Como escolher o sutiã

Você já ouviu alguma mulher contando sobre a maravilhosa sensação — de satisfação e liberdade — que ela tem quando chega em casa e finalmente tira o sutiã? Pois é! Isso mostra que muitas de nós ainda podem estar errando na hora de como escolher o sutiã adequado para nosso corpo.

Especialistas estimam que aproximadamente 70% das mulheres falham na hora de escolher o sutiã ideal e, por isso, ainda travam uma batalha diária com a peça. O resultado disso é muito desconforto, dores nas costas, e de quebra, algumas marcas de lesões causadas pelo modelo ou tamanho inadequado.

Se você deseja descobrir como evitar esses erros e saber, de uma vez por todas, como escolher o sutiã ideal, continue a leitura deste post, pois contamos tudo para você!

Fique sempre atenta aos tamanhos

Procurar pelo tamanho correto de uma roupa é sempre muito importante, mas quando estamos falando de sutiã, esse fator pode ser ainda mais crucial na hora de fazer uma compra.

Tenha em mente que a peça não pode ser apertada, pois pode causar dores na coluna, ombros e ainda prejudicar a circulação do sangue na região. Entretanto, ela também não pode ser larga, pois não oferecerá a sustentação desejada.

Se você saiu à procura da peça perfeita, já deve ter percebido que pode não ser uma tarefa tão simples assim. Muitas mulheres não têm os seios compatíveis com o tamanho das costas, por esse motivo, o ideal é que você avalie seu corpo, tire suas medidas (busto e tórax) e procure por modelos que se adéquem às suas dimensões.

É importante lembrar que, além do desconforto que uma peça do tamanho incorreto proporcionará a você, o visual também será muito afetado. Um sutiã muito apertado, por exemplo, causará a sensação de seios esmagados ou achatados e pode marcar aquelas gordurinhas que possivelmente não apareceriam com a peça ideal.

Busque tecidos confortáveis

Existe uma enorme variedade de tecidos para as lingeries e, muitas vezes, diante de tanta oferta, nos sentimos tentadas a optar por aqueles que visualmente nos chamam mais atenção. No entanto, se você está em busca de conforto, o tecido mais indicado é o algodão.

O algodão, além oferecer um toque agradável, não causa irritações na pele, permite que ela respire mais facilmente e, por isso, é considerado a melhor escolha para as peças usadas no dia a dia.

Conheça a importância das alças

As alças são responsáveis por parte da sustentação dos seios. Se as alças do seu sutiã não tiverem a espessura e alinhamento adequados, possivelmente você terá dores nas costas e muito incômodo.

Para aquelas mulheres que têm seios maiores, o ideal é que optem por sutiãs com as alças mais largas, pois quanto maior a largura, maior será a sustentação. É indispensável também que elas sempre estejam corretamente ajustadas e nunca fiquem largas e soltas, ou apertadas ao ponto de deixarem marcas nos ombros.

Esteja sempre atenta ao ângulo das alças. Quando você olha para a parte das costas, o correto é que elas formem linhas paralelas, ou como as de um triângulo invertido, na qual a base está nos ombros e a ponta está próxima ao fecho.

Fique atenta à sustentação

Definitivamente o que mais desejamos quando compramos um sutiã é que ele sustente nossos seios de maneira adequada. Mas você sabe de onde vem a maior parte da sustentação?

Diferente do que muitos imaginam, a maior sustentação não vem das alças, mas da faixa que vai ao redor do tórax. Por isso, é indispensável que essa faixa esteja ajustada de maneira correta ao seu corpo. Ela deve permanecer na horizontal em toda a circunferência do tronco, e se por acaso, apresentar um deslocamento para cima, significa que provavelmente seu sutiã não está no tamanho adequado.

Outro item a ser observado quando o assunto é sustentação são os aros. Eles podem ser de metal ou materiais plásticos e são de grande ajuda no suporte dos seios, principalmente se no seu caso eles apresentarem bastante volume.

Prefira sempre aqueles com as extremidades arredondadas, pois são mais confortáveis e evitarão que você se machuque.

Preste atenção ao formato dos seios

Se você deseja saber como escolher o sutiã ideal, precisa entender que existem formatos diferentes de seios.

Os seios pequenos são aqueles que têm a sua disposição a maior variedade de modelos. Se a intenção é manter os seios do tamanho natural, você pode apostar em opções que deem sustentação, mas sem bojo.

Caso o objetivo seja aumentar o volume, existem os modelos que, além do bojo, apresentam enchimento de espuma em toda sua extensão. Para quem procura levantar os seios, há também a opção dos sutiãs com espuma somente na parte inferior da taça.

Para aquelas que têm os seios espaçados e desejam uni-los, os modelos em formato mais diagonal com espuma na parte inferior auxiliarão nessa aproximação. Sutiãs com fechamento frontal também podem ser de grande ajuda para que os seios separados fiquem mais unidos e ajustados.

Escolha as cores de sua preferência

Desde as mais neutras até as mais vibrantes, se você entrar em uma loja de lingerie, perceberá que variedade de cores é o que não falta. É muito importante, no entanto, observar quais são as cores que mais se adaptam ao seu guarda-roupa diário, para não ficar sem opções na hora de se vestir.

Preto, branco e nude são cores que você precisa ter no armário. Mesmo não sendo as cores que, por vezes, mais nos chamam a atenção, elas são curingas na montagem de looks. Lembre-se sempre de que existe um nude diferente para cada tom de pele. Quem é mais branquinha deve optar por um bege claro, enquanto as negras para um tom mais achocolatado.

Procure empresas especializadas

Pode não ser tão simples saber como escolher o sutiã ideal, mas procurar empresas especializadas em moda íntima feminina ajudará muito a obter bons resultados. As lojas especializadas, além de terem mais opções de produtos, dispõem de profissionais prontos para tirar suas dúvidas na hora da compra.

Seguindo esses passos de como escolher o sutiã, não tem mistério! Lembre-se de que o mais importante é saber o que é melhor para você. Quanto mais conhecer seu próprio corpo e souber quais são suas necessidades, mais fácil será acertar em cheio na hora da compra!

Gostou das dicas e quer ficar ainda mais inteirada sobre o assunto? Então leia o texto “Sutiã com bojo ou sem bojo” e saiba como escolher a peça perfeita!

Share This