Importância de ter um estoque

A importância de ter um estoque está em diminuir a imobilização do dinheiro que foi investido e na rapidez para saber os produtos disponíveis para venda Sendo assim, ter uma reserva de produtos é uma estratégia essencial para garantir boas vendas de lingerie e um controle das peças que você tem e daquelas que precisa repor com mais ou menos frequência.

Além disso, esse controle auxilia na precificação e monitoramento do seu estoque com o seu fornecedor. Ou seja, o site de atacado que você utiliza. Se você está iniciando na carreira de revendedora, acompanhe a seguir como criar uma boa reserva de produtos de maneira completa e organizada. Confira!

Saiba quais são os produtos que mais vendem

Para que você tenha tudo sob controle, o primeiro passo é analisar quais são as peças mais compradas ou procuradas pelas suas clientes. Deste modo, você terá uma base de quais modelos, tamanhos e cores são os mais pedidos para sempre mantê-los em sua reserva.

Portanto, a importância de ter um estoque também está ligada a um bom atendimento ao cliente. Já que você não os deixará na mão com produtos faltando ou não podendo disponibilizar algum modelo a pronta entrega. Com isso, evitará até mesmo perder vendas.

Para ter esse controle, você pode ter uma planilha ou utilizar um caderno de anotações para registrar aquelas lingeries e sutiãs que mais saem. Dessa maneira, garantirá dois pontos importantes: você sempre terá os produtos que mais são comprados e também terá um bom relacionamento com o seu fornecedor.

importância de ter um estoque produtos mais vendidos

Classifique os seus produtos

Faz parte da importância de ter um estoque mantê-lo organizado e eficiente fazendo uma classificação dos seus produtos.

Quando o local onde você guarda os produtos para venda é totalmente desorganizado, você terá uma grande dificuldade em identificar quais peças estão acabando. Assim como quais não precisam ser repostas e ainda perderá muito tempo até encontrar o modelo que a sua cliente escolheu.

Já quando você mantém o local organizado de acordo com uma classificação específica, será mais fácil encontrar o produto em meio a uma pilha de calcinhas, bodys e afins. Sendo assim, indicamos que você crie variadas categorias para identificação. Quanto mais específica for a sua separação, mais fácil será para encontrar o que precisa.

Essa separação pode ser feita por tamanhos, modelos, cores e tipo de peça. Por exemplo, você pode ter uma estante para separar as calcinhas modeladoras dos modelos de fio dental ou os sutiãs plus size dos modelos menores.

Você também pode separar os modelos por tipo de tecido ou por outro tipo de classificação que facilite a organização. Afinal, a rapidez no atendimento também é um diferencial muito positivo.

Crie um controle de qualidade

Ao contrário do que muitos revendedores pensam, não é somente o setor de alimentos que precisa de um controle de qualidade. O seu estoque de produtos para venda também necessita desse monitoramento.

Criar um controle de qualidade inclui verificar a situação de cada peça, trocar o pedido que veio errado ou mesmo com algum defeito de fabricação.

A melhor maneira de fazer isso de forma que não tome muito tempo, mas que seja funcional, é definir algumas tarefas semanais. Para isso, crie um cronograma, planilha ou tabela de atividades. E fixe em um local de fácil visualização para não correr o risco de pular alguma etapa.

Além disso, sempre que receber uma nova remessa de lingeries e peças que revende. Não deixe de conferir se o pedido foi entregue corretamente e se não há nenhum produto danificado. Quanto mais rápido você identificar qualquer tipo de equívoco nos pedidos. Assim como defeitos de fabricação, mais rápido será para a empresa fornecedora resolver o seu problema.

Registre todas as movimentações em seu estoque

Como dissemos, a importância de ter um estoque está no controle dos seus produtos. No entanto, para que isso possa ser feito, é necessário que toda e qualquer tipo de movimentação na sua reserva de produtos seja registrada. Seja de troca, compra ou reposição. Isso também é muito importante para que não haja problemas no seu fluxo de vendas.

Esse registro deve ser feito no ato da saída ou entrada de um produto. Visto que se você deixar para depois é muito fácil que você se esqueça de anotar a movimentação e esse problema virar uma bola de neve.

Portanto, sempre que um produto entrar ou sair da seu estoque, não importa por qual motivo, essa movimentação deve ser anotada em seu controle imediatamente.

Lembre-se que o controle de estoque deve abordar desde a chegada da remessa que foi programada. Até a data de entrega para o seus clientes. Aqui, novamente, você pode usar planilhas ou adotar um método que seja eficaz para você fazer esses registros.

Adote a técnica PEPS

A técnica PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) foi desenvolvida por especialistas em logística para o setor alimentício. Originalmente, essa estratégia é conhecida no termo em inglês FIFO (First in, First Out).

O objetivo era minimizar a perda dos produtos perecíveis. Contudo, percebeu-se que essa estratégia também pode ser muito eficiente no setor da moda.

Para o controle de estoque, essa técnica, por via de regra, determina que os primeiros produtos a serem comprados devem ser os primeiros a serem vendidos.

Na revenda de roupas íntimas, o PEPS pode lhe ajudar a não ficar com peças paradas ou evitar que os modelos saíam de moda e ninguém os queiram mais.

Importância de ter um estoque: Mantenha o estoque em ordem

No mais, sempre mantenha as suas peças muito bem embaladas. Principalmente em se tratando de roupas íntimas, onde as clientes preferem levar aquelas embaladas. E que foram pouco manuseadas do que aquelas que estão soltas ou amassadas.

A importância de ter um estoque é percebida quando você identifica a necessidade de controlar os seus produtos para ter lucro e evitar perdas. O hábito de controlar as suas peças. Assim como  a movimentação da sua reserva de produtos permite até mesmo um melhor atendimento ao cliente. Ou a imobilização do capital que você investiu para começar o seu negócio.

Viu como registrar as movimentações das suas peças e controlar o estoque é essencial para aumentar as suas vendas? Então, assine a nossa newsletter. Assim você vai ficar por dentro de mais dicas que contribuirão para o seu sucesso como revendedora!

 

Escreva um comentário

Share This