Tamanho do sutiã

Toda mulher sabe que passar o dia com o sutiã apertado, com a alça caindo ou a parte frontal “sobrando” é sinônimo de desconforto, causando irritação ou incômodo com o decorrer das horas.

Ao mesmo tempo em que essas situações são comuns, a dificuldade para encontrar um bom tamanho do sutiã também é bastante comum. Muitas vezes é difícil encontrar a peça certa, perfeitamente compatível com o tipo físico.

Para não errar na hora da compra, separamos algumas dicas sobre como calcular o tamanho do sutiã e quais os pontos de atenção para essa peça. Continue lendo e fique preparada!

 

Qual a importância do tamanho do sutiã?

Além de interferir na estética, ressaltando gordurinhas, marcando a pele e a roupa, o tamanho errado de sutiã pode ser diretamente relacionado a problemas de saúde, além de prejudicar o humor e o dia a dia das mulheres.

Sutiãs apertados deixam marcas avermelhadas nos ombros e podem ser um adicional para dores nas costas ou nos seios. Peças muito largas não oferecem o suporte necessário, um hábito que influencia nos seios caídos com o decorrer do tempo.

 

Além disso…

A autoestima pode ser diretamente afetada se a peça não tiver um bom caimento no corpo e, consequentemente, não ressaltar os pontos fortes do corpo da mulher, influenciando negativamente o olhar para si mesma.

Todos esses pontos mostram a importância de acertar o tamanho ideal do sutiã, ajudando a manter a qualidade de vida.

 

Como calcular o tamanho do sutiã?

As medidas do busto, costas e ombros são bons começos para encontrar o modelo adequado. Para isso, é possível medir as partes do corpo com fitas métricas e seguir uma tabela que relaciona o número da peça com as medidas aproximadas, como:

  • tamanho PP ou 36: veste busto 68-71 cm e tórax 59-62 cm;
  • tamanho P ou 38-40: veste busto 78-86 cm e tórax 68-72cm;
  • tamanho M ou 42: veste busto 84-89 cm e tórax 73-77 cm;
  • tamanho G ou 44: veste busto 90-95cm e tórax 78-82cm;
  • tamanho GG ou 46: veste busto 96-102 cm e tórax 83-90cm;

Essas medidas são parâmetros para uma compra baseada nas numerações de PP até XXG, porém há modelos demarcados a partir da taça ou bojo, seguindo a numeração entre A e DD.

 

Para eles, é possível pensar na correlação entre os tamanhos e os tipos, como:

  • tamanho P ou 38-40: bojo ou taça A;
  • tamanho M ou 42: bojo ou taça B;
  • tamanho G ou 44: bojo ou taça C;
  • tamanho GG ou 46: bojo ou taça D;

Todos esses tamanhos podem ser testados de acordo com as medidas, ajudando a direcionar as pesquisas e compras.

Além de seguir essa tabela como base, para acertar o tamanho do sutiã é possível considerar alguns fatores de acordo com o uso no dia a dia, como os itens tratados a seguir!

 

Há pontos de atenção além das medidas?

Além dos modelos, centímetros e bojos ou taças, é possível identificar um sutiã de tamanho certo ou errado a partir de algumas constatações com o uso rotineiro ou mesmo no momento de experimentar, como:

 

Taça sem folga e sem aperto

É comum que o tamanho da taça ou bojo esteja apertado, com impressão de que os seios “saltam” para a frente ou sobram nas laterais. Outro indício é a facilidade dos seios saírem do lugar e isso causar constrangimentos durante o uso.

As taças e bojos apertados são tão problemáticos quanto modelos muito grandes. Os sutiãs largos apresentam laterais frouxas e espaços sobrando entre o seio e o tecido, sem oferecer o suporte necessário para o tipo de corpo.

 

Alças no lugar certo

Além das taças e bojos, as alças são grandes indicativos sobre os modelos do sutiã. Alças que apertam e deixam marcas avermelhadas indicam modelos muito pequenos para o corpo. Alças que ficam largas e caindo demonstram que o modelo é muito grande, atrapalhando a composição entre as peças de roupa.

 

Fechos adequados

Outra dica é atentar-se aos fechos e a dificuldade em utilizá-los. Fechos que demandam muito esforço para fechar e que apertam as costas podem afetar a circulação sanguínea. Além de deixar marcas de pressão.

Fechos que ficam frouxos mesmo estando na primeira fileira não fixam o sutiã, deixando as laterais soltas e oferecendo o risco da peça ficar instável no corpo.

Todos esses pontos podem ser perceptíveis a partir do uso. Indicando a hora de optar por outros modelos após encontrar o tamanho ideal da peça. Além disso, geralmente os pontos de atenção são complementares. Assim, é possível que tanto as alças quanto os fechos e as taças indiquem se a peça está larga ou apertada, formando um combo de indicativos.

 

Há modelos ideais para cada tamanho?

Geralmente se os seios são grandes e não há a intenção de usar sutiãs que os aumente. O indicado é optar por modelos sem bojo, com armação simples ou apenas de tecido. Se o desejo é torná-los maiores, o bojo ou o modelo push-up são boas opções, ajudando a ressaltar o decote.

Outra situação corriqueira no universo feminino é o caso de mulheres que buscam sutiãs que ajudem a aliviar as dores nas costas causadas pelo tamanho dos seios. Para isso, é interessante optar por modelos de alta sustentação. Com alças largas, maior cobertura frontal. E, alguns, com tiras inferiores para fixação, ajudando a criar conforto e estabilidade.

 

Enfim…

Independentemente do modelo ou intenção. O indicado é que qualquer peça siga o tamanho indicado de acordo com as medidas. Dessa forma, além de muito confortável e útil para o dia a dia, o tamanho do sutiã influenciará positivamente na saúde da mulher.

Lembre-se que essa peça deve ser bem escolhida e valorizada. Pois ela contribui para ressaltar a estética e valorizar o tipo físico de cada uma, influenciando positivamente na autoestima.

Gostou das dicas sobre como entender e escolher o tamanho do sutiã? Aproveite e confira o artigo Mitos sobre o sutiã” e esclareça mais dúvidas sobre o assunto!

.

.

Gostou do post? Não esqueça de fazer sua parte e compartilhar!
Por fim, não se esqueça de acessar nossa loja virtual Click Sophia, que está cheia de novidade te esperando por lá… Principalmente em nossa categoria de Lançamentos!

.

.

.

Lingerie para o Dia dos Namorados é na Click Sophia! Tudo, em apenas um Click!

.

.

Gostou do post?

E não se esqueça de acessar nossa loja virtual Click Sophia, que está cheia de novidades te esperando por lá… Principalmente em nossa categoria de Lançamentos!

Se ficou alguma dúvida, basta entrar em contato por um de nossos canais de atendimento:

E-mail: [email protected]
WhatsApp01: (22)  99268-9505
Telefone: (22) 2542-9413 ou (22) 2542-4651

Para saber nossas últimas novidades em primeira mão, fique de olho em nossas redes sociais:

Por fim, se não quer ficar por fora do que acontece na Click Sophia, siga nossas redes sociais: @click_sophia no Twitter, @lojaclicksophia no TikTok e @clicksophia no Instagram.

.

.

.

Tudo em apenas um CLICK!

Até mais!!!

 

7 Comentários

  1. Boa tarde, geralmente uso sutiã 44 por as alças e as costas ficam .pouco largas as vezes até o bojo mas se compro 42 o bojo fica um pouco pequeno

    • Click Sophia Responder

      Olá, Manu! Como vai?
      O ideal seria vc medir o seu corpo para saber qual tamanho é o ideal e também é interessante saber qual o tipo de corpo para saber as modelos que ficam melhores em você.

      Acesse nosso site!

  2. Eu tenho que usar infantil, então? haha meu busto não chega a 60cm. Ainda bem que eu costumo encontrar numeração 32 ou 34

  3. OI GOSTARIA DE SABER PRA FAZER A MEDIÇÃO TEM QUE ESTA SEM SUTIÃ? PORQUE OS QUE EU USO JÁ TEM BOJO

    • Click Sophia Responder

      Isso, sem sutiã!

      Já deu uma olhadinha em nossa tabela de medidas?

      Confira em nosso site!

Escreva um comentário

Share This