Guia prático de moda fitness

Muitas pessoas já contam com a rotina de exercícios em seu dia a dia. Seja na academia, correndo ao ar livre ou com práticas aquáticas. Assim, um ponto que caminha junto a essas práticas é a escolha de roupas apropriadas para cada atividade. Afinal, academia não precisa ser sinônimo de desconforto, basta pensar no look certo para cada ambiente.

A partir dessa necessidade, a moda fitness é um assunto cada vez mais presente. Mostrando que a rotina de exercícios pode ser mais tranquila com a peça certa e mais bonita com boas combinações entre os modelitos.

Para não errar nessa escolha, separamos algumas informações sobre tipos essenciais de roupas para academia. Como escolher e formas de combinar cada peça. O que vai ajudar você a sair de casa com extrema autoconfiança para melhorar ainda mais sua saúde. Confira!

Checklist: 9 peças indispensáveis na hora de malhar

Ao combinar autoestima com bem-estar, sempre pensamos em peças mais largas ou roupas mais estilosas, certo? Porém, a moda fitness não está fora desse ideal. Podendo oferecer itens bonitos, combinações interessantes e superconforto durante as atividades.

Para começar, há itens muito cobiçados por quem quer perder alguns minutos na esteira e na bicicleta. Outros para a hora da musculação ou mesmo fitdance. Dentre estes, algumas peças não podem deixar de existir no guarda-roupas. Listamos 9 dessas opções para ajudar na busca, olha só!

1. Calça Legging

A calça legging é a queridinha dos amantes de academia, ela é flexível, resistente, prática e pode ser combinada de diversos jeitos. Porém, há alguns detalhes que podem variar, então é necessário atenção na compra.

Dentre esses detalhes, a legging caminha entre muitos tipos de tecidos, como exemplo há as calças em poliéster com um toque mais grosso e menor elasticidade, em poliamida com características mais sedosas (aquela que fica geladinho no corpo), tipo lycra com bastante elastano ou mesmo a nova suplex, com tecido mais macio (próximo do algodão), porém ainda leve e com ótimo caimento.

2. Top

Os tops são ótimos para usar no verão, ao ar livre ou quando o treino será longo. Eles, porém, possuem formatos e medidas certas para cada tipo de seio. Mulheres com o busto mais largo devem priorizar a sustentação, comprando tops que suportem alto impacto para corridas e firmeza, como os em estilo nadador. Enquanto isso, as opções para seios menores focam na estabilidade e podem ser encontradas como peças mais trabalhadas, com decotes e cortes diferentes.

O top para academia deve ser sempre adequado ao tipo de corpo não apenas por questão estética, mas para evitar problemas de coluna, dores musculares e desconforto durante o exercício. Além disso, ele pode ser usado como peça única ou combinado com regatas e camisetas, tudo depende do exercício, clima e gosto.

3. Regatas e camisetas

As regatas e camisetas são usadas diariamente, geralmente revezando ou em conjunto com os tops. Elas ajudam tanto em épocas quentes quanto no inverno e outono, tudo depende do tecido que você escolhe e o modelo em si.

As principais recomendações são as de tecidos leves, como poliamida e poliéster, que ajudam na absorção do suor sem causar incômodo e secando rapidamente, além de apresentarem opções inodoras.

Outro detalhes é que, atualmente, há camisetas e regatas que têm filtros UVB e UVA, protegendo dos raios solares durante uma caminhada ou corrida. Essas opções podem também ser encontradas em blusas com manga comprida, que, mesmo retendo mais o calor, é feita especificamente para ajudar na ventilação do corpo nos dias frios.

4. Body

O body é uma peça adequada para algumas opções de uso. Ele pode ser usado como conjunto mais formal, substituindo aquela baby look básica ou mesmo estar presente nos looks de academia, lembrando que os modelos sempre serão presos entre as pernas e devem ser cobertos por uma segunda peça.

A última opção condiz com os bodys mais justos combinados com legging, shorts-saia ou mesmo calças de tecido solto, porém, não são recomendados para todos os exercícios, a pessoa que opta pelo body deve se atentar à sua fixação e direcioná-lo para danças, corridas ou levantamentos de peso, para exercícios de intenso alongamento opte pelo top ou regatas.

5. Shorts

O shorts e bermudas são ótimos para exercícios ao ar livre. Eles substituem facilmente as calças e ajudam em exercícios que exigem maior flexibilidade, exposição e ritmo. Muitas pessoas optam pelo shorts em corridas, danças e caminhadas, por exemplo.

Um ponto de atenção é que os shorts pode ser confeccionado com tecidos soltos e leves ou com dupla camada, sendo justo por dentro e solto por fora. Essa segurança ajuda no rendimento de cada atividade e estimula o exercício.

6. Short-saia

O shorts saia é um modelo que voltou à moda e está superpresente nas academias. Ele é muito usado com tops e regatas e pode ser comprado em cores lisas, estampadas ou mesmo com cortes diferentes.

Geralmente, o shorts saia tem um tecido semelhante à legging em sua parte interna e é mais soltinho na parte externa, ajudando a movimentação.

7. Macacão

Mesmo ainda não muito comum, o macacão é lançamento na moda fitness, conquistando o armário de muitas mulheres que prezam pela elegância e praticidade. A peça única é justa e leve, feita em tecidos que absorvem rapidamente o suor e secam com facilidade.

O macacão é muito usado com tênis para exercícios no interior da academia, como musculação, corrida na esteira ou bicicleta, além disso, é presente na rotina de quem faz pilates, danças e atividades aeróbicas.

8. Tênis apropriado

Uma peça da moda fitness que não se resume a roupas é o tipo de tênis escolhido. Muitos modelos para academia tem um ótimo amortecimento e conforto interno, porém, há variações que podem ser importantes na hora de combinar o tênis com o tipo de exercício.

Para agilidade e segurança, tênis de corrida são ótimos para garantir essa estabilidade, para levantamento de peso, os modelos devem ser mais resistentes e aguentar grande impacto, a mesma coisa para aulas como fitdance ou zumba.

9. Bolsas e acessórios

Como última dica, a moda fitness não se resume apenas a roupas e calçados. Os acessórios são cada vez mais recorrentes para quem vai à academia e também devem ser foco de atenção. Confira algumas opções:

  • bolsas largas e impermeáveis:

    as bolsas para carregar toalhas, roupas, produtos de higiene e uma série de outros itens funcionais ajudam na organização, além disso, opções impermeáveis evitam prejudicar o próprio material e as roupas em seu interior;

  • bonés:

    para caminhadas e corridas, os bonés protegem da luz solar direta e ainda podem ajudar no look. Bonés coloridos, estampados e com modelos diferentes podem ser o destaque do seu modelito e, ainda, fazer a diferença na qualidade de suas caminhadas;

  • garrafas:

    fazer exercício sem uma garrafa de água é um erro drástico, assim, há muitos tipos que podem ser testados, como as garrafas que mantém a temperatura a partir de gel ou recipientes internos que podem ser congelados;

  • luvas:

    para musculação ou mesmo apoio em esteiras e bicicletas, as luvas são ótimas ao evitar machucados ou calos nos dedos, diminuindo um atrito desnecessário;

  • toalhas:

    natação, hidroginástica, vôlei aquático e outros esportes exigem uma toalha. Porém, atualmente, há modelos feitos especificamente para esses momentos, são toalhas de secagem rápida, alta absorção e compactas, ótimas para colocar na mala sem acumular peso;

  • fones:  

    os fones de ouvidos permitem que você mesma construa sua trilha sonora para o seu momento de academia. Assim, são ótimos para o treino, porém, devem ser escolhidos com sabedoria. Opte por modelos com conexão bluetooth e/ou intra auricular para evitar peso e complicações durante as atividades.

Todas essas opções de roupas para moda fitness e acessórios podem ser encontradas em lojas especializadas ou sites confiáveis. Além disso, os modelos que citamos são exemplos em uma infinidade de tipos que existem no mercado, então o recomendável é pesquisar, experimentar e entender qual peça é mais confortável e adequada para você.

Dessa forma, além de montar um guarda-roupa completo, cada combinação será mais fácil e intuitiva, sem desconsiderar o bem-estar na hora de malhar.

Como escolher boas roupas para moda fitness

Em conjunto com a diversidade de modelos, a moda fitness deve ser pensada de acordo com a rotina de exercícios, ou seja, tanto a quantidade quanto os tipos de roupas devem ser compatíveis com o dia a dia.

Essa escolha pode seguir alguns critérios mais importantes para combinar qualidade de vida com estilo e saúde, então, confira algumas dicas para entender as roupas de academia e fazer uma ótima compra. Acompanhe!

Analise o tecido

Diferentemente do que muitos pensam, as roupas fitness não são necessariamente muito leves ou compostas apenas de regatas e shorts, no inverno, por exemplo, há itens mais pesados para reter o calor, ao mesmo tempo em que opções mais frescas possam conter pequenos furos para passagem de ar.

O tecido é grande responsável quando o assunto é frescor, leggings podem ser de poliéster, algodão ou mesmo lycra, camisetas podem ter proteção UVA e UVB, além de serem maleáveis quanto fabricadas em poliamida. Essa variação de tecido pode ser o resumo de um treino adequado ou incômodo, então a primeira dica é entender o que é necessário em determinadas práticas, não se esquecendo de prestar atenção no clima e nos tecidos.

Para isso, vale a pena perguntar recomendações e diferenças para especialistas, além de fazer uma pesquisa própria e entender como as peças e tecidos podem ser combinados entre si.

Leve em conta o modelo

É sempre bom ter, pelo menos, uma peça de cada exposta neste texto em seu guarda-roupa. Para academia, como o treino exige que a mudança seja frequente, os modelos devem ser escolhidos cuidadosamente para cada atividade.

Os tops, por exemplo, variam muito de acordo com o formato do busto, ao mesmo tempo em que as calças leggings podem se adaptar de acordo com o exercício. A escolha dos modelos de cada peça é outro ponto que deve ser pesquisado e pensado com muita atenção, cada item tem uma tabela diferente de medidas e precisa ser experimentado, pelo menos, uma vez para entender o parâmetro para as compras futuras.

Além do modelo de acordo com formatos, há variações de uma mesma peça que podem ser adequadas na moda fitness, como exemplo há shorts mais largos, justos ou bermudas, camisetas com furos para passagem de ar ou mais pesadas para o frio, tênis indicados para exercícios diferentes ou mesmo acessórios que se adaptam à rotina de cada um.

Teste o tamanho adequado

Na hora de escolher boas roupas, não deixe de encontrar o tamanho ideal de cada peça. Os exercícios exigem muita mobilidade e flexibilidade, então o conjunto deve estar adequado para cada tipo de corpo.

Assim, busque sempre experimentar ou comprar a roupa com base nas medidas, além disso, vale um teste com tempo prolongado, usando peças novas em um treino comum ou mesmo mais intenso para certificar que a roupa vale o investimento.

Busque marcas reconhecidas

Mesmo que os modelitos fitness possam ser encontrados em diversos lugares, é sempre bom recorrer às lojas e marcas conhecidas por sua qualidade. Assim, além de comprar roupas duráveis, é mais provável combinar peças benéficas para o dia a dia de exercícios.

Além disso, muitas marcas, quando boas, têm garantias, recomendações e especialistas que podem ajudar, sanando dúvidas e recomendando as melhores práticas de uso.

A grande dica é continue pesquisando, testando e comparando marcas, tipos de roupas e conjuntos, tornando-se expert na moda fitness e deixando o momento de ir para a academia ainda mais animador.

Aprenda a montar looks de arrasar

A autoestima feminina não é apenas desenvolvida com o conforto de cada peça, transformar aquele item no look que mais combina com você é uma ótima opção para sair de casa bonita e confiante.

Além da escolha individual por cada tipo de peça, a moda fitness permite que você combine estampas, cores, modelos e uma série de opções para valorizar o corpo e a personalidade. Veja algumas opções para montar um look arrasador e invista no seu gosto pessoal.

Mescle peças estampadas e lisas

Com a imensa quantidade de roupas para academia, muitos modelos são produzidos em cores, estampas, cortes e combinações diferentes. Dentre eles, é muito comum encontrar leggings superestampadas, com desenhos, listras, bolinhas ou mesmo com 2 cores diferentes. Outra opção é a variedade de camisetas com escritos, lisas, referências ou estampadas, dando uma maior personalidade para seu look.

A verdade é que tanto esses itens básicos quanto acessórios, tênis e detalhes fazem a diferença na hora de combinar, assim, uma dica é mesclar as opções e não exagerar. É possível, por exemplo, usar uma legging estampada com uma regata lisa e mais longa, ou optar por shorts listrado em tons neutros e um top colorido, o importante é escolher uma peça de roupa para maior destaque e outra para equilibrar.

Além disso, o tênis e acessórios também podem combinar tanto com a peça em destaque quanto com os itens básicos, ajudando na composição. Outra opção é usar o próprio tênis e bolsa para balancear o look, comprando modelos coloridos, estampados ou neutros.

Crie cartela de cores

A cartela de cores ajuda a combinar tons e pigmentos de acordo com o gosto, tom da pele, do cabelo e uma série de outros detalhes. Criar uma cartela de cores ajuda na hora de comprar e testar as roupas. Formalizando uma prévia antes de finalizar as escolhas.

Mesmo na moda fitness, essa cartela deve ser pensada, uma ótima base para apostar nas roupas coloridas. Com estampa, mais básicas ou mesmo em conjuntinhos. Para isso, busque inspirações na internet, mas não esqueça que o gosto pessoal também deve ser considerado e as alternativas equilibradas.

Invista em modelos que valorizem a silhueta

Cada tipo de corpo pode ser altamente valorizado de acordo com o corte e modelo de peça. Para pessoas mais baixas, por exemplo, leggings de cintura alta são ótimas opções. Enquanto para pessoas mais altas as regatas mais longas são ótimas!

Nessa hora, não se deve pensar em peças que devam ser vetadas por conta do peso ou da altura. Mas em como adaptá-las para esse uso. Quais cortes escolher e como combinar. Usando o espelho como assistente e pesquisando.

Dessa forma, além de valorizar o corpo, o treino será mais aconchegante e tranquilo. Sem dores localizadas, incômodos ou problemas mais sérios.

Pense em acessórios para compor o look

Pensar em acessório é, automaticamente, pensar em brincos, colares e pulseiras. Na moda fitness, porém, esses itens devem ser excluídos da sua composição. Evitando que enrosquem, machuquem ou causem acidentes.

Por acessórios, podemos considerar opções como bonés. Ou suportes para celular, pochetes, relógios e itens semelhantes. Essas peças podem combinar com as cores em destaque no look. Assim como apresentar estampas que ornam com as roupas. Ou mesmo serem itens mais básicos que combinam com tudo.

Vale a pena pensar em quais serão os itens de uso rotineiro e como combiná-los com tudo. Além das opções pontuais para ornar com o modelito escolhido. Dessa forma, comece separando as peças principais. E pensando na composição como um todo. Testando os melhores acessórios para a atividade do dia.

Além desses testes, é sempre possível adquirir novos acessórios e ousar nas combinações. Dando ainda mais de personalidade para a vestimenta.

Tenha conjuntos para cada estação

Muitas pessoas tendem a treinar mais nas épocas quentes ou frescas, como primavera e verão. Chegando o inverno, esse ânimo diminui ou algumas desculpas começam a surgir.

Para evitar frases como “não treinei hoje porque não tinha roupa de frio”. Sempre tenha combinações para o inverno e outono, apostando em: leggings compridas. Assim como em blusas de manga comprida específicas para o treino. Assim como em meias mais grossas, agasalhos leves, toucas e moletons.

Essas roupas ajudam a manter a temperatura. E, ao mesmo tempo, evitar suor em excesso ou exposição à baixas temperaturas. Além disso, também são comercializadas com estampas, cores, tonalidades neutra. Ou mesmo conjuntos previamente montados, ótimos para uma troca de roupas rápida e adequada ao clima.

Mescle estilo com tecnologia

Muitas roupas direcionadas para a moda fitness combinam variedade de estilo com tecnologia. A legging suplex, por exemplo, foca na leveza da calça e na possibilidade de secar rapidamente. Evitando esquentar. Outro exemplo que podemos citar são os relógios “smart”. Que permitem atender ligação a partir do acessório. E, ainda, podem ser ótimos contadores de passo. Assim como aplicativos que acompanham dieta. Calorias, atividades físicas etc. Por fim, há as blusas com proteção solar, muito boas para exercícios ao ar livre.

Esses são apenas alguns exemplos em que a tecnologia aprimorou a moda fitness, porém, vale se atualizar e encontrar as melhores oportunidades de uso.

Esqueça o modelo ideal e ouse!

Muitas pessoas focam na busca do modelo ideal, tentando encontrar a combinação de cores perfeita. E o tipo de roupa mais interessante. Essa busca deve ser feita sim, principalmente considerando gosto e estilo pessoal. Porém, a moda fitness está sempre mudando. Apresentando peças novas, estampas diferentes e combinações inusitadas, então não se prenda!

Para um treino de qualidade e total autoestima no entanto uma última dica é tentar modelitos variados. E que, ainda, permaneçam dentro do gosto pessoal. Trazendo muitas personalidades para as roupas. Combinações diferentes podem e devem ser bonitas e divertidas. Mais um ponto de incentivo durante as atividades.

E não se esqueça…

Porém, cuidado! Lembre-se que cada atividade física exige um tipo de roupa. Então não escolha apenas pela afinidade com o corte ou tom. lembre-se de comprar modelos variados de acordo com a frequência dos exercícios.

Todas essas dicas focam na tentativa de combinar as opções do mercado fitness com possíveis escolhas pessoais. Porém, vale reforçar que a compra em si deve ser feita com cuidado, pesquisa e testes, evitando comprometer o bem-estar. Além disso, algumas marcas já podem apresentar sugestões comprovadas e as possíveis combinações, basta falar com os responsáveis e pedir ajuda para o assunto.

O que achou sobre o artigo? Ajudou a entender mais como escolher roupas a partir da moda fitness? Então, aproveite para conhecer nosso site e ver mais opções para você. Enfim, somente aqui na Click Sophia você encontra o melhor da moda íntima por um preço definitivamente imperdível!

 

 

Escreva um comentário

Share This