Prevenção contra o Câncer de mama

O mundo reconhece outubro como o mês da conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Mas é importante lembrar que a população brasileira usa essa data de forma simbólica para não se esquecer da doença, que ainda é um dos três principais tipos de câncer no mundo, seguido de pulmão e o colorretal.

O câncer de mama, comum, passível de ser detectado precocemente e com potencial de tratamento efetivo, deve ser continuamente lembrado pela população. E devemos levar a prevenção a sério!

Entenda algumas informações importantes e por que você deve estar sempre atenta à saúde de suas mamas.

O Câncer de Mama no Brasil e no Mundo

Segundo estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), eles preveem 66.280 novos casos de câncer de mama por ano, de 2020 a 2022. Isso significa um risco de aproximadamente 61 casos por 100 mil mulheres — grupo no qual este tipo específico de tumor tem incidência predominante.

Além disso, o câncer de mama ocorre em aproximadamente 25% das mulheres diagnosticadas com câncer e é o tipo mais comum entre a população feminina. Em 2018, foram registrados 2,1 milhões de novos casos mundialmente — o que representa 11,6% de todos os cânceres diagnosticados no planeta.

De acordo com o INCA, o quinto lugar em termos de mortalidade no mundo é ocupado pelo câncer de mama. No mesmo período de 2018, foram estimadas mais de 627 mil mortes acometidas pela doença. O que representa 6,6% do total de mortes por todos os tipos da doença.

O câncer de mama acomete mulheres de todo o planeta, sem qualquer evidência de relação entre a condição socioeconômica regional. Entretanto, a redução de tratamento, com reposição hormonal em mulheres pós-menopausa, em países desenvolvidos foi relacionado a uma baixa nas taxas de incidência da doença.

Entenda mais sobre as formas de prevenção e o tratamento para que você fique atenta aos sinais do seu corpo. Afinal, nunca esqueça de se amar e se cuidar em primeiro lugar.

Prevenção

Quando o assunto é câncer de mama, a imagem que vem à mente é a do autoexame. Esta prática é importantíssima, mas não é a única. Ela deve ser combinada a um estilo de vida saudável e à atenção a fatores de risco já documentados para a doença.

Apesar de mulheres acima de 50 anos terem uma chance maior de desenvolver a doença, esse não é o único fator de risco — mesmo sendo o mais importante.

Fatores genéticos também contribuem para o risco de desenvolvimento da doença, como mutações nos genes BRCA1 e BRC2. A obesidade, sedentarismo e a menopausa tardia configuram outros elementos importantes.

Ou seja, por meio da alimentação, nutrição, redução do consumo de álcool, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Isso além de uma série de doenças que podem ser causadas por um estilo de vida que não prioriza a saúde. Até aí, nenhuma surpresa. Para quem é mãe, a amamentação também se mostrou um fator protetor.

Diagnóstico Precoce e Tratamento

Assim como em tipos diferentes da doença, se diagnosticado cedo, o câncer de mama tem tratamento. E suas taxas de sucesso têm sido ótimas com o avanço das descobertas científicas. Para pacientes diagnosticadas precocemente, as chances de cura são de até 95%!

Em contraposição, quanto mais tarde a doença for diagnosticada e tratada, ou seja, quanto mais avançado for o estágio do câncer, as chances de cura são reduzidas.

É por isso que conscientizar é tão importante. As mulheres são capazes de identificar alterações que possam indicar anormalidades ao conhecer seu corpo e suas mamas. Mesmo que elas sejam mínimas, é importante procurar um médico imediatamente.

Além disso, deve-se realizar os exames de mamografia periodicamente. Segundo estimativas do INCA, a mortalidade da doença diminui em cerca de 20% nas mulheres entre 50 e 69 anos que realizam o exame a cada dois anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) orienta esta abordagem, por determinação do Ministério da Saúde.

No entanto, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendam que as mulheres realizem uma mamografia anual a partir dos 40 anos, mesmo se estiverem assintomáticas. Isso ocorre porque a detecção precoce é reconhecida por salvar vidas.

Após detectado o câncer de mama em uma paciente, o prognóstico vária bastante de acordo com a extensão da doença, também chamada de estadiamento, assim como das características específicas do tumor. E o tratamento é dividido entre o Local (cirurgia e radioterapia) e o Sistêmico (quimioterapia, hormonoterapia e terapia biológica).

Estágios do Câncer…

Durante os Estágios I e II, a doença ainda é passível de cirurgia e tratamentos localizados. Dependendo do caso, a cirurgia pode ser conservadora, com a retirada apenas do tumor. Entretanto, há casos onde a orientação ainda é a mastectomia, com retirada da mama e reconstrução mamária.

Existe a possibilidade de indicação de tratamento sistêmico neste estágio, dependendo do risco de recorrência (idade da paciente, comprometimento linfonodal, tamanho tumoral, grau de diferenciação) e das características do tumor.

O Estágio III representa casos em que o tumor encontrado já tem um tamanho avançado, mas ainda localizados. Aqui, o tratamento é iniciado de forma sistêmica, com quimioterapia, principalmente. Dada uma resposta adequada, segue-se com o tratamento local (cirurgia e radioterapia).

No Estágio IV, encontramos evidências de metástase, o que significa que o câncer não está mais restrito à área das mamas. Neste caso, o tratamento tem o objetivo de prolongar a sobrevida e focar na qualidade de vida do paciente. A modalidade principal neste estágio é o tratamento sistêmico, enquanto o tratamento local é reservado para indicações restritas.

Portanto, não negligencie a sua saúde e esteja sempre atenta aos sinais que o seu corpo emite.. Faça o acompanhamento médico regularmente e previna o câncer de mama durante o ano inteiro. Afinal, se cuidar é fundamental!

É crucial que a população brasileira se lembre da importância de combater essa doença, que continua entre os três principais tipos de câncer do mundo, seguida pelo pulmão e o colorretal.

Devemos levar a prevenção a sério e estar cientes de como cuidar da nossa saúde.

.

.

Gostou do post? Não esqueça de fazer sua parte e compartilhar!

Se Junte ao Outubro Rosa!

Através da alimentação saudável, atividade física e outros fatores de estilo de vida, é possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

Por fim, não se esqueça de acessar nossa loja virtual Click Sophia, que está cheia de novidades te esperando por lá… Principalmente em nossa categoria de Lançamentos!

Se ficou alguma dúvida, basta entrar em contato por um de nossos canais de atendimento:

E-mail: [email protected]
Whatsapp: (22)  99268-9505
Telefone: (22) 2542-9413 ou (22) 2542-4651

Para saber nossas últimas novidades em primeira mão, fique de olho em nossas redes sociais:

Por fim, se não quer ficar por fora do que acontece na Click Sophia, siga nossas redes sociais: @click_sophia no Twitter, @lojaclicksophia no TikTok e @clicksophia no Instagram.

.

.

.

Tudo em apenas um CLICK!

Até mais!!!

Escreva um comentário

Share This