Como lavar lingeries
Você sabia que existe jeito certo de como lavar lingeries? A maioria das mulheres tem o hábito de lavar roupas íntimas na máquina de lavar ou higienizar as peças durante o banho. No entanto, nenhuma dessas formas é a ideal para quem deseja manter a beleza e a durabilidade delas.
Lavar a lingerie corretamente, é importante não só para manter a beleza e o tempo de vida da peça, mas também, porque a roupa íntima fica em contato com o nosso corpo durante muito tempo e pode causar irritações na pele e outros problemas se não estiver limpa de verdade.
Se você tem dúvidas, confira a seguir, qual é a melhor forma de lavar a lingerie que você usa e aprenda também algumas dicas interessantes para a manter sempre em bom estado.
Como lavar lingeries do jeito certo?
A lingerie é uma peça bastante delicada. A lavagem, portanto, deve se adequar a essa característica. Por isso que o ideal é que a lingerie seja lavada a mão, seguindo ainda as orientações a seguir. Confira:
Use sabão neutro
Procure em supermercados o sabão ideal para lavar a sua lingerie. O produto não deve conter substâncias abrasivas e nem água sanitária. Use um sabonete líquido, leve, com pH neutro, voltado especialmente para esse tipo de roupa, pois não danifica o material.
Ajuste a temperatura da água
A água usada na lavagem das peças íntimas deve estar entre fria e morna. Água quente deve ser evitada, pois prejudica o tecido fazendo com que a lingerie perca a elasticidade e a cor original.
Não deixe as peças de molho
Não precisa deixar a sua lingerie de molho. Ponha a roupa em uma bacia com água fria e sabonete líquido, esfregue as peças com delicadeza, enxague e ponha para secar. Esse processo simples, já é o suficiente para manter suas peças higienizadas corretamente.
Evite torcer a lingerie
Jamais torça a lingerie para que ela seque mais rápido. Se fizer isso todas as vezes que lavar a sua peça íntima, em pouco tempo elas estarão frouxas e tão desgastadas que terão que ser substituídas.
Não use escovão
Assim como não devemos torcer as calcinhas e sutiãs, não devemos usar escovão e nem escovinha para retirar toda a sujeira ali instalada. Basta esfregar um pouco, com cuidado e carinho e sua lingerie estará pronta para ser usada novamente.
Não lave a calcinha na hora do banho
O hábito de lavar lingerie, principalmente a calcinha, durante o banho é muito comum por causa da praticidade e do tempo corrido que as mulheres costumam ter. No entanto, esta não é uma prática recomendada por dois motivos.
O primeiro deles, é que a água quente do banheiro prejudica o tecido da calcinha, tornando-a menos elástica e desbotada. Além disso, é provável que seja usado um sabão inadequado, mas que está mais perto naquele momento o que também danifica as peças ou pode causar alergias.
Evite misturar peças de cores diferentes
A lingerie deve ser lavada separada das outras roupas. Divida-as também por cores similares. Assim, você evita perder alguma calcinha ou sutiã por causa de manchas derivadas das peças coloridas.
Cuidado na hora da secagem
Quem tem o hábito de lavar a calcinha no banheiro, também costuma pendurar a peça em algum lugar ali dentro, para que ela seque. O problema é que o banheiro é um lugar quente e abafado, o que favorece muito a proliferação de fungos e bactérias na roupa molhada.
Portanto, por questões não só estéticas, mas também de saúde íntima, evite lavar as calcinhas no banheiro e, principalmente, evite deixá-las secando em um ambiente fechado.
Depois de lavar a lingerie, leve-a para secar em um local protegido da incidência direta do sol. Como já vimos, o calor é prejudicial ao material do qual a roupa íntima é feita e pode causar manchas.
Pendure a lingerie em um varal na sombra, com uso de pegadores. Evite torcer as peças para mantê-las duráveis por mais tempo.
Leia também: Como calcular o tamanho do sutiã?
Não tenho tempo para lavar a lingerie a mão. E agora?
O ideal é lavar a lingerie na mão, em um recipiente próprio para esse fim, com sabão adequado, sem grande esforço e levando-a para secar da maneira correta, na sombra. Mas sabemos que nem sempre é possível seguir essa rotina, uma vez que temos uma vida bastante corrida.
Se o uso da máquina de lavar para higienizar as suas peças íntimas for indispensável por falta de tempo, também temos algumas recomendações. A primeira orientação é não jogar as peças direto dentro da lavadora, mas usar um saquinho específico para esse fim. Desta forma, a roupa fica limpa, mas sem danos.
Evite levar a lavadora os sutiãs com bojo e de aro, pois eles podem perder o formato e estragar. Peças de renda também precisam de muito cuidado, pois podem se rasgar facilmente com os movimentos da máquina de lavar.
Na hora de escolher o ciclo de lavagem, opte pela lavagem de peças delicadas e mantenha todos os fechos devidamente fechados para que a lingerie não fique enroscada no restante das roupas.
Por fim, evite misturar peças de cores diferentes e siga o mesmo processo na hora da secagem, usando a sombra em vez do sol direto.
Dicas para que a sua lingerie dure por mais tempo
Além de tomar os devidos cuidados na hora de lavar a lingerie e secá-la, é preciso ainda seguir algumas dicas importantes. São elas:
Evite passar as peças a ferro
Alguns tecidos simplesmente podem rasgar ou ficar manchados depois do uso do ferro de engomar. Se ainda assim, você quiser passar as suas calcinhas, use o ferro a vapor que causa menos danos.
Não use amaciante na lingerie
Quer usar uma lingerie limpa, macia e cheirosa e por isso usa amaciante depois da lavagem? Saiba que essa prática também não é a ideal. O amaciante possui substâncias que podem atrapalhar o poder de absorção da roupa, além do risco de causar alergia, devido o contato direto com a pele.
Seguindo todas as dicas aqui listadas, a sua roupa íntima ficará limpa e cheirosa sem precisar usar amaciante.
Como você viu, lavar a lingerie é uma tarefa que exige uma boa dose de cuidados se você quiser conservá-la por mais tempo e totalmente higienizada, como deve ser.
Está precisando de lingerie nova? Venha conhecer as muitas peças disponíveis no nosso site e renove o seu guarda-roupa.