Gestão do tempo para autônomos

Independência financeira, flexibilidade de horário e ainda mais crescimento profissional são alguns dos muitos benefícios que ter o seu próprio negócio pode trazer. Com diversas áreas de atuação, o trabalho emancipado pode proporcionar mais estabilidade. Além de ajudar a atingir benefícios pessoais e profissionais. Portanto, é imprescindível ter gestão do tempo para autônomos.

Mas administrar o tempo nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente quando o negócio depende unicamente de nossa própria capacidade de gerenciamento.

Pensando nisso, resolvemos criar esse post com 7 dicas de gestão do tempo para autônomos. Confira!

Gestão do tempo para autônomos

O trabalho autônomo vem crescendo cada vez mais. Com o número de desemprego aumentando no Brasil, as pessoas estão procurando novas maneiras de complementar a renda familiar. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2016 houve um aumento de 39% de trabalhadores autônomos, em comparação a 2012. Para se ter uma ideia, esse valor equivale a 4,244 milhões de pessoas.

E a opção de flexibilidade de horário de trabalho que o negócio autônomo proporciona é um diferencial na carreira, especialmente para quem tem outras tarefas e deveres para realizar no dia a dia. Com essa flexibilidade, o profissional tem a opção de montar um cronograma que funcione para ele e não atrapalhe sua rotina. Quer saber mais? Veja a seguir algumas dicas de gestão do tempo para autônomos:

1. Faça uma lista de tarefas

De nada adianta saber que existem várias tarefas para fazer ao longo do dia e não conseguir lembrá-las. Por isso, faça uma lista. Escreva em algum lugar que seja de fácil acesso e que ajude a agilizar o seu trabalho. Ter um planner ou um quadro em casa são ótimas ideias de locais onde você pode montar sua lista de tarefas e consultá-las sempre.

Durante o dia, risque cada tarefa que for cumprida. Assim, ao final do dia, você poderá fazer uma análise de tudo que conseguiu realizar e reorganizar o que ficou para trás.

2. Defina prioridades

Durante o dia, a semana ou o mês vão surgindo mais e mais tarefas a serem cumpridas, e então acaba surgindo a dúvida de por onde começar. Para uma boa note tudo o que precisar fazer e, a partir daí, defina suas prioridades. Faça o que for mais urgente primeiro ou o que leva mais tempo para ser feito.

Coloque as tarefas mais importantes em destaque na sua lista, escreva com uma cor diferente ou chamativa, faça desenhos na frente, sublinhe ou marque as palavras. Dessa maneira, você não corre o risco de acabar esquecendo do que precisa fazer primeiro.

3. Use a tecnologia a seu favor

Para uma boa gestão do tempo para autônomos, podemos contar com a tecnologia que veio para facilitar a nossa vida em muitos aspectos, e auxiliar na gestão de tempo é um deles. Atualmente, existem vários aplicativos que ajudam a fazer listas de tarefas em minutos, com fácil acesso para onde precisar, e com relógios/despertadores para lembrar sempre que alguma coisa precisar ser feita.

Comunicar-se com clientes ficou muito mais fácil com os aplicativos de mensagem instantânea. Além do contato em qualquer lugar, é rápido, prático e ajuda a manter uma relação mais direta com o cliente.

4. Evite procrastinar

Quando você trabalha em empregos regulares costuma ter horário de entrada e saída. Como profissional autônomo isso nem sempre acontece e, às vezes, bate aquela preguiça de fazer o que precisa ser feito. Evite procrastinar. Para isso, crie horários para você, escolha horários que funcionem melhor e monte sua tabela de tarefas em cima dele.

Respeitar seus horários e a sua saúde também ajuda muito a evitar a procrastinação. Quando se está descansado e com a saúde em dia, fica mais fácil seguir o plano e cronograma feito para aquele dia.

5. Mantenha seu foco

De nada adianta montar uma lista de afazeres ou criar horários se você não mantiver seu foco. Mantenha-se sempre firme no objetivo estabelecido: se você planejou vender um número específico de produtos em determinados dias ou por mês, se concentre nisso e faça tudo o que for necessário para bater essa meta.

Durante o tempo separado para as atividades reservadas para aquele dia, concentre-se em fazer apenas aquilo. Se você se distrai com muita facilidade, faça em um local onde possa diminuir o máximo possível essas distrações constantes.

6. Crie metas

Nada melhor do que um objetivo para nos animar e encorajar a fazer o que precisa ser feito. Por isso, crie metas, desde as mais simples até as mais elaboradas. Ter metas a cumprir auxilia a ter mais disposição e animação na hora de realizar suas tarefas. Podem ser metas diárias, semanais ou mensais, todas valem na hora de se organizar.

Uma ótima meta a ser criada é uma quantidade de produtos a serem vendidos mensalmente, e ir aumentando gradativamente. Quando você impõe para si mesmo um objetivo, acaba gerando uma vontade maior de alcançá-lo, esforçando-se mais no dia a dia. Nada melhor que a sensação gostosa que dá quando um objetivo foi atingido com sucesso.

7. Organize seu local de trabalho

Vamos admitir, fica muito mais fácil trabalhar quando você sabe onde fica tudo e tem acesso fácil ao que precisa. Por isso, organize suas coisas. Não precisa ser tudo em um local certinho, etiquetado e embalado, e sim de uma maneira que funcione para você e que facilite sua jornada de trabalho.

Mesmo as pessoas mais desorganizadas tendem a ter um método que funcione para elas, seja ter um local específico na mesa ou na sala para deixar cada coisa ou até mesmo aquele local certo onde cada objeto tem que ficar.

Fazer pausas, aprender a delegar tarefas e começar cedo são mais algumas dicas que podem te ajudar na gestão do seu tempo. Tenha noção de que nem tudo pode ser feito em um dia e, por isso, deve-se sempre dividir de acordo com a sua demanda e disponibilidade.

Manter-se sempre hidratado, ter uma boa alimentação, boas noites de sono e praticar atividades físicas são pontos essenciais para sua saúde e para manter um negócio de sucesso. Afinal, não tem como trabalhar se estiver doente.

Enfim, gostou das nossas dicas de gestão do tempo para autônomos? Pretende colocá-las em prática? Nas nossas redes sociais, como Facebook e Instagram, temos muitas outras dicas para profissionais autônomos. Aproveite e siga a gente lá!

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