Cansada mentalmente

O cansaço mental tem se tornado cada vez mais uma realidade que assombra muitas pessoas em seu dia a dia. Afinal, o cansaço físico é mais fácil de resolver, com boas noites de sono e alguns analgésicos. No entanto, quando estamos cansadas mentalmente precisamos tomar outras atitudes, para relaxar o corpo e principalmente o cérebro.

E acredite, você não está sozinha, 98% dos brasileiros relatam está cansados mentalmente e fisicamente. Esse número alarmante é explicado por especialistas pela vida corrida do dia dia, onde estamos sempre buscando novas atualizações sobre tudo, principalmente nas redes sociais. Além do estresse no trabalho, trânsito, casamento, filhos e outras atividades que fazem parte do nosso dia a dia.

Dentro desses 98% de brasileiros os jovens entre 20 e 29 anos são os mais afetados pelo cansaço mental. E o pior, 63% dessas pessoas relatam já acordarem indispostas , piorando no período da tarde e noite. A pequena porcentagem que diz não ter este tipo de cansaço, relata praticar exercícios físicos, o que equilibra várias áreas da vida. Principalmente quando o exercício físico é combinado com alimentação saudável e boas noites de sono.

Mas pode ficar tranquila que nesta postagem vamos te explicar e dar dicas que vão te ajudar a ter um dia a dia menos cansativo e sem cansaço mental. Afinal, você merece as melhores dicas!

Está cansada mentalmente? Confira nossas dicas!

O que é o cansaço mental

O cansaço mental também pode ser conhecido como  estafa e esgotamento. Esta é uma condição que pode atingir jovens, adultos e até mesmo crianças. Atrapalhando no desenvolvimento escolar, conjugal, no trabalho e em outras áreas.  O cansaço mental pode está relacionado com algumas doenças, como diabetes, apneia do sono, doenças cardíacas, infecções, alterações na tireoide, fibromialgia, depressão e outras. Por isso, a necessidade de procurar um médico e ter um diagnóstico que vai te ajudar a por em prática o melhor tratamento. E é claro, o cansaço mental também está relacionado ao estresse do dia a dia, excesso de redes sociais e outros.

Enfim, listamos abaixo alguns dos sintomas que podem indicar que você está cansada mentalmente:

  • Dores de cabeça – As dores de cabeça são um sinal importante que o nosso corpo transmite quando estamos cansados ou sofrendo de alguma outra patologia. Logo, o importante é sempre procurar um médico para fazer esta avaliação;
  • Falta de concentração – A falta de concentração é um sintoma bastante comum em pessoas que estão cansadas mentalmente. Afinal, o cérebro está tão cansado e sobrecarregado, que não consegue se concentrar e focar para absorver novas informações;
  • Dores pelo corpo – Quando passamos por situações de tensão, o nosso corpo libera hormônios como a adrenalina. Isso faz com que os músculos se contraiam, comprimindo os nervos e gerando por consequência dores no corpo;
  • Irritabilidade – A irritabilidade é outro sintoma bastante típico para quem está sofrendo de cansaço mental. O cansaço acaba desenvolvendo um estresse psicológico e prejudicando até mesmo o convívio social;
  • Diminuição da libido – O cansaço e o estresse são um dos principais motivos que diminuem o desejo por relações sexuais.

Causas do cansaço mental

Como já falamos no tópico anterior, são muitas as causas do cansaço mental. Por isso, a necessidade de procurar ajuda médica especializada, que vai te ajudar a entender o seu corpo.  Confira abaixo as principais causas do cansaço mental:

  • Realizar tarefas em excesso – Sobrecarregar a sua mente e o seu corpo nunca é a melhor solução para produzir mais, ou colocar uma tarefa atrasada em dia. Respeite seu corpo e seus limites, o descanso é sempre uma ótima opção para ajudar a sua mente a produzir mais. Principalmente você que precisa constantemente da criatividade “aflorada”;
  • Longos períodos de estudo – Assim como toda tarefa em excesso, longos períodos de estímulo intelectual são prejudiciais a sua saúde mental e física. Afinal, muitas horas sentada na mesma posição sem se alimentar corretamente ou praticar algum movimento físico, podem causar problemas até mesmo a longo prazo a sua saúde física. A Técnica Pomodoro é um dos métodos eficazes que mostra o quanto um tempo de descanso é importante para ajudar o cérebro e o corpo a produzirem de forma mais eficaz e saudável;
  • Ansiedade e depressão – A fadiga mental é comum em pessoas com ansiedade e depressão por causarem sintomas como tensão, nervoso, pensamento acelerado e outros que fazem a mente trabalhar de forma descontrolada com muitas preocupações, medos e outras sensações.
  • Alimentação inadequada – A alimentação baseada em uma dieta pobre, com o consumo de alimentos gordurosos, principalmente com  altos níveis de gordura saturada e outros processados possuem grande influência no prejuízo da saúde mental.

Dentre essas causas existem outras, sendo sempre necessário se consultar com um médico especialista para ter um diagnóstico conclusivo e que vai te ajudar a fazer o melhor tratamento.

Como evitar

Para evitar danos a sua saúde mental alguns hábitos são importantes no dia a dia. Além de colocar em prática esses hábitos, entender o seu corpo é fundamental  para saber seus limites e compreender melhor as mudanças que todos nós passamos durante a vida.

Preparamos para você uma lista  com dicas que vão te ajudar a manter a sua mente saudável:

  • Exercícios Físicos – A prática de exercícios físicos regularmente ajuda no alívio do estresse, contribuindo no tratamento da ansiedade e da depressão. Outro ponto positivo da prática de exercício físico é o auxílio na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao déficit de atenção. Assim como estresse pós traumático. Enfim, os exercícios físicos são um importante aliado a sua saúde mental;
  • Alimentação – Uma alimentação rica em nutrientes gera grande impacto em nosso cérebro, auxiliando na saúde mental e física. Alimentos como banana, chocolate, amargo, frutas cítricas, peixes e camomila ajudam a controlar a ansiedade de forma natural e saudável. Mas não se esqueça, esses hábitos não substituem  a ajuda de um especialista;
  • Evitar levar trabalho em casa – O nosso corpo precisa de um tempo para descansar e se recuperar do dia agitado e cansativo. Quando levamos trabalho para casa, perdemos esse momento de descanso e continuamos em um ritmo acelerado que se estende durante a semana. E o pior, o excesso de trabalho além de afetar a nossa saúde, acaba nos afastando do convívio social, que é muito importante. Por isso, estabeleça limites e nunca perca seu momento de descanso;
  • Beba Água – Beber água é um hábito que precisa fazer parte do nosso dia a dia por trazer não só benefícios ao corpo nos mantendo hidratados, mas a mente. Isso porque quando ingerimos água ajudamos na regulagem das funções metabólicas cerebrais.

Não para por aí…

Ainda temos mais algumas dicas para te ajudar a manter sua saúde mental em dia:

  • Procurar ajuda de um psicólogo – Muitas vezes nos deparamos com várias questões que nos deixam com o pensamento acelerado. Fazendo nossa mente rodar em círculos deixando tudo confuso. Nessa hora, procurar a ajuda de um psicólogo é muito importante. Ele vai te ajudar a organizar esses pensamentos confusos, cheios de informação, medos principalmente do futuro, melhorando toda essa ansiedade que tanto nos atrapalha. E o melhor, o psicólogo também vai te ajudar a resolver questões e as enxergar com uma nova perspectiva. Enfim, vale a pena procurar esta ajuda especializada;
  • Tirar férias – Quem aí não não gosta de tirar férias? Conta para a gente aqui nos comentários! Assim como ter um momento no dia para descansar é importante, no ano, no mês, quantas vezes você precisar também é fundamental. Levar a mente para um lugar mais tranquilo que você se sinta bem e só aproveitar o momento, vai com certeza te revigorar e trazer muita inspiração para continuar as próximas semanas. E não se esqueça. se for para ter uma companhia, escolha alguém que traz paz e tranquilidade para te fazer relaxar por completo. E não ficar lembrando dos problemas do dia a dia;
  • Receber massagem – Até que esse hábito é bem fácil de colocar em prática não é mesmo? Afinal, não tem nada melhor do que receber uma massagem. Além de ser um momento gostoso e relaxante a massagem ajuda na circulação do sangue, deixando o músculo relaxado.

Enfim, mudar os hábitos é um importante passo para te ajudar no dia a dia. Melhorando a sua saúde física e mental. Deixa para a gente aqui nos comentários se você já coloca alguns desses hábitos em prática.

Está cansada mentalmente? Confira nossas dicas!

Postagens que você PRECISA conferir

Fizemos uma seleção especial com algumas postagens que você precisa conferir:

Momento só seu

Um dos pontos mais importantes para te ajudar a aliviar a mente do cansaço, é ter um momento só seu, para se conhecer melhor. Sabe quando você marca um encontro com alguém especial? Faça isso com você mesma! Pense em um ambiente que te tranquiliza e faz relaxar, se arrume do jeito que você mais gosta e aproveite o momento. E o melhor, você pode escolher quantos lugares quiser, não precisa fazer sempre a mesma coisa. Você pode ir a praia, curtir uma balada, caminhar, o que você quiser. Enfim, definitivamente o que VOCÊ QUISER!

Com o tempo, você vai aprender a conhecer o seu corpo entender as suas preferências os seus gostos. Afinal, muitas vezes passamos tanto tempo tentando atender as expectativas e necessidades dos outros que esquecemos das nossas. Esquecemos de olhar para o nosso eu e sentir prazer em estar na nossa própria companhia. Quantas vezes você já comeu o que não gostava ou vestiu uma roupa só para agradar outra pessoa?  Tenho certeza que muitas!

Quando nos conectamos com a nossa própria essência, tudo muda! O mundo para de girar descontroladamente e começa a fazer sentido. A bagunça fica organizada e o seu corpo começa a dar sinais de que está mais em equilíbrio do que nunca. Acredite, TUDO MUDA! Desde a forma como você sorri ao jeito que você lida com as pessoas. Vale a pena colocar bons hábitos em prática.

E se você acha que não tem tempo para ter esse momento com você mesma, isso pode mudar agora mesmo. ISSO MESMO! Se você ainda não está em casa, assim que chegar, coloca  o chuveiro para esquentar. Liga o aromatizador ou acende um incenso e coloca a música que você mais gosta para tocar.

Está cansada mentalmente? Confira nossas dicas!

Mais dicas para você…

Achou que parou por aqui, claro que não!

Vamos continuar esse momento relaxante, sua própria companhia é mais do que especial. E precisa de bastante tempo para matar a saudade. Afinal, já fazia tempo que essa conexão entre você e você não acontecia não é mesmo? Por isso, aproveite ao máximo!

Depois de um banho relaxante, você pode assistir uma série que você gosta comendo a sua comida favorita. Aaaah, não podemos deixar de falar que uma roupa confortável não pode faltar. Vá no armário e escolha a peça que você mais gosta! A nossa dica é um conjunto sem bojo com aquele robe super confortável para te deixar além de confortável, ainda mais linda.

E se você não quiser ficar em casa e ir curtir outros ambientes, a tendência de lingerie a mostra é uma opção perfeita.  Já que entramos neste assunto, você já tem no seu guarda-roupa body em tule para combinar com sutiã sem bojo? Os bodys em tule vieram com tudo e com certeza vão ficar por um bom tempo. Afinal, quem resiste a composições com ele? Conta para a gente aqui nos comentários se você também é apaixonada por body em tule!

Aaah também não vai esquecer de contar como tem sido os seus momentos especiais com você mesma. Amamos ouvir suas histórias!

E se ficou alguma dúvida é só entrar em contato com a gente por um de nossos canais de comunicação:

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Definitivamente será um prazer te atender!

Chegamos ao fim!

Infelizmente já chegamos ao fim, mas não precisa ficar triste porque todo dia tem postagem nova. Sempre te mantendo atualizada sobre os assuntos que você mais gosta. Foi muito bom passar esse momento juntinho com você e te espero aqui de volta para batermos um novo papo.

Se você tem alguma sugestão de pauta, é só deixar aqui nos comentários ou mandar no e-mail [email protected] Vamos produzir em nossa próxima postagem com muito carinho para você. Afinal, você merece o melhor!

 

 

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