamos no enfoque desta postagem: autoestima e a relação com procedimentos estéticos. Não é um grande mistério entender esta relação. Afinal, cada vez mais somos impactos por novas tecnologias no mundo da estética que prometem muitos resultados. Mas a pergunta que não quer calar:

Fazer ou não fazer modificações no meu corpo?

A resposta para esta pergunta é uma retórica. Você precisa refletir dentro de você qual a importância e valor que um procedimento estético vai trazer para a sua vida e principalmente autoestima. Muitas pessoas enxergam os procedimentos estéticos como uma forma invasiva de tratar o próprio corpo.

No entanto, muitos desses procedimentos são responsáveis por mudar a vida de milhares de pessoas, que antes não se sentiam bonitas e até não se relacionavam pela sua aparência por exemplo. Diversos estudos apontam melhorias no bem estar de pacientes que se submetem a tratamentos estéticos. Mas é claro, antes de realizar qualquer procedimento no seu corpo, procure um médico especializado e que tenha boas recomendações. Aaah, também não podemos deixar de dizer que fazer as sobrancelhas, se depilar, realizar uma limpeza de pele também são procedimentos estéticos e que precisam ser realizados pro profissionais qualificados. Afinal, além de corrermos o risco de sair com uma sobrancelha maior do que a outra, também podemos ter sérios danos a saúde.

Outra atitude importante até mesmo antes de realizar procedimentos estéticos, é o autoconhecimento. Quando nos conhecemos sabemos exatamente o que queremos e precisamos, sem “meter os pés pelas mãos”. Já se arrependeu de pintar o cabelo de outra cor ou fazer uma tatuagem? Quando não entendemos nossos sentimento e agimos por impulso, é muito comum nos arrependermos, principalmente quando o assunto é aparência. Uma dica é tirar um tempo só para você, testando novos estilos, conhecendo novos lugares, pessoas…

Tipos de procedimentos estéticos

São muitas as técnicas que os “profissionais da beleza usam” com inúmeras finalidades. Por isso a importância de você procurar um médico recomendado e especializado no tratamento que você quer realizar. E é claro, pesquisar e entender o procedimento é muito importante para te dar certeza do que você quer. Preparamos uma lista com os procedimentos estéticos mais populares e suas especificações:

  • Toxina botulínica – Mais conhecido como botox, promete nos livrar das famosas linhas de expressões e auxiliar no tratamento das rugas. E é claro que tem muitas reações químicas neste processo, que tem como função impedir a liberação da acetilcolina para o músculo. Deixando ele bem paradinho sem contrações. Logo, a pele fica com a impressão de “esticada”. Vocês já realizaram este procedimento estético para dar um up na autoestima?;
  • Prótese de silicone – Segundo um estudo feito com 400 brasileiras de idades entre 18 e 45 anos que nunca se submeteram a procedimentos estéticos, 1 em cada 3 já pensou em colocar silicone nos seios. De acordo com este mesmo estudo pelo menos metade das entrevistadas pretendem realizar este desejo. Os seios são uma das partes que as mulheres mais relatam não se sentirem confortáveis com o tamanho ou formato. Por isso a taxa de mulheres que realizam este tipo de procedimento só cresce em todo o país. A colocação do silicone pode ser feita com uma incisão infra-mamária, incisão transaxilar ou incisão periareolar;
  • Abdominoplastia – A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético que tem como finalidade retirar pele e gordura em excesso localizadas no abdômen.  Os resultados definitivos começam a aparecer após um período de 12 a 18 meses, por conta do inchaço relacionado a cirurgia.

Mais procedimentos estéticos

Ainda temos mais procedimentos estéticos famosos para você saber tudo sobre este universo:

  • Peeling – Quem não quer uma pele lisinha, novinha em folha? Com o peeling é possível! Este procedimento promete combater cicatrizes de acne, flacidez, rugas, estrias e muito mais. Existem alguns níveis de peeling, que se dividem em superficial, sendo indicado para o tratamento de manchas. Assim como o peeling médio que é ideal para marcas mais profundas e amenização de rugas. E para finalizar, temos o peeling profundo para peles com grandes imperfeições. O importante é procurar um dermatologista para que ele possa ter um diagnóstico preciso e eficaz para o seu caso;
  • Rinoplastia – A rinoplastia é uma cirurgia que tem ajudado muitas pessoas a renovarem a sua autoestima. Além de motivos estéticos, este procedimento também é realizado para corrigir disfunções relacionadas a respiração. A recuperação da rinoplastia costuma ser simples, durando em média 10 a 15 dias;
  • Preenchimento – O preenchimento tem como função preencher sulcos profundos, como o famoso bigode chinês, trazendo uma aparência rejuvenescida. Dentre os tipos de preenchimento os que ganha maior destaque são o preenchimento labial, nariz (rinomodelação), região supralabial, sulco nasolabial mais conhecido como bigode chinês, dentre outros. Procedimentos como o preenchimento não demandam muitos cuidados como repouso por um longo período de tempo. Os médicos pedem para evitar esforço físico e exposição ao sol. Assim como é necessário ter atenção com possíveis contusões no local onde foi realizado o preenchimento;
  • Lipoaspiração – A lipoaspiração é bastante conhecida. De acordo com um levantamento desde 2010 uma média de 217.481 brasileiros realizam este procedimento estético a cada 365 dias. Esta é uma técnica invasiva que através da sucção retira a gordura em excesso de alguma região do corpo. A recuperação inspira cuidados recomendados pelo médico.

 

Autoestima e a relação com procedimentos estéticos

Principais queixas

Agora que já falamos sobre a relação entre os procedimentos estéticos e a nossa autoestima, é hora de conhecermos um pouquinho mais sobre algumas das principais queixas que influenciam a procura  de um especialista para a realização de procedimentos estéticos:

  • Acne – A acne ou as famosas espinhas é um dos terrores dos adolescentes, que também acomete peles maduras. Para quem é curioso e não sabe de onde surge as acnes, elas surgem quando os folículos capilares são obstruídos por células mortas que ficam em nossa pele ou por óleo. Para tratar, o recomendado é procurar o atendimento de um dermatologista para prescrever o melhor tratamento para o seu caso. Nada de usar as famosas receitas da internet que prometem milagres sem a supervisão de um especialista;
  • Gordura localizada – Chegamos a uma das principais queixas de quem se submete a procedimentos estéticos: a gordura localizada. No mercado de moda íntima já encontramos alguns modelos de  calcinha e cinta com tecido tecnológico para esconder aquelas gordurinhas indesejadas. Um dos procedimentos estéticos mais conhecidos no combate a gordura está a lipoaspiração, que também é conhecida como liposucção, chanfra ou lipoescultura;
  • Eliminar a flacidez – A flacidez também é uma queixa bastante comum quando o assunto é autoestima. Nossa pele por consequência do envelhecimento tende a perder sustentação. Isso acontece porque com o passar da idade, temos uma considerável diminuição no número de fibrolastos. Ou seja, células mais jovens responsáveis pela produção da elastina e do colágeno. Dentre os tratamentos estéticos a radiofrequência, o microagulhamento, a mastopexia e outros procedimentos são indicados.

Não para por aí…

Vem com a gente que ainda temos muito para falar sobre os principais motivos para se submeter a procedimentos estéticos:

  • Estrias – Quem aí também sofre com as famosas estrias? Acredite, você não está sozinha! Cerca de 95% das mulheres após passarem pela puberdade apresentam estrias. Esta condição surge quando nossa pele estica muito em um curto período de tempo ou por disfunções hormonais. Dentre as causas, os médicos também relatam a obesidade, gravidez, líquen plano, síndrome do homem elástico e a Síndrome de Cushing. Para tratar estas lesões na pele, é preciso procurar um médico especialista que vai indicar o melhor tratamento para o seu diagnóstico. Dentre os procedimentos mais realizados, estão o peeling com ácido retinóico, a luz pulsada ou Laser de CO2;
  • Rejuvenescimento – Com certeza quem achar a fonte da juventude e quiser vende-la, vai deixar seus descendentes ricos por muitas gerações. Afinal, quem não sonha com a juventude interminável? No entanto, enquanto não achamos este milagre, temos em mãos a medicina e a ciência com novas tecnologias que surgem todos os dias cada vez mais inovadoras e eficazes. Dentre elas, temos toxina botulínica, o ácido hialurônico, a terapia fotodinâmica e muitos outros;
  • Celulite – Aaah as celulites, como são famosas por principalmente nós mulheres. Isso porque é mais comum no sexo feminino o acumulo de gordura nas nádegas. Assim como nas coxas e quadris, que são as áreas mais suscetíveis a aparição de celulite. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre 10 mulheres 8 têm celulite. O tratamento para celulite costuma ser menos invasivo com aplicações de medicamentos como o creme de retinol. Outro tratamento bastante indicado são os sistemas a laser e radiofrequência.

E aí, já fez algum procedimento estético para tratar algumas dessas queixas?

Postagens para você conferir

Preparamos um top 5 super especial com nossas postagens recentes para você conferir:

Padrões de beleza

É muito comum sermos bombardeadas com esculturas em forma de mulher com suas curvas perfeitas. Muitas vezes nos pegamos com pensamentos conflitantes. Mas o importante é trabalhar o autoconhecimento e entender os motivos que te levam a realizar um procedimento estético. Ou até mesmo não realizá-lo. Somos influenciadas tanto por posicionamentos que defendem e que negativam estes procedimentos. Precisamos encontrar a nossa verdade e o que realmente faz sentido para a nossa realidade, jeito de ser e personalidade.

Autoestima e a relação com procedimentos estéticos

São muitos os resultados positivos até mesmo com o psicológico de mulheres e homens que realizaram alguma modificação em seu corpo por motivos estéticos. Por outro lado, também temos resultados negativos decorrentes de intervenções estéticas. É sempre importante procurar um profissional qualificado e ter certeza com base em quem você é se você deseja mudar alguma parte do seu corpo.

Não esquece de contar para a gente aqui nos comentários se você gostou desta postagem e qual título você quer para a nossa próxima postagem.

Siga nosso Instagram @clicksophia para ficar sempre atualizada com nossas últimas novidades.

Enfim, um beijo grande e até a nossa próxima postagem!

Hábitos para cuidar do corpo e da mente

Agora sim, vamos mergulhar fundo nesta sua nova jornada de autoconhecimento que vai fazer toda diferença para manter um equilíbrio entre corpo e mente. Mas atenção, é sempre importante ter o apoio de um profissional, que vai te auxiliar em cada etapa, sendo recomendando as melhores práticas para cada caso. Afinal, cada um de nós tem particularidades diferentes, que precisam ser cuidadas de forma individualizada para um resultado satisfatório.

Conheça alguns hábitos que vão te ajudar:

  • Alimentação – A alimentação é um dos pontos mais importantes para te ajudar neste processo de equilíbrio. Afinal, quando temos uma dieta rica em gordura e com poucos nutrientes, estamos propensos a desenvolver várias doenças como as cardíacas, além de não fornecer ao nosso cérebro os nutrientes que ele precisa para funcionar da forma que precisamos. Alguns dos alimentos importante para você inserir no seu dia a dia, são:

Frutas Vermelhas: Super saudáveis esbanjando vitamina B, ricas em compostos de ação antioxidante e anti-                                         inflamatória. Ajudando nosso corpo e mente;

Kefir e Iogurte: O kefir é uma bebiba que tem como principal benefício melhorar a flora intestinal, auxiliando                                        também em outras funções do nosso corpo. Assim como o iogurte que também é uma bebida fermentada. E o melhor,                       alguns pesquisadores descobriram que bebidas fermentadas têm o poder de melhorar o humor e a qualidade do sono;

–  Peixes: Os peixes já são uma proteína bastante famosa nesse assunto, estando presentes na maioria das recomendações médicas. Afinal, eles são fonte de ômega 3, iodo e selênio, se tornando ideal para corpo e mente;

Nozes: As nozes podem soar menos familiar para você, afinal, estamos acostumados a consumir um combo com várias oleaginosas conhecidas como nuts. No entanto, as nozes têm seu brilho próprio, reduzindo inflamações dentre vários outros benefícios.

 

 

Escreva um comentário

Share This