A mamoplastia é um procedimento cirúrgico realizado por diversos motivos. A operação envolve a alteração na forma e no tamanho dos seios e exige um período de recuperação. Para garantir bons resultados e manter o cuidado com a saúde, o uso do sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia é essencial.

A peça deve ser escolhida com bastante atenção, já que é parte crucial da recuperação. Então, nada melhor do que saber como fazer a compra ideal para cuidar do seu corpo, não é?

Na sequência, veja como escolher o sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia e entenda a importância desse processo!

Afinal, para que servem e quais são os tipos de mamoplastia?

De forma simplificada, a mamoplastia corresponde a uma cirurgia plástica feita na região das mamas. O principal objetivo é atender a certas necessidades do corpo e do interesse de cada mulher.

Quem tem seios muito grandes e pesados, normalmente, sofre com dores nas costas. Então, é possível fazer uma mamoplastia redutora para eliminar o excesso e dar uma forma mais harmônica. Já a de aumento inclui o uso de próteses de silicone, as quais expandem o manequim da região.

Há, ainda, a reparadora, que serve para “consertar” assimetrias, e a reconstrutiva. Essa última, inclusive, é muito utilizada em mulheres que tiveram que realizar uma retirada total ou parcial dos seios.

Em todos os casos, a cirurgia é delicada e mexe com diversas camadas de pele e com os músculos. Como resultado, a cicatrização tem que acontecer do jeito certo para evitar problemas no futuro.

Qual é o papel do sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia?

O sutiã específico é um dos principais elementos para garantir uma recuperação rápida e adequada. Após a cirurgia, ele tem o objetivo de fortalecer a estrutura e a firmeza da região. Isso permite que os músculos se adaptem, o que ajuda a manter a nova forma.

Além disso, ele evita o excesso de movimentos na área. Com essa sustentação, não há o risco de ocorrerem novas lesões, o que favorece a cicatrização.

Também é essencial para trazer o nível certo de compressão e para diminuir o inchaço. Não menos relevante, ajuda a evitar a flacidez, o que poderia levar à necessidade de uma nova cirurgia.

Por que a qualidade é importante?

Dependendo do tipo e da extensão dos procedimentos, o processo completo de cicatrização pode levar até um ano. No entanto, o período inicial é o mais crítico e demanda atenção. Em geral, os 45 primeiros dias são determinantes para a etapa, com extensão aos três meses iniciais.

O total de semanas pode variar, mas, nessa fase, o uso do sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia é essencial. Como o corpo se recupera o tempo todo, sem descanso, a utilização da peça é ininterrupta. Ou seja, é preciso vestir o sutiã até mesmo para dormir e para realizar outras atividades. A maioria dos médicos só recomenda a retirada para o momento do banho.

Como a utilização é intensa, é indispensável que a peça seja de qualidade. Com um bom produto, você terá a sustentação necessária e conseguirá os melhores resultados, longe de qualquer incômodo em relação ao uso. Inclusive, uma boa escolha nesse sentido é fundamental para facilitar a necessidade de utilização contínua.

Qual sutiã deve ser utilizado nessa fase?

sutiã pós cirúrgico de mamoplastia

Como não se trata de um item para uso comum, para esse momento o sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia tem que ser escolhido corretamente. Para não ter dúvidas, é indispensável conhecer quais são as características que favorecem a recuperação da área dos seios. Não sabe por onde começar? Veja quais qualidades devem ser observadas!

Estrutura

Já que um dos objetivos é impedir que a movimentação e a flacidez da região, o item íntimo tem que ter uma estrutura reforçada. Na maioria dos casos, ele conta com bojos bem modelados ou, no mínimo, com a área bem rente ao corpo.

O seu uso ajuda a moldar e a manter a forma do seio, então é preciso que ele siga a recomendação médica. Para algumas mulheres, o sutiã sem bojo atende às necessidades. Para outras, é necessário ter um elemento em formato especial.

Reforço

Especialmente entre quem coloca silicone nos seios, o sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia deve ser reforçado. Mesmo o inchaço da região já faz com que as mamas fiquem mais pesadas. Se elas não tiverem o apoio necessário, a flacidez será inevitável.

Por isso, é importante que o sutiã tenha alças reforçadas e uma boa estrutura. Na maioria dos casos, ele aparece em um estilo parecido ao top esportivo. O indispensável é que ele dê máxima sustentação à área.

Tamanho

Outro aspecto para observar é o tamanho. Quem reduz ou aumenta os seios pode acabar se esquecendo de que a região vai mudar de medida. Então, é preciso ter uma boa previsão de qual será o novo manequim?

Contudo, tenha cuidado. O sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia não pode ficar “frouxo”, pois deve impedir certos movimentos. Ao mesmo tempo, não pode ser apertado demais para não prejudicar a circulação.

Material

Quanto ao material, a escolha tem muito a ver com o conforto. É preciso que a pele possa respirar, o que garante a oxigenação correta. Como o uso é prolongado, certos componentes podem deixar a região abafada, o que aumenta os riscos de infecção.

O ideal é recorrer a um tecido natural, com a elasticidade necessária, e fibras que deixem o local ficar arejado. Quanto mais simples for a escolha, melhor — é por isso que rendas, tules e outros detalhes são desnecessários nesse modelo.

Abertura

Nas primeiras semanas após a operação, uma das recomendações é não fazer movimentos bruscos. Entre as proibições, estão o ato de levantar os braços. Como a área está sensível e em recuperação, esse movimento poderia provocar lesões.

Para garantir o uso adequado da peça e total autonomia, é interessante que a abertura seja frontal. Isso facilita na hora de tirar para tomar banho, por exemplo. Se você tiver ajuda o tempo inteiro, entretanto, pode optar pelo com fecho atrás.

O sutiã pós-cirúrgico de mamoplastia é essencial no período após a operação. Graças a ele, é possível manter a forma dos seios e garantir uma boa cicatrização. Como o uso é prolongado, o melhor é optar por peças de alta qualidade, conforto e durabilidade.

Gostou dessas informações? Acompanhe as nossas postagens no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma atualização!

Escreva um comentário

Share This