O seu guarda-roupa é um espaço que tem tendência a ficar bagunçado? Justamente quando você precisa daquele sutiã específico, que não marca a blusa, leva vários minutos para achá-lo? A lingerie fica toda misturada? Fica tranquila que você não está sozinha nesse mundo de bagunças! A boa notícia é que nesse post vamos falar de 5 ideias simples e criativas de como organizar lingeries de forma prática e eficiente.

Antes de mais nada, a organização das gavetas e cabides de lingerie oferece duas vantagens: eficiência e rapidez na hora de encontrar as peças e aumento da durabilidade delas, conservando-as por mais tempo, afinal é muito triste quando aquele lindo sutiã de bojo fica todo cheio de marcas e “buracos” porque foi guardado errado.

A organização de peças como calcinhas e sutiãs depende de vários fatores como espaço, tipo de roupas íntimas, o dinamismo da vida e da correria de quem utiliza as peças, entre outras coisas. Por isso, o primeiro passo, antes de aplicar as dicas que daremos, é realizar uma pré-organização.

Categorização e descarte: vai começar a organizar as peças, mas qual o primeiro passo? Antes de mais nada, você deve esvaziar o seu guarda-roupas e categorizar suas lingeries. Calma! Não precisa sair etiquetando tudo, basta separar em categorias simples tais como:

  • Conjuntos do dia a dia e especiais;
  • Conjuntos de algodão;
  • Conjuntos de renda e poliéster;
  • Subcategorização por cores iguais e similares;

como organizar lingeries por tipo de lingerie

Faça da mesma maneira a categorização com as lingeries que não fazem parte de conjuntos, separando-as em peças do dia a dia e especiais – algodão, de renda e poliéster – , e subcategorização por cores iguais e similares. Essa categorização agiliza a localização das peças e também trará a você a noção de como está o seu guarda-roupa de lingerie, se há necessidade de trocar algumas peças, comprar novas, se há alguma faltando. Tudo isso você perceberá ao realizar a categorização. Então, vale a pena investir um tempo nessa parte do processo de organização.

Durante essa pré-organização em que você categorizou as peças íntimas, chegou a hora do descarte. Sim, em geral as pessoas acham que deve fazer esse passo a passo de maneira contrária, isto é, primeiro descarta depois categoriza. Mas a verdade é que você só vai conseguir perceber as peças que não usa mais – que estão velhas ou que você comprou e deixou de lado, porque não encaixa com suas blusas no momento -, quando estiver pré-organizando e categorizando as suas peças. Nessa etapa prévia à organização em si, mantenha em mente que você deve apenas guardar as lingeries que de fato são do seu uso, pois uma boa organização também está ligada a livrar-se daquilo que não serve mais.

Feito tudo isso, chegou a hora de observar o espaço que você dispõe, pois assim poderá decidir qual, ou quais das opções abaixo melhor será adequada ao seu perfil. Pegue a fita métrica, meça suas gavetas, seus cabides e mãos à obra, vamos às formas de organizar de vez aquela bagunça do começo!

Dica 1: Organizador de gavetas

Para quem dispõe de pouco espaço, a dica é recorrer à criatividade. Uma boa pedida são os organizadores em forma de colmeia, aquelas que tem várias divisórias. Umas parecem realmente com colmeias, outras são só quadradinhas. Com uma fita métrica veja o tamanho da sua gaveta e procure um modelo que lhe agrada. Além de deixar a gaveta bonita, a depender do tamanho da colmeia e da gaveta, ele tanto servirá para guardar as calcinhas , meias e os sutiãs – para os modelos de bojo, há os mais maleáveis e os menos, para os maleáveis, encaixe um bojo dentro do outro, virando um dos lados de cabeça para baixo. Lembre-se de que não se deve empurrar o bojo para dentro, pois isso vai amassar e deformar o seu sutiã.

Dica 2: Caixas plásticos ou de papelão

Outra dica boa são os potes plásticos; aqui, a escolha depende do gosto e do bolso do cliente. Você pode optar por comprar caixas organizadoras de plástico – essas caixas podem ser encontradas em modelos vazados, coloridos como rosa, azul, amarelo, branco, com tampas, maiores menores – ou optar por potes e caixas de papelão (de sapatos, por exemplo) que você já tem casa. Dependendo do tamanho da gaveta, você pode escolher caixas de tamanhos diferentes e colocá-las lado a lado, uma com calcinhas de algodão, outra com sutiãs com bojo, separando as peças da maneira que você achar mais prático.

Dica 3: Crie suas divisórias

Se você não achou nada que lhe agradasse, uma boa saída é criar as próprias divisórias. As maneiras são muitas, mas selecionamos três ideias muito boas:

  • Divisórias com papelão Além de ser uma dica de baixo custo, as divisórias com papelão podem ser ajustadas de acordo com as suas necessidades. Você pode fazer divisões maiores e menores, a depender de como vai organizar sua gaveta e encaixar as peças dobrando-as em forma de envelope, o que deixa as peças mais fáceis de serem localizadas.
  • Divisórias com EVA O EVA substitui a ideia da colmeia, a vantagem é que por ser um material maleável, ele se adapta ao tamanho das suas peças. Assim, você pode guardar com segurança aqueles sutiãs menos fáceis de dobrar e ainda fazer separações maiores para os conjuntos de lingerie. Tanto EVA, quanto o papelão devem ser fixados à gaveta com cola quente para que eles não saiam do lugar no dia a dia, quando temos de pegar as peças rapidamente.
  • Plaquinhas de MDF A madeirinha do MDF não toma espaço e pode ser cortado na medida certa para encaixar na sua gaveta. Mais uma vez a vantagem é que você pode adaptar as plaquinhas de modo a fazer divisórias maiores ou menores, dependendo das suas necessidades. Para dar um toque todo especial, você pode envolver as placas com papel contact coloridos e estampados, deixando sua gaveta organizada e colorida.

Dica 4: Use os cabides

organize lingeries com cabide

Se você tiver espaço no seu cabideiro, essa pode ser uma excelente opção. A dica é usar os cabides para pendurar os sutiãs, isso garante a visibilidade deles, o que torna mais fácil deles serem encontrados, bastando apenas abrir o armário. Além da facilidade, os cabides também garantem a durabilidade às peças, pois se forem sutiãs de renda, não correrão risco de terem fios puxados, se forem de bojo, não serão amassados e assim por diante. Os cabides também são muito úteis para os conjuntos, e com isso, sobra espaço na gaveta!

Dica 5: Dobre e enfileire tudo

Essa dica parece óbvia, mas não é. Se você não é adepta de organizadores, cabides e etc, uma maneira super simples de manter a organização da gaveta é dobrar as calcinhas (o melhor é dobrá-las em envelope) e guardá-las em fileiras. Isso permite encontrar rapidamente as calcinhas. Dobrando-as em envelope será mais difícil que elas se desdobrem e fiquem misturadas na gaveta. Com os sutiãs é a mesma coisa, basta guardá-los em fileiras.

Se inspirou nesse texto e gostaria de organizar e renovar as suas lingeries? Então acesse nosso site Click Sophia!

Escreva um comentário

Share This