Tamanho do sutiã

Toda mulher sabe que passar o dia com o sutiã apertado, com a alça caindo ou a parte frontal “sobrando” é sinônimo de desconforto, causando irritação ou incômodo com o decorrer das horas. Ao mesmo tempo em que essas situações são comuns, a dificuldade para encontrar um bom tamanho do sutiã também é bastante comum. Muitas vezes é difícil encontrar a peça certa, perfeitamente compatível com o tipo físico.

Para não errar na hora da compra, separamos algumas dicas sobre como calcular o tamanho do sutiã e quais os pontos de atenção para essa peça. Continue lendo e fique preparada!

Qual a importância do tamanho do sutiã?

Além de interferir na estética, ressaltando gordurinhas, marcando a pele e a roupa, o tamanho errado de sutiã pode ser diretamente relacionado a problemas de saúde, além de prejudicar o humor e o dia a dia das mulheres.

Sutiãs apertados deixam marcas avermelhadas nos ombros e podem ser um adicional para dores nas costas ou nos seios. Peças muito largas não oferecem o suporte necessário, um hábito que influencia nos seios caídos com o decorrer do tempo.

Além disso, a autoestima pode ser diretamente afetada se a peça não tiver um bom caimento no corpo e, consequentemente, não ressaltar os pontos fortes do corpo da mulher, influenciando negativamente o olhar para si mesma.

Todos esses pontos mostram a importância de acertar o tamanho ideal do sutiã, ajudando a manter a qualidade de vida.

Como calcular o tamanho do sutiã?

As medidas do busto, costas e ombros são bons começos para encontrar o modelo adequado. Para isso, é possível medir as partes do corpo com fitas métricas e seguir uma tabela que relaciona o número da peça com as medidas aproximadas, como:

  • tamanho PP ou 36: veste busto 68-71 cm e tórax 59-62 cm;
  • tamanho P ou 38-40: veste busto 78-86 cm e tórax 68-72cm;
  • tamanho M ou 42: veste busto 84-89 cm e tórax 73-77 cm;
  • tamanho G ou 44: veste busto 90-95cm e tórax 78-82cm;
  • tamanho GG ou 46: veste busto 96-102 cm e tórax 83-90cm;
  • tamanho XG ou 48: veste busto 103-109 cm e tórax 91-98cm;
  • tamanho XXG ou 50: veste busto 110-117 cm e tórax 99-106cm.

Essas medidas são parâmetros para uma compra baseada nas numerações de PP até XXG, porém há modelos demarcados a partir da taça ou bojo, seguindo a numeração entre A e DD.

Para eles, é possível pensar na correlação entre os tamanhos e os tipos, como:

  • tamanho P ou 38-40: bojo ou taça A;
  • tamanho M ou 42: bojo ou taça B;
  • tamanho G ou 44: bojo ou taça C;
  • tamanho GG ou 46: bojo ou taça D;
  • tamanho XG ou 48: bojo ou taça DD.

Todos esses tamanhos podem ser testados de acordo com as medidas, ajudando a direcionar as pesquisas e compras.

Além de seguir essa tabela como base, para acertar o tamanho do sutiã é possível considerar alguns fatores de acordo com o uso no dia a dia, como os itens tratados a seguir!

Há pontos de atenção além das medidas?

Além dos modelos, centímetros e bojos ou taças, é possível identificar um sutiã de tamanho certo ou errado a partir de algumas constatações com o uso rotineiro ou mesmo no momento de experimentar, como:

Taça sem folga e sem aperto

É comum que o tamanho da taça ou bojo esteja apertado, com impressão de que os seios “saltam” para a frente ou sobram nas laterais. Outro indício é a facilidade dos seios saírem do lugar e isso causar constrangimentos durante o uso.

As taças e bojos apertados são tão problemáticos quanto modelos muito grandes. Os sutiãs largos apresentam laterais frouxas e espaços sobrando entre o seio e o tecido, sem oferecer o suporte necessário para o tipo de corpo.

Alças no lugar certo

Além das taças e bojos, as alças são grandes indicativos sobre os modelos do sutiã. Alças que apertam e deixam marcas avermelhadas indicam modelos muito pequenos para o corpo. Alças que ficam largas e caindo demonstram que o modelo é muito grande, atrapalhando a composição entre as peças de roupa.

Fechos adequados

Outra dica é atentar-se aos fechos e a dificuldade em utilizá-los. Fechos que demandam muito esforço para fechar e que apertam as costas podem afetar a circulação sanguínea, além de deixar marcas de pressão.

Fechos que ficam frouxos mesmo estando na primeira fileira não fixam o sutiã, deixando as laterais soltas e oferecendo o risco da peça ficar instável no corpo.

Todos esses pontos podem ser perceptíveis a partir do uso, indicando a hora de optar por outros modelos após encontrar o tamanho ideal da peça. Além disso, geralmente os pontos de atenção são complementares, assim, é possível que tanto as alças quanto os fechos e as taças indiquem se a peça está larga ou apertada, formando um combo de indicativos.

Há modelos ideais para cada tamanho?

Geralmente se os seios são grandes e não há a intenção de usar sutiãs que os aumente, o indicado é optar por modelos sem bojo, com armação simples ou apenas de tecido. Se o desejo é torná-los maiores, o bojo ou o modelo push-up são boas opções, ajudando a ressaltar o decote.

Outra situação corriqueira no universo feminino é o caso de mulheres que buscam sutiãs que ajudem a aliviar as dores nas costas causadas pelo tamanho dos seios. Para isso, é interessante optar por modelos de alta sustentação, com alças largas, maior cobertura frontal e, alguns, com tiras inferiores para fixação, ajudando a criar conforto e estabilidade.

Independentemente do modelo ou intenção, o indicado é que qualquer peça siga o tamanho indicado de acordo com as medidas. Dessa forma, além de muito confortável e útil para o dia a dia, o tamanho do sutiã influenciará positivamente na saúde da mulher.

Lembre-se que essa peça deve ser bem escolhida e valorizada, pois ela contribui para ressaltar a estética e valorizar o tipo físico de cada uma, influenciando positivamente na autoestima.

Gostou das dicas sobre como entender e escolher o tamanho do sutiã? Aproveite e confira o artigo Mitos sobre o sutiã” e esclareça mais dúvidas sobre o assunto!

Confira também todos os tipos de sutiã clicando na imagem abaixo:

Soutien decotado sem bojo

9 Comentários

  1. Pingback: Top para academia: o que levar em consideração na hora da compra? - Blog da Click Sophia - Moda Feminina e Lingerie

  2. Pingback: Tipos de corpos, conheça e descubra qual é o seu

  3. Pingback: Lingeries mais vendidas, saiba conosco quais os modelos de sucesso!

  4. Pingback: Lingerie para lua de mel: o que você precisa observar antes

  5. Pingback: Moda íntima feminina: tudo o que você precisa saber!

  6. Pingback: Modeladores de corpo, 5 perguntas e repostas sobre

  7. Boa tarde, geralmente uso sutiã 44 por as alças e as costas ficam .pouco largas as vezes até o bojo mas se compro 42 o bojo fica um pouco pequeno

    • Click Sophia Responder

      Olá, Manu! Como vai?
      O ideal seria vc medir o seu corpo para saber qual tamanho é o ideal e também é interessante saber qual o tipo de corpo para saber as modelos que ficam melhores em você. Aqui nesse link você consegue saber a medida em centímetros e assim poderá se guiar melhor. Segue: https://www.clicksophia.com.br/tabela-de-medidas/

Escreva um comentário

Share This