Chá de lingerie

O casamento é uma celebração maravilhosa e traz consigo um evento muito importante (e divertido) para as noivas: o chá de lingerie. Afinal, que mulher não quer reunir as amigas para rir, brindar e comemorar o começo de uma nova fase da vida, não é?

O chá de lingerie é uma variação do chá de panela, mas, em vez de itens para a casa ou a cozinha, as convidadas devem levar uma linda lingerie para presente. Mesmo sendo uma reunião mais íntima, essa comemoração requer alguns passos básicos para uma boa organização, que envolve planejar brincadeiras, fazer a lista de presentes e de convidados e, é claro, preparar as lembrancinhas.

Pensando nisso, preparamos este guia para que você possa preparar um chá de lingerie de sucesso! Confira:

1. O que é o chá de lingerie?

O chá de lingerie é um evento feminino e bastante pessoal — normalmente, reúne só as melhores amigas, madrinhas e mulheres próximas da família da noiva.

Essa comemoração começou a virar moda no Rio de Janeiro e São Paulo em meados de 2008. No início, o chá de lingerie era celebrado às vésperas do grande dia, mas como demanda muita organização, começou a ser realizado algumas semanas ou até meses antes do casório.

Devido ao tema do evento, a decoração é sempre divertida e sensual, e as brincadeiras, lembrancinhas e presentes, bem picantes! Justamente por isso, a festa caiu no gosto da mulherada e chegou para ficar, assim como a despedida de solteira.

Geralmente, a noiva é quem organiza essa comemoração, mas recebe ajuda das amigas e madrinhas em todo o processo, principalmente para planejar as brincadeiras — que devem ser uma surpresa para a convidada de honra.

2. Para que serve o chá de lingerie?

O chá de lingerie tem como objetivo reunir as amigas para que a noiva possa relaxar e aliviar as tensões dos preparativos do casamento, além de se despedir da solteirice! É o verdadeiro “clube da Luluzinha”.

É um momento de descontração para se divertir com brincadeiras picantes, brinquedos eróticos e ganhar presentes bem sensuais, como a calcinha fio dental, que a noiva poderá usar na noite de núpcias e ao longo da vida de casada.

3. Como fazer a organização dessa festa?

Os preparativos do chá de lingerie envolvem definir a data e horário do evento, local, decoração, lista de convidadas e de presentes, comidas e bebidas, lembrancinhas e brincadeiras.

Essa organização precisa ser divertida e criativa, e pode ser vista como uma forma de estreitar ainda mais os laços de amizade e criar uma sintonia entre a noiva e as amigas. Com certeza, vocês vão rir muito juntas!

Mas apesar de toda a graça do evento, não deixa de ser uma reunião importante, não é? Ou seja, é preciso planejamento para que tudo corra bem e sem estresse. Comece a organizar tudo com antecedência, assim você evita que o local não esteja mais disponível ou que alguma convidada não possa comparecer, por exemplo.

Listamos as etapas fundamentais que você precisa cumprir para fazer um chá de lingerie inesquecível. Anote aí:

3.1 Lista de convidados

Não são todas as convidadas do casamento que precisam participar do chá de lingerie. Principalmente porque as brincadeiras e presentes são mais ousados e sensuais.

Um dos maiores dilemas é convidar ou não as mães (da noiva e do noivo), afinal, o tema da festa é totalmente sexual e pode acontecer de uma das partes ficar sem graça e não aproveitar tanto o evento.

Para resolver esse impasse, leve em consideração o relacionamento e intimidade que a noiva tem com a sogra e a mãe. Se elas são mais reservadas, o melhor é evitar, mas se forem muito próximas e não houver vergonha nenhuma, elas podem participar da festa sem nenhum problema.

A lista de convidadas deve ser feita com antecedência, de preferência alguns meses antes. Assim não há confusão com os preparativos do casamento e as amigas também podem organizar a sua própria agenda.

Evite ao máximo mandar o convite em cima da hora! Eles podem ser enviados por e-mail, mas, se preferir, há opções físicas personalizadas para você entregar pessoalmente. Você pode usar modelos divertidos em formato de calcinha e sutiã ou do tema que tenha a ver com o chá de lingerie.

3.2 Decoração

A decoração do chá de lingerie deve ser bem despojada — e bem sensual. Uma boa ideia é combinar as cores rosa e preto ou vermelho e preto. Se a noiva for mais delicada e básica, o verde com branco ou rosa bem clarinho com branco fica muito elegante.

Aposte em balões em formato de coração, recortes em formato de sapatinhos de salto e peças íntimas. Ah, e é claro: itens sexuais e eróticos não podem faltar, afinal, é o tema principal da festa. A dica é não economizar na criatividade!

Procure decorações divertidas para docinhos e bolos, como os em formato de espartilho, coloque flores e frutas vermelhas para compor a mesa de comidinhas, faça máscaras de cartolina, enfeite os cupcakes com palitinhos, papel cortado em formato de coração e muito glitter. Com certeza, vai ficar um arraso!

Uma dica legal é preparar um cantinho ou uma parede para que seja um “cenário” lindo para tirar fotos de todas. A tendência é usar um varal em barbante e pendurar várias peças íntimas para dar mais diversão aos registros. As peças também podem ser feitas de papel colorido.

Além disso, você pode fazer um painel de recadinhos para a noiva. Para isso, cole uma faixa de papel kraft em uma parede e decore com fitas de renda nas bordas. Disponibilize cartões decorados e incentive as amigas a escreverem conselhos engraçados e mensagens pessoais. Depois, elas pregam o recadinho no mural e a noiva pode levar todos com ela depois da festa.

3.3 Lista de presentes

A lista de presentes do chá de lingerie deve constar no convite e indicar o tamanho da calcinha que a noiva veste, entre outras medidas. A quantidade de peças solicitadas depende do número de convidadas, claro, e da vontade da noiva. Você pode especificar cores e modelos e até indicar uma boa loja online para comprar roupa íntima.

Outra opção é já definir o que cada convidada deve levar para não receber presentes repetidos. Os itens podem ser:

  • calcinhas;
  • calcinhas fio dental;
  • sutiãs;
  • camisola sexy para a noite de núpcias;
  • baby doll;
  • camisolas curtas e compridas;
  • meia calça fina ¾;
  • nécessaire;
  • artigos de sex shop;
  • roupa de cama.

Para saber como escolher o sutiã e demais itens, é muito importante conhecer bem os gostos da noiva, saber o que ela quer e não quer, o que não gosta e o que não veste bem. Afinal, deve ser algo que a agrade para que ela use nos momentos especiais que terá com o futuro marido.

Além disso, não deixe de alinhar a faixa de preço dos presentes para que fique acessível para todas as convidadas. A dica é buscar variedade e disponibilizar diferentes opções.

3.4 Local e data da festa

O indicado é que o espaço escolhido para o chá de lingerie seja bem reservado para que todas fiquem à vontade. Pode ser feito na casa da noiva ou de uma das madrinhas ou amigas.

Se optar por alugar um espaço, certifique-se de que é um local recluso, como uma suíte de hotel, por exemplo. Evite fazer em bares e baladas.

Em relação à data, é melhor que o evento aconteça em até, no máximo, dois meses antes do casamento, ou seja, nem muito perto e nem muito distante do grande dia. Assim, é possível se divertir sem preocupações — e prefira fazer no final de semana para que todas possam comparecer sem problemas.

Portanto, se o espaço não for a casa de uma das convidadas, verifique antecipadamente se o local está disponível na data escolhida e evite contratempos.

3.5 Horário da comemoração

O chá de lingerie é uma festa sensual, com tema e brincadeiras picantes. Tudo isso remete à noite, mas essa não é uma regra. Para definir o melhor horário da comemoração, leve em consideração a disponibilidade do local e das convidadas.

Se for no sábado, você pode optar por começar entre 18h e 20h e aproveitar a noite toda, pois, até todas chegarem e as brincadeiras se iniciarem já vai levar um tempinho. Porém, se for fazer no domingo, o ideal é iniciar mais cedo, entre 16h e 17h. Não é legal terminar muito tarde para não atrapalhar os compromissos da segunda-feira.

3.6 Comidas e bebidas

O chá de lingerie é uma comemoração descontraída e divertida. Sendo assim, prefira servir petiscos e comidas fáceis de fazer e de servir. Não precisa preparar um banquete, mas capriche na apresentação.

Nesse tipo de evento, é bem comum servir opções de comida de boteco e salgadinhos. Para ajudar nessa tarefa, confira algumas opções gostosas e simples:

3.6.1 Minissanduíches frios

Difícil encontrar quem não goste de um sanduíche natural, não é mesmo? Além de ser um lanche leve, delicioso e barato de fazer, permite muitas combinações e variações que agradam o paladar de todos, até mesmo os vegetarianos.

Para servir e compor a mesa, corte os sanduíches em quadradinhos, triângulos, em bolinhas ou até em formato de coração, cortados ao meio ou servidos com palitinhos. Use e abuse da imaginação!

3.6.2 Canapés

Assim como os minissanduíches, os canapés são simples e rápidos de preparar e permitem diferentes sabores. Como o tema do chá de lingerie é totalmente sensual, você pode pensar em combinações com pimentas e tomates bem vermelhinhos. Com certeza, vai agradar a todas.

3.6.3 Salgadinhos tradicionais

Para não fugir da tradição, há a opção de disponibilizar os famosos salgadinhos de festa. Para não exagerar, coloque um pouco de cada, como bolinhas de queijo, risoles, miniempadinhas e coxinhas.

3.6.4 Tábua de frios

Junto com os sanduíches e canapés, montar tábuas de frios combina muito com o clima do evento. Além de ficarem bonitos na mesa, são de fácil harmonização, já que podem ser escolhidos diferentes tipos de queijos, azeitonas, presuntos e salames.

3.6.5 Bolos e cupcakes

Você pode colocar vários cupcakes bem decorados, alegres e temáticos em uma mesa de doces ou optar por um bolo decorado com o tema da festa. Recheio vermelho ou rosa tem tudo a ver!

3.6.6 Bebidas

Para um chá de lingerie de sucesso e muito animado, é indispensável servir boas bebidas. Aposte em drinks refrescantes com frutas vermelhas, espumantes, vinhos e caipirinhas.

Mas não deixe de oferecer opções sem álcool também — para quem vai dirigir, por exemplo, ou não consome bebidas alcoólicas.

3.7 Lembrancinhas

A escolha e o preparo das lembrancinhas são partes importantes do chá de lingerie. Esses mimos devem ser inesquecíveis e precisam representar a essência desse momento de tanta diversão e carinho entre amigas. Veja algumas opções incríveis:

3.7.1 Batom

Um batom bonito é um must para a maioria das mulheres, não é mesmo? Por isso, essa lembrancinha não tem erro. Você pode comprar cores variadas e personalizar as embalagens. Coloque etiquetas com a data e nome da noiva, faça lacinhos ou até mesmo um cartãozinho amarrado ao lado.

3.7.2 Kit para unhas

Um ótimo presente também é um kit completo para unhas. Você encontra muitas opções em lojinhas especializadas e pode montar um ao seu gosto. Inclua lixas personalizadas, tesourinha ou cortador de unhas, removedor de cutículas e uma boa base.

Além de ser uma lembrancinha legal, é muito útil! As convidadas podem deixar o kit na bolsa para usar no caso de qualquer contratempo do dia a dia. Aqui, a dica também é personalizar. Caso a embalagem não seja tão bonita, troque-a por frascos transparentes, aposte em fitas vermelhas e estampas que tenham a ver com o tema da festa.

3.7.3 Esmaltes

Segue a mesma linha do batom. Compre várias cores e personalize a apresentação com fitas, estampas, recadinhos, lacinhos e crie um rótulo. Assim, fica difícil errar!

3.7.4 Mini-hidratantes e sabonetes

É sempre bom ter um hidratante na bolsa, não é mesmo? Portanto, seguindo a mesma ideia, selecione hidratantes de diferentes fragrâncias, de preferência de tamanhos menores — de viagem, por exemplo —, pois são mais práticos de transportar.

Já os sabonetes podem ser em formato de roupa íntima ou que tenha conotação erótica, assim você vai garantir muitas risadas entre as convidadas.

4. Como funcionam as brincadeiras no chá de lingerie?

Com as deliciosas comidas, docinhos e uma linda decoração, as brincadeiras funcionam como a “cereja do bolo” para compor esse momento tão especial. Elas são, sem sombra de dúvidas, a atração principal do chá de lingerie.

Para escolher quais vocês vão fazer, pense no nível de intimidade e conforto da noiva e das convidadas. Se forem um pouco mais tímidas ou não se sentirem muito à vontade, é melhor optar pelas brincadeiras mais leves e moderadas. Já para aquele grupo de amigas que não tem vergonha nenhuma e quer se divertir a qualquer custo, se jogue nas opções mais picantes.

Para ajudar nessa escolha, listamos algumas brincadeiras que agradam a todos os perfis. Confira:

4.1 Brincadeiras leves

4.1.1 Descobrindo quem trouxe a lingerie

Para começar a festa, uma ótima diversão é fazer a noiva tentar descobrir quem trouxe cada uma das lingeries que ganhou de presente. Para isso, uma das organizadoras deve entregar um pedaço de papel e uma caneta para cada convidada assim que forem chegando ao evento.

Elas devem escrever mensagens com dicas sobre quem são e pregá-las nos presentes. Por exemplo, “já foi meu ombro amigo”, “fizemos aquela viagem juntas”, e por aí vai. No momento da brincadeira, a noiva deve se sentar em uma cadeira toda enfeitada e abrir os presentes. Nesse momento, ela deve tentar descobrir de quem é a frase junto da lingerie que ganhou.

Caso a noiva acerte, ela leva a lingerie, mas, caso contrário, deverá pagar uma prenda — que pode ser dançar ou passar alguma vergonha. Usem a criatividade!

4.1.2 Bingo da noiva

Para se divertir, mas sem ousar muito, o bingo da noiva é uma ótima opção para os chás de lingerie. As regras seguem a mesma ideia do jogo tradicional. No entanto, em vez de colocar números nas cartelas, devem ser descritos fatos e situações importantes que já aconteceram no relacionamento da noiva.

As amigas e madrinhas precisam adivinhar quais acontecimentos são verdadeiros e falsos. Quem acertar toda a cartela, ganha o bingo e leva para casa um brinde.

4.1.3 Fantasias

Outra brincadeira leve, mas muito engraçada, é colocar fantasias divertidas em sacos pretos. Quando a noiva acertar quem a presenteou com determinada peça, a convidada que comprou aquele presente deverá vestir uma das fantasias.

4.2 Brincadeiras moderadas

4.2.1 Eu nunca

Essa é para deixar a festa mais animada e as convidadas mais à vontade. É a típica brincadeira para iniciar a bebedeira no chá de lingerie. Para isso, a noiva deve começar dizendo algo que nunca tenha feito na vida, por exemplo, “eu nunca assisti a um filme pornô”.

Todas que realmente nunca tiverem feito aquilo ganham um ponto, que deve ser anotado em um pedaço de papel ou lousa. As participantes que já tiverem feito precisam virar o copo de bebida que estiverem consumindo — como o chá de lingerie reúne amigas e madrinhas muito próximas, é arriscado mentir e ser descoberta!

No final, quem tiver o menor número de pontos ganha um prêmio e quem tiver muitos pontos anotados deve pagar uma prenda. E caprichem nas declarações, pois essa é uma festa com viés erótico, não é?

4.2.2 Caça nas bolsas

Uma das organizadoras deve fazer uma lista de coisas que são facilmente encontradas na bolsa de uma mulher e outra com objetos que são raros de achar. Cada item vale um ponto, que deve ser anotado separadamente para cada convidada e para a noiva. Pode ser escova de cabelo, escova de dente, hidratante, lixa de unha, fotos do marido/namorado, camisinha, absorvente, lenços umedecidos etc.

As mulheres devem esvaziar suas bolsas e marcar ou não os pontos dos objetos que encontrarem. Quem marcar mais, ganha, Todas as outras que marcaram menos pontos devem pagar uma prenda, que geralmente é ligar para o marido/namorado e dizer algo picante na frente de todas.

4.2.3 Receitinha de amor

Cada convidada deve escrever um bilhetinho assim que chegar ao chá de lingerie, dando uma dica de como a noiva pode manter o casamento feliz. Para ficar ainda mais divertido, distribua papéis e canetas bem coloridas para todas as amigas e madrinhas.

As dicas podem ser picantes, engraçadas ou inusitadas. Em algum momento da festa, peça para a noiva ler e compartilhar todas as mensagens e segredos de um casamento feliz. Além disso, ela deve tentar adivinhar quem escreveu cada um dos recadinhos.

Chá de lingerie: um guia com tudo o que você precisa saber

4.3 Brincadeiras picantes

4.3.1 Batata quente

Uma das organizadoras deve ficar por conta dos preparativos dessa brincadeira, que se parece um pouco com uma dança das cadeiras. Separe itens eróticos e sensuais, como máscaras, algemas, chicotes, calcinhas fio dental, rabinho de diabinha, avental de empregada sexy e assim por diante — itens facilmente encontrados em lojinhas de fantasia.

Escondida do restante das convidadas, essa organizadora deve colocar um dos objetos por vez em uma caixa. Feito isso, as convidadas foram uma roda para que essa caixa passe de mão em mão enquanto uma música toca. Quando a música parar, quem tiver ficado com o item deverá vesti-lo.

4.3.2 Mímica do Kama Sutra

Essa é para as amigas que não têm vergonha nenhuma de se jogar na sensualidade. Para a brincadeira, uma das madrinhas ou organizadoras deve ficar responsável por fazer mímicas com o nome ou posições do Kama Sutra.

Para isso, ela receberá cartões com o desenho, nome e descrição de cada uma das posições que devem ser adivinhadas. Ela poderá, também, escolher outra convidada para ajudar na representação. A noiva é quem deve adivinhar as mímicas — e se não conseguir, deverá pagar uma prenda, um mico ou tomar um shot.

5. O que vestir para o chá de lingerie?

Não existe um dress code específico para o chá de lingerie, até porque isso vai depender do estilo e do horário da festa, mas é legal dar uma caprichada no look.

É permitido usar qualquer estilo, de calças de alfaiataria até vestidinhos curtos — e não se preocupe de usar preto. Afinal, essa regra só vale para o dia do casamento. Só não abuse da informalidade. Um jeans com camiseta, por exemplo, não vai cair tão bem.

É importante lembrar-se de que a noiva é a grande homenageada do evento, então precisa estar linda! Especialmente porque as fotos desse dia serão uma memória para guardar para sempre, não é?

O chá de lingerie é um evento muito divertido para todas, mas é um momento particularmente especial para noiva. Que poderá passar um tempo com as suas melhores amigas. Assim como fugir um pouco da rotina dos preparativos do casamento. Sendo assim, aposte na criatividade e nas brincadeiras para que a festinha seja um arraso!

Quer acompanhar muitas outras dicas e novidades do universo feminino? Então, curta a nossa página no Facebook e não perca mais nada!

2 Comentários

Escreva um comentário

Share This