Como lavar lingeries

Você sabia que existe jeito certo de como lavar lingeries? A maioria das mulheres tem o hábito de lavar roupas íntimas na máquina de lavar ou higienizar as peças durante o banho. No entanto, nenhuma dessas formas é a ideal para quem deseja manter a beleza e a durabilidade delas.

Lavar a lingerie corretamente, é importante não só para manter a beleza e o tempo de vida da peça, mas também, porque a roupa íntima fica em contato com o nosso corpo durante muito tempo e pode causar irritações na pele e outros problemas se não estiver limpa de verdade.

Se você tem dúvidas, confira a seguir, qual é a melhor forma de lavar a lingerie que você usa e aprenda também algumas dicas interessantes para a manter sempre em bom estado.

Como lavar lingeries do jeito certo?

lavar-lingerie-do-jeito-certo

A lingerie é uma peça bastante delicada. A lavagem, portanto, deve se adequar a essa característica. Por isso que o ideal é que a lingerie seja lavada a mão, seguindo ainda as orientações a seguir. Confira:

Use sabão neutro

Procure em supermercados o sabão ideal para lavar a sua lingerie. O produto não deve conter substâncias abrasivas e nem água sanitária. Use um sabonete líquido, leve, com pH neutro, voltado especialmente para esse tipo de roupa, pois não danifica o material.

Ajuste a temperatura da água

A água usada na lavagem das peças íntimas deve estar entre fria e morna. Água quente deve ser evitada, pois prejudica o tecido fazendo com que a lingerie perca a elasticidade e a cor original.

Não deixe as peças de molho

Não precisa deixar a sua lingerie de molho. Ponha a roupa em uma bacia com água fria e sabonete líquido, esfregue as peças com delicadeza, enxague e ponha para secar. Esse processo simples, já é o suficiente para manter suas peças higienizadas corretamente.

Evite torcer a lingerie

Jamais torça a lingerie para que ela seque mais rápido. Se fizer isso todas as vezes que lavar a sua peça íntima, em pouco tempo elas estarão frouxas e tão desgastadas que terão que ser substituídas.

Não use escovão

Assim como não devemos torcer as calcinhas e sutiãs, não devemos usar escovão e nem escovinha para retirar toda a sujeira ali instalada. Basta esfregar um pouco, com cuidado e carinho e sua lingerie estará pronta para ser usada novamente.

Não lave a calcinha na hora do banho

O hábito de lavar lingerie, principalmente a calcinha, durante o banho é muito comum por causa da praticidade e do tempo corrido que as mulheres costumam ter. No entanto, esta não é uma prática recomendada por dois motivos.

O primeiro deles, é que a água quente do banheiro prejudica o tecido da calcinha, tornando-a menos elástica e desbotada. Além disso, é provável que seja usado um sabão inadequado, mas que está mais perto naquele momento o que também danifica as peças ou pode causar alergias.

Evite misturar peças de cores diferentes

A lingerie deve ser lavada separada das outras roupas. Divida-as também por cores similares. Assim, você evita perder alguma calcinha ou sutiã por causa de manchas derivadas das peças coloridas.

Cuidado na hora da secagem

Quem tem o hábito de lavar a calcinha no banheiro, também costuma pendurar a peça em algum lugar ali dentro, para que ela seque. O problema é que o banheiro é um lugar quente e abafado, o que favorece muito a proliferação de fungos e bactérias na roupa molhada.

Portanto, por questões não só estéticas, mas também de saúde íntima, evite lavar as calcinhas no banheiro e, principalmente, evite deixá-las secando em um ambiente fechado.

Depois de lavar a lingerie, leve-a para secar em um local protegido da incidência direta do sol. Como já vimos, o calor é prejudicial ao material do qual a roupa íntima é feita e pode causar manchas.

Pendure a lingerie em um varal na sombra, com uso de pegadores. Evite torcer as peças para mantê-las duráveis por mais tempo.

Leia também: Como calcular o tamanho do sutiã?

Não tenho tempo para lavar a lingerie a mão. E agora?

lavar-lingerie-na-maquina

O ideal é lavar a lingerie na mão, em um recipiente próprio para esse fim, com sabão adequado, sem grande esforço e levando-a para secar da maneira correta, na sombra. Mas sabemos que nem sempre é possível seguir essa rotina, uma vez que temos uma vida bastante corrida.

Se o uso da máquina de lavar para higienizar as suas peças íntimas for indispensável por falta de tempo, também temos algumas recomendações. A primeira orientação é não jogar as peças direto dentro da lavadora, mas usar um saquinho específico para esse fim. Desta forma, a roupa fica limpa, mas sem danos.

Evite levar a lavadora os sutiãs com bojo e de aro, pois eles podem perder o formato e estragar. Peças de renda também precisam de muito cuidado, pois podem se rasgar facilmente com os movimentos da máquina de lavar.

Na hora de escolher o ciclo de lavagem, opte pela lavagem de peças delicadas e mantenha todos os fechos devidamente fechados para que a lingerie não fique enroscada no restante das roupas.

Por fim, evite misturar peças de cores diferentes e siga o mesmo processo na hora da secagem, usando a sombra em vez do sol direto.

Dicas para que a sua lingerie dure por mais tempo

dicas-para-a-lingerie-durar-mais-tempo

Além de tomar os devidos cuidados na hora de lavar a lingerie e secá-la, é preciso ainda seguir algumas dicas importantes. São elas:

Evite passar as peças a ferro

Alguns tecidos simplesmente podem rasgar ou ficar manchados depois do uso do ferro de engomar. Se ainda assim, você quiser passar as suas calcinhas, use o ferro a vapor que causa menos danos.

Não use amaciante na lingerie

Quer usar uma lingerie limpa, macia e cheirosa e por isso usa amaciante depois da lavagem? Saiba que essa prática também não é a ideal. O amaciante possui substâncias que podem atrapalhar o poder de absorção da roupa, além do risco de causar alergia, devido o contato direto com a pele.

Seguindo todas as dicas aqui listadas, a sua roupa íntima ficará limpa e cheirosa sem precisar usar amaciante.

Como você viu, lavar a lingerie é uma tarefa que exige uma boa dose de cuidados se você quiser conservá-la por mais tempo e totalmente higienizada, como deve ser.

Está precisando de lingerie nova? Venha conhecer as muitas peças disponíveis no nosso site e renove o seu guarda-roupa.

Escreva um comentário

Share This