Relacionamento com seus fornecedores
O seu relacionamento com fornecedores de lingeries, roupas fitness, e demais vestuários que você revende, influencia, e muito, nos seus serviços.
Afinal, manter uma relação de verdadeira parceria e uma conexão de confiança é essencial para receber lançamentos em primeira mão. Assim como ter melhores condições de pagamento, prazos de entrega diferenciados. E outros aspectos que impactam positivamente nos seus negócios.
Esse posicionamento de parceria é fundamental no mundo da moda, já que a concorrência é forte e as novidades vêm e vão com bastante rapidez. Para que você tenha um bom relacionamento com os seus parceiros, confira, a seguir, dicas que deve aplicar na sua rotina e negociação com os fornecedores. Boa leitura!
Alinhe os processos de compra em seu relacionamento com fornecedores
Além de ter uma gestão financeira eficiente, é imprescindível ter um bom relacionamento com fornecedores, uma vez que essa parceria dita muito sobre o sucesso das suas revendas.
Para criar uma conexão de parceria e confiança, a nossa primeira dica diz respeito aos seus processos de compra. Em outras palavras. É preciso que o fornecedor conheça as suas necessidades e condições de compra. Bem como a frequência com que faz os pedidos. Assim, ambos poderão entrar em acordo e verificar se o parceiro consegue suprir a sua demanda, de modo que você não fique com o estoque vazio ou parado.
Então, mostre ao fornecedor os seus padrões de pedidos, preferência de produtos, quantidade que costuma solicitar, suas condições e melhores datas de pagamento, entre outras especificidades.
Quando os processos são alinhados e ambas as partes entram em acordo, será mais fácil que a satisfação seja mútua, uma vez que os dois lados saem ganhando quando tudo é exposto. Com esse tipo de negociação, você não corre o risco de ficar sem mercadoria.
Considere a relação custo-benefício
Um erro muito comum de revendedores é ficar de olho somente no preço de um produto e não no conjunto da obra, ou seja, na qualidade de cada peça. Ao colocar o preço em detrimento dos atributos e qualidades, você está colocando a sua reputação em jogo.
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, colocar o preço acima da qualidade, mesmo em momentos de crise, não ajuda o seu caixa. Muito pelo contrário, isso poderá afetar negativamente na satisfação e fidelização de clientes, afinal, é comum que produtos com preços muito baixos deixem a desejar quando o assunto é qualidade.
Sendo assim, para que o barato não saia caro, sempre avalie o custo-benefício no momento de negociar com os seus fornecedores. São em momentos como esse que o bom relacionamento fará total diferença.
Mantenha uma comunicação clara e eficiente
Muitos gargalos e equívocos que acontecem nas negociações podem ser evitados quando se estabelece um diálogo claro e direto. Para ter um bom relacionamento com fornecedores, é importante oferecer canais de atendimento e comunicação eficiente.
Preze sempre por um diálogo fortalecido, direto, sem rodeios, sem segundas intenções e sem informações que possam ser interpretadas de diferentes maneiras. Pois isso afeta negativamente na sua imagem com o fornecedor.
Outra boa prática é, se possível, combinar reuniões para que conversem pessoalmente ou por conferências. Além disso, sempre seja claro nas especificações dos contratos. Sendo direto ao expor as suas necessidades e condições.
Compartilhe as suas expectativas
Da mesma maneira que você tem expectativas sobre um fornecedor, ele também tem em relação a você como cliente e futura parceria. Em vista disso, para que ambos os lados fiquem satisfeitos com o nível de parceria. E seja criada uma conexão de confiança. Exponha tudo aquilo que espera da empresa, além de pedir para que sejam claros com todas as condições, expectativas e possibilidades.
Dessa forma, será viável construir um relacionamento saudável, com negociações e contratos que favoreçam tanto a sua revenda quanto o seu fornecedor. Então, as palavras de ordem devem ser: clareza, transparência e sinceridade.
Dê feedbacks
Receber feedbacks é sempre algo construtivo e positivo, sejam eles negativos ou positivos. Aliás, os retornos que apontam as nossas falhas e pontos que precisamos melhorar são os que mais auxiliam para o crescimento. Tanto pessoal quanto profissional.
Nesse contexto, o relacionamento com fornecedores não deve ser diferente. Periodicamente, dê feedbacks sobre as coisas que vão bem e também sobre os aspectos que estão deixando a desejar.
No entanto, quando for comunicar um retorno sobre erros ou gargalos. Seja cuidadoso, educado e gentil, de modo que o fornecedor não interprete como algo negativo ou de repúdio.
Da mesma maneira, sempre atualize as negociações e também peça feedback a todos os seus parceiros. Pois, assim, poderá construir o relacionamento com uma boa comunicação.
Valorize o trabalho do fornecedor
Ter empatia em relação ao próximo e saber valorizar o trabalho do outro é o alicerce de qualquer relacionamento saudável. Portanto, nas suas relações profissionais, é importante seguir essa mesma ideia.
Por muitas vezes, mesmo que isso passe despercebido, é comum que queiramos o mundo ao nosso redor, não é mesmo? Ter um pedido entregue “para ontem” — mesmo quando a solicitação não é feita em tempo hábil — e receber respostas imediatas, é somente um exemplo do que pode acontecer.
No entanto, para ter um bom relacionamento com fornecedores, é imprescindível valorizar o trabalho e atuação dele. Reconheça o esforço do seu parceiro em oferecer o melhor serviço e procure entender que burocracias e processos precisam ser seguidos e respeitados.
Outra dica é sempre ter um planejamento financeiro para fazer os pagamentos em dia. Sendo que, da mesma maneira que você não pode ficar sem as suas vendas, o fornecedor também precisa receber pelas mercadorias. Isso também é valorizar o trabalho do outro.
Com isso, certamente o fornecedor se esforçará cada vez mais para trabalhar de acordo com as suas expectativas e necessidades. Pois sabe que terá reconhecimento naquilo que fizer.
O relacionamento com fornecedores é tão importante quanto a gestão do seu caixa. Pois, se você não tem uma boa comunicação, será mais difícil estabelecer uma parceria. Fator que é crucial para melhores condições e oportunidades. Mesmo que seja de maneira indireta, o seu trato com eles tem influência nas suas vendas.
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