Se tem uma característica que influencia, e muito, os resultados de um bom vendedor é a autoconfiança. Você precisa ter segurança nas informações que passa, mostrar que entende do assunto e, o mais importante, acreditar no seu potencial. Somente dessa forma terá sucesso nas negociações. Mas sabemos que não é tão fácil. Há momentos na carreira em que um problema pessoal, financeiro ou, até mesmo, a avaliação negativa de um cliente é capaz de abalar o psicológico. Pensando nisso, reunimos 7 dicas de como ser confiante que vão ajudá-la a recuperar sua autoestima, mantê-la mais motivada e, consequentemente, vender mais. Confira!

Dicas de como ser confiante

É sempre bom fazer uma pausa e refletir sobre como suas atitudes podem mudar a realidade em que você vive. Se você chegou até aqui, é porque está em busca de evolução profissional. Aproveite esse momento para abrir a mente e, verdadeiramente, aprender.

Listamos dicas para serem colocadas em práticas no seu dia a dia. São maneira simples de como ser confiante e tornar-se um profissional mais preparado para os desafios. Vamos começar?

1. Reconheça seu potencial

Sim, você tem talentos e qualidades. Pense em cada um deles. Se necessário, coloque-os no papel. Sempre que o dia começar, lembre-se de cada um deles. O mais importante é concentrar-se no que você faz de melhor. Assim, os resultados vão aparecer mais rapidamente e você conseguirá se manter motivada por muito mais tempo.

2. Faça uma lista de suas conquistas

Olhe para trás. Analise sua trajetória e repense sua história. Quais foram suas conquistas até aqui? Faça uma lista incluindo os pequenos e os grandes resultados que você alcançou. Dessa forma, ficará ainda mais fácil perceber tudo o que você superou e o grande potencial que tem, isso influenciará no caminho de como ser confiante.

No entanto, tome cuidado com a chamada Síndrome do Impostor. São pensamentos que podem fazer com que você acredite que tudo o que conquistou foi devido a sorte ou acaso. É importante ter consciência das suas qualidades e saber do que é capaz.

3. Não seja tão exigente

Assim como qualidades, todos nós temos habilidades que podem ser melhoradas. Mas tenha consciência que, antes de acertar, você poderá errar algumas vezes. Por isso, permita-se falhar.

Saiba que os melhores revendedores também erraram. Isso faz parte da evolução e aprendizado. Por isso, não se culpe ou puna quando algo não sair exatamente como o planejado.

O que realmente fará a diferença é a forma como você encara o ato falho. Se você aprender com o erro, focar em soluções e refletir sobre o que você pode fazer de diferente para alcançar resultados positivos, estará no caminho certo!

4. Evite comparações

Um profissional é diferente do outro. Cada um carrega uma história, qualidades, defeitos e objetivos próprios. Jamais se compare com outra pessoa. Esse é um péssimo hábito, e é, também, a maneira mais fácil de se auto sabotar profissionalmente.

Em vez disso, busque inspirações em grandes empreendedores e tenha em mente que, assim como eles, você também é capaz de fazer a própria história e chegar ao topo.

5. Busque conhecimento

Uma excelente maneira de como ser confiante e não se intimidar diante de clientes e, principalmente, da concorrência, é adquirindo o máximo de conhecimento possível. Seja especialista no seu produto e na sua área. Leia, pesquisa e informe-se. Toda forma de aprendizado é válida: livros, cursos e palestras. Invista no seu desenvolvimento pessoal.

Além disso, não deixe de buscar conhecimento geral. Esteja por dentro das notícias e saiba o que está acontecendo no mundo. Dessa forma, você terá capacidade de desenvolver um bom bate papo com pessoas de todas as idades e classes sociais, e, com isso, vender se tornará mais fácil!

6. Cuide da sua aparência

Os cuidados com a sua aparência devem fazer parte da sua rotina. Separe um tempo só para isso. Aprenda a maquiar-se, vista-se bem, arrume o cabelo, compre roupas novas. Não precisam ser caras ou marca. Estamos falando de peças apropriadas e que valorizem as suas qualidades.

Segundo o empreendedor Mareo McCracken, quando uma pessoa trabalha sua própria aparência, acabam tendo um desempenho melhor. Olhar-se no espelho e sentir-se bonita é fundamental para o ego. Dessa forma, você aumentará a sua autoconfiança e ajudará a fortalecer a sua marca perante o mercado.

7. Sorria mais

Parece simples, não? Mas saiba que sorrir também exige exercício mental e treinamento diário. Às vezes, mesmo sem perceber, por estar preocupada ou pensando em outras coisas, você pode passar uma imagem pouco simpática.

Se preocupe mais em sorrir. Quanto mais sorrisos você distribuir, mais simpatia e alegria você receberá. Os clientes lembrarão de você como uma pessoa feliz e sentirão prazer na sua companhia.

como ser confiante sorria mais

O segredo está no treinamento

O treinamento não só é importante como fundamental para alcançar os resultados. Quer um exemplo? Se você tem medo de falar em público, estabeleça metas. Pode ser diária, semanal ou mensal. O importante é treinar para superar as dificuldades.

Comece puxando uma conversa com um estranho no elevador, conte uma história em voz alta em uma roda de amigos e, quando sentir-se segura, prepare um showroom de apresentação de novas peças para as suas clientes.

Mas também é preciso ter consciência de que nada acontece como um passe de mágica. Por isso, para recuperar sua autoconfiança, esteja determinado, tenha foco e muita paciência. Você verá que os resultados aparecerão gradualmente e, antes que você perceba, terá transformado sua vida profissional.

Ficou animada? Então, alinhe a postura, erga a cabeça e vá à luta. Essas dicas para conquistar mais autoconfiança a ajudarão a acreditar mais em si mesma. Quando nos sentimos mais seguros, conseguimos pensar com mais clareza, planejar melhor, ter agilidade, a criatividade aflora e trabalhamos mais felizes. Faça o teste!

Agora que você já sabe o caminho, ou seja, como ser confiante, está na hora de ampliar seus conhecimentos. Que tal ficar por dentro das lingeries mais vendidas? Saber o que está em alta e quais são as peças que não podem faltar no seu catálogo de produtos é fundamental para aumentar as vendas!

 

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