Neste mundo repleto de escolhas e opiniões, nossa rotina tem ficado cada vez mais cheia e corrida.  Somos sempre bombardeados de informações,  bem como pensamentos e emoções — sejam elas positivas ou negativas —. Embora naturalmente façam parte de nosso dia-a-dia, chega um momento que simplesmente temos que clicar no botão “Focar em si”.  Pensar na necessidade do autocuidado e encontrar esse momento em nossas vidas, virou algo fundamental.

Durante sua vida diária, quando foi que você parou para cuidar de você? Foi pensando nisso que criamos esse papo, uma conversa leve sobre como é importante parar e respirar.

Confira logo abaixo:

A vida também merece uma pausa

Nossa vida é sempre uma completa confusão de tempo e atenção. Temos sempre que nos desdobrar para família + amigos + relacionamento + trabalho e tantas outras coisas mais. Mas quando o nosso bem-estar entra nessa equação?

São tantas frentes que devemos lidar, que acabamos por esquecer em dar uma pausa em nossa rotina. Recebemos constantemente um excesso de informações noite e dia, mas nunca temos total noção de como elas afetam nosso interno e externo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país no ranking de depressão e ansiedade. Transtornos psicológicos relacionados a alta carga emocional e social que temos que lidar frente a sociedade. São reações do organismo ao enfrentar situações de extrema irritabilidade e desconforto.

A vida influencia o humor, bem como o humor influencia a vida.

Pensar nessas questões é se atentar a qualidade de vida.  Tirar um tempo para descansar nossa mente e dessobrecarregar o estresse é necessário, principalmente para que não se desenvolva quadros maiores desses transtornos.

Por isso, sempre se ressalta a importância de para uns minutos durante o dia. Pausar nossa consciência para o mundo e manter a atenção as nossas emoções e sentimentos. Autocuidado é o ato de ter conhecimento sobre si mesma!

A base de nossas emoções

Como apresentamos anteriormente, passamos por tantos acontecimentos durante o dia que eles podem nos despertar tristeza ou irritabilidade. São características básicas da vida social, então precisamos considerar esses sentimentos para lidar com eles.

Todos os sentimentos podem ocasionar reações físicas em nosso corpo, principalmente aqueles com fundamento no medo.

A ansiedade é o medo do futuro, da incerteza e do não controlável. É um estado sócio-físico-emocional do organismo para um perigo antecipado, ou de qualquer situação/caso que consideramos como ameaçador. Essa sensação se materializa na forma de:

  • Coração acelerado;
  • Respiração falhada e ofegante;
  • Visão turva;
  • Pensamento instável;
  • Tremores, etc.

O sentimento da ansiedade é a vivência da antecipação desenfreada, distorcendo nossas noções de vida para o amanhã. Tudo se torna catastrófico ao olhar!

Fisiologicamente, a cada crise de ansiedade, ocorre uma liberação de cortisol e adrenalina no cérebro. Essa descarga hormonal nos faz entrar num estado de tensão mental e perigo.

Socialmente, a crise de ansiedade complica a convivência social em qualidade de vida. Situações comuns acabam causando prejuízos consideráveis em nossa mente, bem como em nossa relação com os outros e consigo mesmo.

Mentalmente, a crise ansiosa limita nossa percepção para o mundo. Temos distorções cognitivas sobre a realidade que aparece como o cenário mais negativo possível. Ela trava e assusta a todo momento.

Todos esses fatores são de extrema importância para nos entendermos durante a rotina. Realizando uma análise mental e corporal, focando na mente que também necessita de muito cuidado e carinho.

Parar para Respirar

Uma pessoa ansiosa está sempre em constante estado de alerta, preocupada se algo pode ocorrer ou não. Isso acaba virando um hábito negativo, que pode alimentar ainda mais nossas crises ansiosas.

Entrar nesse estado é a pura aversão a concentração e ao relaxamento, nos fazendo sofrer pode coisas que fogem ao nosso controle. Esse é um grande entendimento que devemos trabalhar, nem tudo está ao nosso controle!

"Focar em Si": a necessidade do autocuidado
Nem tudo está ao nosso controle

Ficamos sempre numa luta para dar conta de tudo, que acabamos por pensar que o mundo está em nossas mãos. Segundo o professor de Psicologia, Pedro Augusto Cruz, para o G1:

Inevitavelmente iremos passar por acontecimentos que não gostaríamos, porém é preciso saber valorizar a dimensão da possibilidade. O que significa que precisamos saber o que fazer nessas situações para aprender a administrar os fatores de estresse e modificar o nosso modo de resposta a eles.

Então o ato de “Focar em si” nos ajuda a dispersar essa sensação. Ele é somente uma parte do tratamento para suas preocupações, um tratamento que é progressivo e lento. Afinal, nem feridas físicas são resolvidas facilmente.

Para ajudar com isso, separamos uma line de tópicos para ajudar nessa modificação do pensar e do ser. Vamos lá!

#1 — Procure um acompanhamento

Apesar de não parecer para grande parte da sociedade, a saúde mental deve ser atendida do mesmo jeito que vamos ao médico. Ela precisa de cuidados e atenção! Não é um absurdo, né?

A mente que rege nosso bem-estar emocional, além de afetar nossos pensamentos e atos. A terapia e redes de apoio são algumas das principais ferramentas para esse cuidado.

O acompanhamento de um profissional pode ser algo transformador, para melhor entendimento do que te soma ou diminui. Às vezes, só precisamos desabafar com alguém que está desposto a nos ajudar.

#2 — Relaxe

Procure parar um pouco para curtir e se curtir. Pratique meditação, hobbys, atividade física ou vá ao cinema. Realize qualquer coisa que te deixar no estado de “bem consigo mesma”.

#3 — Um pensamento é um pensamento

Aqui o foco é entender que nem sempre nossos pensamentos correspondem a realidade. Entender isso também nos ajuda a aceitar nossas limitações frente ao mundo.

Mas também não pense nisso como uma invalidação de suas emoções. Todo sentimento é real, mas ele às vezes só não tem muito sentido para tal momento.

É mais fácil refletir sobre a importância da sensação do que querer sumir com ela.

#4 — Reflita

Só pense, nem tudo há sentido de urgência ou controle. Não precisa ser agora, não precisa ser desse jeito, não precisa dar tudo certo…

Reflita “Todos esses pensamentos são realmente necessários?” “Eles tem fundamento?”.  Aproveite o momento presente e realize o melhor que puder.

#5 — Tire um tempo para você

O bem-estar engloba três questões: cognitivo, comportamental e emocional.  É algo além da falta de transtornos mentais, mas o cuidado continuo de nossa saúde mental e felicidade. Mude de cenário ou de ritmo!

"Focar em Si": a necessidade do autocuidado
Escute seu corpo e mente.

Quer ficar em casa? Vista aquela roupa super confortável, veja uma série e prepare sua comida favorita. Isso vai te fazer super bem.

Afinal, de roupa confortável a Click Sophia entende. Confira as diversas opções de Moda Homewear que o site possui, como: camisolas, baby dolls, robes femininos e pijamas. Todos com muita qualidade e conforto, para aquele momento super casual de si para si!

Quer sair? Faça o que te der na telha! Vá ao cinema, passear,  as compras, sair com as amigas, a balada, etc. Vista o seu look ideal, se arrume e vá à luta! Se quiser ajuda, a Click Sophia também possui os mais belos bodys e lingeries sensuais. Tudo para você arrasar no visual.

Aceite o seu momento e reconheça suas necessidades, procure o que te agradar no AGORA.

#6 — Seja mais flexível consigo mesma

Suavize tudo que te incomoda, determine limites entre sua vida pessoal e a profissional. Se tiver com tempo livre, pense somente em você um pouco:

  • Durma bem;
  • Escute uma música;
  • Receba uma massagem;
  • Faça uma skin care;
  • Tome um chá com bolo.

Deixe os problemas de lado  e se alheie a tudo ao seu redor.

Por você e Para Você

Por fim, percebemos então que o autoconhecimento está totalmente ligado ao autocuidado. Bem como a questão de saúde metal.

Quando mais nos conhecemos, em questão de limites e medos, mas temos noção sobre como sentir tudo ao nosso redor. Ter consciência de nossas capacidades não é desenvolver uma visão serena e passiva do mundo. Se precisar explodir, exploda!

Se desapegue das preocupações, ouse viver o que achar melhor. O foco de tudo é somente seu bem-estar, então faça o que sentir como sendo o melhor para você.

.

.

.

Bora cuidar de si mesma? Tirar um tempo de tudo?

A Click Sophia sempre procura preparar o melhor para você, então acesse nossa loja virtual e confira as maiores novidades em Lingeries!

Além disso,  siga nossas redes sociais: @click_sophia no Twitter e @clicksophia no Instagram. Só basta um CLICK!

Escreva um comentário

Share This