E nesse momento tão importante que é o Outubro Rosa, é claro que a Click Sophia não poderia ficar de fora. Então confira esse bate-papo que preparamos com muito carinho! Vem de Click!

 

De Onde Surgiu o Movimento?

O Movimento Outubro Rosa é uma campanha mundial celebrada anualmente desde a década de 1990. Simbolizada pelo laço rosa, o movimento busca estimular a participação popular, de empresas e entidades. Sendo no controle e conscientização a respeito do câncer de mama, e atualmente, o colo de útero.

Por isso mesmo, no mês de Outubro, é bem comum a presença do laço rosa em logos, monumentos históricos, redes sociais e perfis pessoais. Tudo para que seja exposto ao mundo a importância e realidade da luta contra esses tipos de câncer. Bem como a extrema necessidade do diagnóstico e tratamento precoce – mal responsável pelo maior número de mortes de mulheres em todo o mundo.

O Movimento surgiu durante o final do século XX, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (a maior entidade na luta) realizou uma corrida em Nova York para conscientização do tema. No evento foram lançados e distribuídos os laços cor-de-rosa, tornando-o um símbolo oficial.

Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de combate e prevenção do câncer de mama, onde futuramente se tornou universal.

Já no Brasil, a primeira ação ao tema foi em 2002 com a iluminação rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Dai em diante, se multiplicaram as ações sobre o outubro rosa em todas as partes do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, assim como entre muitas outras cidades.

Sempre levando informação e conhecimento para todas as mulheres, bem como expandindo os propósitos da campanha.

 

Sobre o Movimento

Outubro Rosa é uma campanha universal com o fim exclusivo de conscientização.  Nesse período, busca-se estimular mulheres, entre a faixa etária de 40 a 70 anos, a fazer a mamografia – exame que pode detectar a presença de um nódulo cancerígeno.

As Campanhas normalmente tem os seguintes eixos:

  • Divulgar informações sobre o câncer de mama, para que a mulher possa decidir com mais segurança sobre a realização do exame,
  • Promover o conhecimento e estimular a atenção das mulheres sobre qualquer alterações suspeitas no corpo e seios.
  • Recomendações nacionais sobre os benefícios e riscos da mamografia de rotina.

No mundo, o câncer de mama é o mais frequente e o mais comum entre as mulheres. Essa campanha é muito importante para aumentar as chances de cura da doença se detectado precocemente, assim como seu melhor tratamento.

 

Fatos de Risco

Os principais fatores de risco, entre mulheres, inclui os seguintes públicos:

  • Mulheres com histórico familiar de câncer de mama entre mulheres,
  • Com histórico familiar de câncer de mama entre homens,
  • Que nunca amamentaram,
  • Sem filhos antes dos 30 anos de idade,
  • Que tiveram filhos após os 30 anos de idade,
  • Que a primeira menstruação foi antes dos 10-12 anos de idade,
  • Que entraram na menopausa,
  • Uso de terapia de reposição hormonal por mais de 5 anos,
  • Obesidade,
  • Ingestão regular de álcool,
  • Bem como o  Sedentarismo.

Mesmo com essa lista, a orientação geral é que toda mulher após os 20 anos deva fazer o autoexame. Exames clínicos também são indicados: repetidos a cada 3 anos, e após a mulher completar 40 anos, deve ser feito anualmente.

No caso da mamografia, se aconselha que seja feita aos 35 e a partir dai a cada 2 anos até os 50, onde deve ser realizada anualmente também.

 

Prevenção

Além de estar ciente do controle desses fatores de risco, a mulher deve realizar os exames preventivos. Para isso, ela é amparada pela lei trabalhista.

A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – foi alterada pela publicação da Lei 13.767/2018 sendo incluído o inciso XII no Art. 473 dispondo que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário até 3 (três) dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada. 

Por isso mesmo, segue algumas dicas de prevenção para você ficar atenta!

Muitas mulheres acham que a mamografia ou o autoexame são as únicas forma de prevenção da doença. Apesarem de ser pontos super importantes no diagnóstico, tem outros fatores a se ligar:

  • Evite o sobrepeso, já que o acumulo de gordura corporal aumenta o risco do câncer de mama.
  • Tenha uma alimentação saudável! Dê preferência às frutas e vegetais, bem como é bom evitar álcool, açúcar, carboidratos refinados e alimentos gordurosos.
  • Pratique atividades físicas, estudos ainda sugerem que o exercício físico reduz o risco do câncer de mama de 30% para 10%.
  • Evite reposição hormonal, assim como cremes e géis com essa composição.

O exame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando na detecção de alguma inconformidade próprio corpo. Entretanto, esse exame não substitui o clínico, que é realizado por um profissional de saúde treinado.

É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer ainda é bem pequeno.

Como realizar o autoexame: 

1. EM FRENTE AO ESPELHO
Observe-se em frente ao espelho, com os braços relaxados ou levantados. Tem como objetivo achar qualquer anormalidade nos seios ou na pele, bem como a presença de protuberâncias ou em seu formato.

Outubro Rosa: Cuidado & Prevenção
Outubro Rosa: Cuidado & Prevenção

2. NO BANHO
Deixe a pele molhada e ensaboada, coloque uma mão na nuca e com a outra faça movimentos circulares no seio até a axila. Por fim, repita nos dois lados procurando qualquer anormalidade.

3. DEITADA
Coloque o braço na nuca, bem como uma almofada ou toalha debaixo do ombro, tornando o exame mais confortável. Repita esse mesmo processo na outra mama, sempre lembrando de fazer movimentos circulares para explorar qualquer alteração nos seios.

Caso a mulher observe alguma alteração, deve buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

.

.

Gostou do post? Não esqueça de fazer sua parte e compartilhar!

Se Junte ao Outubro Rosa!

Por fim, não se esqueça de acessar nossa loja virtual Click Sophia, que está cheia de novidade te esperando por lá… Principalmente em nossa categoria de Lançamentos!

Se ficou alguma dúvida, basta entrar em contato por um de nossos canais de atendimento:

E-mail: [email protected]
Whatsapp: (22)  99268-9505
Telefone: (22) 2542-9413 ou (22) 2542-4651

Para saber nossas últimas novidades em primeira mão, fique de olho em nossas redes sociais:

E se não quer ficar por fora do que acontece na Click Sophia, siga nossas redes sociais: @click_sophia no Twitter, @lojaclicksophia no TikTok e @clicksophia no Instagram.

.

.

.

Tudo em apenas um CLICK!

Até mais!!!

Escreva um comentário

Share This