Top para academia

Praticar exercícios de calça jeans, sapatilha, cabelo solto ou mesmo blusas pouco arejadas é um pesadelo para todas que buscam uma rotina saudável. Equilibrando as atividades físicas com as obrigações do dia a dia. Assim como essas peças causam chateação, usar sutiãs durante uma corrida ou levantamento de peso pode ser desagradável. Contribuindo com possíveis dores nos seios, baixa sustentação durante o exercício e desconfortos recorrentes. Para evitar esses incômodos, o top para academia passou a ser o novo queridinho das mulheres que buscam o melhor “outfit”. Contribuindo para o conforto e segurança nas atividades.

Se você quer saber como escolher um top para academia que ofereça proteção e, ao mesmo tempo, evite dores ou flacidez, não se preocupe. Confira abaixo as dicas infalíveis que separamos!

Atente ao tamanho ideal

Assim como o sutiã pode causar dores nas costas, flacidez ou incômodos locais, os tops também podem ser extremamente desconfortáveis se forem usados em tamanhos errados.

Isso porque, como eles têm a função de sustentar e assegurar a estabilidade durante o treino, qualquer erro no modelo pode interferir na preparação física, prejudicando também a execução das atividades.

Para começar, o melhor top para academia deve ser do tamanho exato para cada tipo de seio, evitando dores pela pressão ou pouco apoio. Existem 3 principais modelos feitos para diferentes tamanhos, confira:

Top para encapsulamento

São modelos feitos para sustentar cada seio individualmente, com formato literal para esse encaixe. Assim, ele não apenas comprime, mas “ajeita”, sendo ótimo para mulheres com seios maiores.

Top para compressão

Os tops de compressão são aqueles de elástico, que não possuem zíper ou outro tipo de fecho. Eles comprimem os seios, reduzindo a movimentação e estabilizando-os. O modelo é recomendado principalmente para números pequenos.

Top equilibrado entre as opções

Por fim, há o modelo com formato para encapsular cada seio e, ainda, juntá-los ao corpo. Esse top para academia é indicado para tamanhos médios e grandes, ajudando na mobilidade.

Confira a sustentação de cada modelo

Além do formato e do tamanho, as peças são moldadas com tipos de sustentação diferentes.

É preciso considerar essa variação a partir da atividade praticada, afinal, um top de grande sustentação, por exemplo, pode não ser necessário em exercícios de relaxamento, mas é essencial para aqueles de impacto.

Dessa forma, é preciso considerar 3 tipos de sustentação a partir das atividades:

  • sustentação leve: tops de sustentação leve podem ser usados em exercícios de relaxamento, alongamento ou baixo impacto, como yoga, meditação, pilates e caminhada;
  • sustentação mediana: a sustentação mediana pode ser usada em esportes como bike e tênis, que exigem saltos e impactos pontuais;
  • sustentação alta: os modelos de sustentação alta são ótimos para atividades com impacto constante, como corrida, ou esportes como basquete.

Essas 3 especificidades devem ser combinadas com o tamanho adequado e o melhor estilo, oferecendo conforto nos treinos.

Entenda a diferença dos materiais

Dentre as principais matérias-primas, o top para academia pode ser feito de algodão, poliéster, poliamida e uma série de outros tecidos que interferem na temperatura e transpiração.

Assim, é preciso conferir o tipo de tecnologia empregada na peça e qual é a preocupação da empresa em oferecer produtos de qualidade. Evitando itens que aumentem a temperatura corporal ou não absorvam o suor.

Como existem muitas combinações entre tecidos, não há como encontrar o melhor modelo sem pesquisar previamente. Realizando uma compra de qualidade, durável e que ajude nas atividades diárias.

Busque o melhor estilo de top para academia

O estilo de top também pode influenciar nos diferenciais da peça, além de ser um critério estético para comprar o produto. Dentre os principais, os mais comuns são:

Formato em X

Os tops para academia de formato em X são muito comuns, apresentando abertura nas costas para que as duas alças se cruzem. Eles podem ser de tamanho único ou regulável. Ajudando principalmente as mulheres com seios maiores.

Nadador

O top em formato nadador é parecido com o anterior, porém, as costas são mais fechadas e as alças fixas, garantindo a sustentação no busto e a praticidade na hora de vestir.

Além disso, ambos os tipos podem ser confeccionados com diferenças em suas partes, interferindo na aparência e na comodidade da mulher. Vale lembrar que cada detalhe conta na hora de comprar a peça. Afinal, sentir dores e desconforto ao praticar exercícios não é a melhor opção, certo?

Considerando essas diferenças, há 2 detalhes que devem ser avaliados antes da decisão final:

Alças grossas fixas ou ajustáveis

Quanto mais grossas as alças, maior sustentação para os seios da mulher. Os tops para academia com alças grossas fixas ou ajustáveis ajudam muito na estabilidade. Diminuindo o impacto durante os exercícios e, consequentemente, as possíveis dores.

Além disso, como esses tops evitam que os seios fiquem balançando, é possível treinar com mais segurança e sem se preocupar com a questão. Focando na série ou prática esportiva.

Elástico

Além das alças, os elásticos que ficam abaixo do busto devem ser pontos de atenção. Se a costura for muito apertada, é possível que o top aperte a região e cause desconforto. Além de interferir na circulação e, assim, no rendimento do exercício.

Para essa parte, é possível comprar uma peça com o mínimo de costura na região ou com camadas duplas de tecido. Ajudando no encaixe.

Todos esses detalhes devem formar a combinação perfeita para cada tipo de corpo. Assim, na hora de escolher, não deixe de experimentar e realizar testes, vendo como o corte do top se adapta em diversas posições corporais.

Considere o tipo de atividade física

Por fim, vale lembrar que cada tipo de top para academia deve ser usado de acordo com a atividade física e com o tempo de prática. Como você já viu neste post, há exercícios que exigem baixa, média ou alta sustentação.

Pesquisar sobre as diferenças dos treinos ajuda a entender qual modelo usar em cada momento. Assim, vale a pena conversar com o médico e com o responsável pelas práticas esportivas, pedindo sugestões e recomendações.

Gostou de entender mais sobre como escolher top para academia? Achou as dicas do post interessantes e informativas? Então aproveite para conhecer agora mesmo os nossos produtos!

 

 

Escreva um comentário

Share This